Rede wireless

Páginas (49): 1 2 3 4 5 6 ... 49
485 respostas neste tópico
 #31
Se os roteadores forem mesmo banda dupla, você pode usá-los como repetidor sem fio sem problemas. Eles devem permitir que a comunicação entre os roteadores seja em 5 GHz de maior BW, e que a comunicação dos dispositivos finais com os roteadores seja em 2.4 Ghz com maior alcance.
Responder
 #32
(06/09/2015, 11:21)jihox Escreveu: Deixa eu entender melhor.

Você vai comprar os 3 roteadores e cada um deles vai ter o próprio SSID de rede ou um deles vai concentrar os usuários e os outros 2 vão repetir o sinal?

Se cada um tiver o próprio SSID, realmente é necessário que isso aconteça? Tipo uma rede aberta pra todo mundo, outra fechada pra funcionários, etc, ou uma rede só pra todo mundo já atende?

Tem uma estimativa de quantas pessoas vão se conectar à rede?

São muitas variáveis a considerar antes mesmo de dizer se a sua ideia é boa ou não. A princípio ela me parece funcionar, mas sem saber nada do ambiente onde a solução vai ser implantada, fica difícil ter certeza.

No formato que sugeri, cada router teria seu próprio ssid. 
Por exemplo:
"wifi salão principal"
"wifi salão social"
"wifi prédio 1"

Eu já vi o pico de acesso e acho que foram uns 200 dispositivos. O router atual, um wdr4300, aguentou tranquilamente. Mas por ser um v1, fica a incógnita se qualquer um deste modelo aguentaria. 

Cobertura em corredores e etc é dispensável. 
O foco é cobertura em salas e salões, pensei em colocar um router em casa salão e os repetidores para as salas onde não houver sinal.
Responder
 #33
(06/09/2015, 11:51)TimeBandit Escreveu: No formato que sugeri, cada router teria seu próprio ssid. 
Por exemplo:
"wifi salão principal"
"wifi salão social"
"wifi prédio 1"

Então vou assumir que, pro seu caso, não faz diferença as pessoas estarem em redes isoladas. Isso facilita a estrutura da rede que você quer montar.

(06/09/2015, 11:51)TimeBandit Escreveu: Eu já vi o pico de acesso e acho que foram uns 200 dispositivos. O router atual, um wdr4300, aguentou tranquilamente. Mas por ser um v1, fica a incógnita se qualquer um deste modelo aguentaria.

E o pessoal não sentia lentidão? 200 dispositivos no pico é uma quantidade de usuários considerável pra se colocar em um só AP. Aliás, é mais usuário do que muito AP profissional se atreve a dizer que suporta.

Considerando esse valor de 200, a sua ideia de ter 3 roteadores vai te ajudar muito a mitigar o problema de muitos usuários por AP. ~70 usuários por AP, considerando que a maioria fica idle em boa parte do tempo e que não mais do que uns 20 vão tentar acessar simultaneamente... provavelmente vai funcionar sim, e aí depende de saber se esse Archer AC1900 vai aguentar a pressão.

(06/09/2015, 11:51)TimeBandit Escreveu: O foco é cobertura em salas e salões, pensei em colocar um router em casa salão e os repetidores para as salas onde não houver sinal.

A arrumação dos roteadores fica por conta do que você achar melhor considerando a estrutura física da empresa. Concordo com você em colocar os roteadores nos salões e os repetidores em salas mais isoladas.
Responder
 #34
(06/09/2015, 12:34)jihox Escreveu: Então vou assumir que, pro seu caso, não faz diferença as pessoas estarem em redes isoladas. Isso facilita a estrutura da rede que você quer montar.
 
Faz sim, mas é algo simples de se fazer.  rede guest com limite de banda para visitantes e rede normal para staff. 


(06/09/2015, 12:34)jihox Escreveu: E o pessoal não sentia lentidão? 200 dispositivos no pico é uma quantidade de usuários considerável pra se colocar em um só AP. Aliás, é mais usuário do que muito AP profissional se atreve a dizer que suporta.

Considerando esse valor de 200, a sua ideia de ter 3 roteadores vai te ajudar muito a mitigar o problema de muitos usuários por AP. ~70 usuários por AP, considerando que a maioria fica idle em boa parte do tempo e que não mais do que uns 20 vão tentar acessar simultaneamente... provavelmente vai funcionar sim, e aí depende de saber se esse Archer AC1900 vai aguentar a pressão.
 

A maioria fica em idle, os usuário ativos não devem passar de 30. Lentidão mesmo só se for da banda. 
Como o povo vai para ver palestras, são poucos os que ficam no celular / tablet. 


(06/09/2015, 12:34)jihox Escreveu: A arrumação dos roteadores fica por conta do que você achar melhor considerando a estrutura física da empresa. Concordo com você em colocar os roteadores nos salões e os repetidores em salas mais isoladas.

Será um router por salão, mas dará conta. 
O wdr4300 só vi se embaralhar uma vez. Em outros salões, há roteadores simples que funcionam só quando querem hahahah, por isso viram a necessidade de trocá-los. 
Vou aproveitar o wdr4300 e colocá-lo no salão menor.
Responder
 #35
(06/09/2015, 12:48)TimeBandit Escreveu:  
Faz sim, mas é algo simples de se fazer.  rede guest com limite de banda para visitantes e rede normal para staff. 

Falei mais no sentido de staff em salões diferentes estarem em redes diferentes. Isso começa a ser problema se você precisa que todo mundo se enxergue na rede.

 
(06/09/2015, 12:48)TimeBandit Escreveu: A maioria fica em idle, os usuário ativos não devem passar de 30. Lentidão mesmo só se for da banda. 
Como o povo vai para ver palestras, são poucos os que ficam no celular / tablet. 

Nesse cenário de uso, a sua ideia vai mais do que atender a demanda.
1 usuário curtiu este post: TimeBandit
Responder
 #36
(06/09/2015, 12:57)jihox Escreveu: Falei mais no sentido de staff em salões diferentes estarem em redes diferentes. Isso começa a ser problema se você precisa que todo mundo se enxergue na rede.
 
 

Pode ser um problema, mas não quiseram investir em um gateway decente e APs hahaha

(06/09/2015, 12:57)jihox Escreveu: Nesse cenário de uso, a sua ideia vai mais do que atender a demanda.

Obrigado pela sua opinião.
Responder
 #37
Pergunta aos manjadores, alguém sabe se o Dlink DIR 610/610Z presta?
Responder
 #38
(22/03/2016, 09:44)BinSlashBash Escreveu: Pergunta aos manjadores, alguém sabe se o Dlink DIR 610/610Z presta?

No meu tempo era normal odiar Dlink.
Pode ter melhorado, porém não recomendaria.
Responder
 #39
(22/03/2016, 09:44)BinSlashBash Escreveu: Pergunta aos manjadores, alguém sabe se o Dlink DIR 610/610Z presta?

Não sei se Dlink melhorou, mas antigamente era sinal de coisa ruim, de roteador tão ruim que nem DD-WRT salvava. Eu tenho um Dir-600 aqui guardado que não teve jeito que desse jeito.
Responder
 #40
Eu desisti, acabei comprando o lixo da TPLink TL-WR740N mesmo.
Responder
Páginas (49): 1 2 3 4 5 6 ... 49

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes