A mulher na cultura nerd

Tópico em 'Vale tudo' criado por Israfil em 08/07/2015, 21:16.
Páginas (4): 1 2 3 4
 
39 respostas neste tópico
 #31
Discriminação sempre haverá, infelizmente... Seja sobre o que for, nunca teremos uma aceitação 100% de todos, mas com relação ao tema proposto no vídeo acredito que hoje em dia não está mais assim...
 #32
Aqui está falando que o vídeo é privado.

Como não vi o vídeo vou falar só do que já vi por aí: mulheres em jogos tem um tratamento "diferenciado" quase sempre. Ou tem um cara atrás dela querendo algo (pedindo cam ou pagando pau), e aí sempre vem o machão protetor que xinga o cara, "defende" a mina e depois tá querendo adcionar ela e chamar no skype, tem os "volta pra cozinha" e já vi até mulher xingando outra num jogo (por querer ser a "única").
Acontece é que isso não é exclusivo do mundo "nerd", toda área dominada por homens tem dessas, por exemplo no futebol. Eu espero que isso diminua e que cada vez mais mulheres venham pra essa comunidade, afinal, quanto mais gente vier, melhor.
 #33
O vídeo foi colocado privado praticamente um dia depois de ser postado justamente por sofrerem ameaças. Colocaram um post num blog chamado Geração Gamer dizendo isso, caso queira procurar sobre.
A quantidade de comentários a respeito da aparência das donas do vídeo, ou gente dizendo que elas estavam exagerando, é sinceramente bem decepcionante. Bem, o modo como grande parte do fórum se refere a personagens femininos em geral já é um sinal, ingenuidade minha não esperar que parte disso transborde pra vida real. Afinal:

Achei importante divulgar o vídeo do primeiro post mas o que cada um deve tirar dele para si não cabe a mim definir. Deixo apenas a opinião de que a linguagem que prevalece provavelmente não incentivaria muitas garotas a entrar no fórum, e me questiono se as que participam o fazem por achar o comportamento "prescritivo" ou simplesmente apesar de ser parte do status quo.
 #34
(12/07/2015, 23:14)Israfil Escreveu: Deixo apenas a opinião de que a linguagem que prevalece provavelmente não incentivaria muitas garotas a entrar no fórum, e me questiono se as que participam o fazem por achar o comportamento "prescritivo" ou simplesmente apesar de ser parte do status quo.

Ah, a tua mensagem era essa... Já desconfiava.

Primeiramente, o objetivo do fórum não é agradar todo mundo. Logo, se pessoas quaisquer não se sentem incentivadas a participar do fórum não é problema meu. Sei que o jeito como postamos aqui espanta certas pessoas, mas não poderia me importar menos. O objetivo do fórum é agradar alguns, apenas isso.
 #35
(12/07/2015, 23:24)rapier Escreveu: Primeiramente, o objetivo do fórum não é agradar todo mundo. Logo, se pessoas quaisquer não se sentem incentivadas a participar do fórum não é problema meu. Sei que o jeito como postamos aqui espanta certas pessoas, mas não poderia me importar menos. O objetivo do fórum é agradar alguns, apenas isso.

Sei bem disso, tanto é que não fico azucrinando ninguém por aí sobre o assunto toda vez que alguém faz um comentário sem um pingo de tato social. Fiz o tópico e propositalmente limitei minha opinião a ele. Como disse:
(12/07/2015, 23:14)Israfil Escreveu: Achei importante divulgar o vídeo do primeiro post mas o que cada um deve tirar dele para si não cabe a mim definir.
Só quem quer muda. Peace.
 #36
Como moça que vive na internet desde que existe internet para uso público:
A "diferenciação" tem decaído, e a tendencia é continuar decaindo imagino.

Beeem no comecinho da internet (94~97), não sei dizer se existia muito, tudo era tão... ingenuo. Ou só eu que era criança mesmo. Mas enfim.

Final dos 90s e começo dos 2000s era o cumulo de quase todo mundo acreditar fortemente que "todo mundo na Internet é homem", especialmente quanto a comunidades de jogos e afins.
Na época isso me incomodava um pouco e eu me preocupava em "provar" que era mulher. Aí eu passava a ser então a attention whore que tava se mostrando mulher pra ganhar atenção, lol. Exemplo bem batido mas era exatamente o que acontecia.

Eu acho que a coisa começou a melhorar nesse sentido com a febre de MMORPGs. Aqui no Brasil o exemplo mais fácil é Ragnarok Online - o público feminino era grande, e o jogo era bastante social, então as pessoas se conheciam pra valer e tal. Inclusive os únicos "amiguinhos virtuais" que conheci irl foram os de lá.
Claro que ainda existia sempre alguma dúvida sobre alguém ser mulher ou não (até porque tinha mesmo muito homem se passando por mulher ou simplesmente jogando com char female - e também tinha o oposto, amiguinha minha se fingia de homem exatamente porque ela não aguentava o próximo ponto que comentarei); e ainda tinha bastante "tratamento diferenciado", muito marmanjo babando ou dando em cima o tempo todo.

Hoje em dia acho que, em geral, é até que tudo bem de boa. No sentido de que é basicamente a mesma coisa do que fora da internet, que também não é perfeito.
 #37
Ah, talvez seja os jogos que eu jogo, ou o meio que frequento...
Mas desde o início da minha vida de jogos online (Diablo, CS, Wacraft, Dota), eu joguei com 2 mulheres, 1 delas depois descobri que era homem mesmo, kkkk...

Tenho uma prima que curti anime também, e SÓ!

Resumindo, na minha vida até hoje eu:
conheço 1 menina que curti anime (prima).
joguei com 1 menina em todos os jogos que joguei online.
 #38
Chegando atrasado.

(08/07/2015, 22:11)Metroid Escreveu: Comédia é o macharal achar que só dona boa pode ser nerd/geek/otaku.

Em meados de algumas semanas atrás a minha namorada fez um cosplay e tinha uns cara que ficava tentando dar xaveco nela.

Mais engraçado de tudo isso é a pura verdade que ela me disse, tem uma macharada que acha que eu vou dormir arrumada e no mínimo pensa que vai acordar com a Hatsune Miku do lado.

Juro que eu ri com esse comentário. HAHA!

(08/07/2015, 22:46)inuivan Escreveu: Dinheiro não compra mulheres, mas sim interesseiras Pacman

Digo que depende!.

Eu já passei por uma péssima fase de vida, onde eu não tinha grana literalmente nem pra cair morto, o meu relacionamento passado, praticamente se acabou por falta de grana e ti digo que a garota não era interesseira.

Como eu estava tendo muito problema de grana e toda vez que eu ia ver ela eu gastava algo, chegou uma hora que a fonte secou e fiquei sem o que fazer, então tecnicamente, dinheiro é a base de tudo bro!.

(02/09/2015, 22:55)gusyavoo Escreveu: Mas desde o início da minha vida de jogos online (Diablo, CS, Wacraft, Dota), eu joguei com 2 mulheres, 1 delas depois descobri que era homem mesmo, kkkk...

Nossa cara!, isso é sério?

Deve ter sido o terror de sua vida né? isso se não for ainda!

(02/09/2015, 21:43)Morgiana Escreveu: Aqui no Brasil o exemplo mais fácil é Ragnarok Online - o público feminino era grande

Atualmente o Perfect World vem tendo muita garota de todas as idades por sinal, desde as chaves de cadeia até as coroas!

Atualmente eu jogo TERA Online, quer dizer até semana passada eu jogava pois atualmente não vem me agradando muito, lá a maior parte da galera só confia se é mulher se a pessoa fala no TS ou algo do tipo.

É que lá é um pouco complicado, maior parte dos homens joga com personagem feminino, pois os chares masculinos não são tãooo legais, o que acaba se tornando o grande problema.

Porém ainda acho cômico o fato de ter um bando de homem ou moleque (defina aqui o que preferir), que simplesmente por apenas uma garota jogar ou ler mangás, até mesmo ver alguns animes o macharal pira!
 #39
As mulheres que tive contato em jogos podem ser contadas com 1 mão, mas foram todas ótimas pessoas no meu caso, mas por falar na cultura nerd, e não se limitar em jogos, meu contato maior seria em fóruns como este, e na maioria das vez tinha sim um tratamento diferenciado, mas era geralmente quando era 'coisa nova' depois de um tempo frequentando geralmente todo mundo se tratava igual.
 #40
Acho válido:

AntiCast 198 – O Machismo (e outras coisas) no mundo Nerd

Realmente, de uns tempos pra cá não tenho conseguido ouvir os podcasts mais famosos, tipo nerdcast, MRG e rapaduracast (citados nesse episódio do Anticast) justamente por não achar mais graça em piadinhas de cunho racista/machista/homofóbico. Hoje elas me incomodam de um jeito...
Páginas (4): 1 2 3 4
 

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes