Respostas: 15
Tópicos: 0
Data de registro: 16/08/2015
Curtir:
0
(16/08/2015, 23:25)
Rauen
16/08/2015, 23:25
(Resposta editada pela última vez 16/08/2015, 23:41 por Rauen.)
|
(16/08/2015, 23:21)rapier Escreveu: Pra mim é simplesmente problema do roteiro.
Foi o que eu disse: se fosse a KyoAni isso não teria acontecido!
Mais um exemplo, também de Clannad:
Esse tipo de coisa a gente não vê em Charlotte. Timing, cortes de cena.. a elaboração do storyboard é outro mundo, o corte pra hora que ela toca o violino de novo... A cena flui facilmente e te pega de surpresa umas 3 vezes, pelo bem da comédia, e foi algo relativamente simples.
Respostas: 2.558
Tópicos: 10
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
273
(17/08/2015, 00:23)
jihox
(16/08/2015, 22:06)Opeth Escreveu: Provavelmente tem sim. Mas não se trata de "ver graça", embora meu desprezo pelo P.A., a obra é original, o estúdio certamente discute os episódios junto com o autor. O problema desse anime não foi nem o roteiro ainda, até porque a morte da Ayumi provavelmente deve ser o gancho pro suposto loop e pro resto da trama, logo seria necessária. O problema foi a execução. A morte dela foi "do nada", mais ainda, porque não mostraram o corpo nem o que aconteceu. Quando a dona morreu, só mostraram ela caindo no além. Eu não acho que o Jun escreveu "o chão se abre e a Ayumi cai no além", mas não dá pra saber. O que dá pra saber, é que o mood foi mal construído, e não pareceu que ela tinha morrido mesmo.
"(...) mas não dá pra saber". É justamente esse o problema. Tu desce o pau na P.A. sem saber se a culpa é realmente dela. Eu não sou entendido nas questões de como funciona a produção do anime num nível tão "baixo", tão próximo de "sujar as mãos" e fazer a coisa acontecer, mas como nós só temos acesso ao resultado final e não ao processo, fica difícil opinar. Eu prefiro não tentar adivinhar.
Pra mim a morte da Ayumi foi abrupta, mas não foi tão "do nada". Teve uma justificativa péssima (garotinha psicopata com estilete na mão e com dor de cotovelo), mas de resto, não vi tanto problema. Ela morreu porque... o chão embaixo dela se partiu, cacete! Precisa ver o corpo da loli todo estropiado pra ter certeza de que ela morreu? Ela não caiu "no além", ela caiu no andar de baixo. Não vi problema nenhum na cena da morte dela em si, só na justificativa de como tudo chegou àquele ponto (a garotinha etc).
A deixa do final do ep6 pra mim foi... no mínimo equivocada. Eles quiseram deixar no ar se a Ayumi tinha morrido ou não. Pra mim, o erro maior não foi deixar a morte dela no ar (e a possível morte do Yuu tentando salvá-la), mas sim quebrar toda a cena em dois episódios diferentes. Sete dias é muito tempo e dá uma quebrada de ritmo muito forte. Pra mim teria sido + impactante ter deixado claro que ela morreu no ep6 e ter finalizado com algo + forte.
(16/08/2015, 22:06)Opeth Escreveu: As cenas de drama do anime também dão vontade de rir, não vi problema de roteiro nelas, como eu disse, há cenas mais toscas em outras obras do Jun, tipo a da Makoto, pra quem se lembra, mas que ficaram direito com estúdio competente. Isso é um problema de direção, não da história. Nem o infame J.C Staff errou o mood em Little Busters. Outra coisa engraçada do P.A., é que embora ele consiga manter uma qualidade de animação consistente, ele foge como o diabo da cruz de coisas mais complicadas de animar, e geralmente resolve na edição ou usam expressões faciais populares pro povo sacar o clima (nesse anime tão brincando de imitar as caras do lelouch, por exemplo), esse foi um dos problemas pra construir o ritmo nos eps 5 e 6 (mais "movimentados"), com a edição (cortes) as cenas perdem a sensação de realismo e ficam mais velozes, não dá tempo de sacar o que os personagens estão sentindo (falta silêncio, é quase igual música, a boa animação precisa respirar) e não tô falando de cenas paradas, falo de construir o tempo na narrativa, um soco do okazaki na parede em clannad tem mais carga dramática que charlotte inteiro só por causa desse tempo que a narrativa se dá, acho que isso separa o bom diretor de um imitador, isso e o dinheiro (ahhaha):
Que tá faltando impacto em Charlotte isso é fato. O ep7 só conseguiu me fazer sentir alguma coisa lá pro finalzinho, mas não foi nada d+. De resto?
Até acho que a P.A. tenha sim culpa em não conseguir causar mais impacto nessas cenas. Mas ela não é a única culpada nessa história... porque o anime já tá falhando há muito mais tempo e não é só no aspecto de "falta de impacto" nas cenas que deviam ser impactantes. Pra mim, esse monte de filler e comédia sem sentido já vêm estragando a obra desde o ep1, e isso não pode ser culpa só da P.A., porque não é ela quem escreve a história.
Agora a P.A. foge de cenas e animações difíceis? Cara, vou ter que discordar. Já falei e repito: a P.A. tá fazendo animações de trejeitos e movimentos que nenhum outro estúdio faz porque é muito esforço pra pouco retorno. Você é que não tá querendo ver isso, e consigo fácil listar contraexemplos só em Charlotte. E qual é o problema de usar expressões faciais conhecidas? Elas transmitem uma mensagem óbvia, uma mensagem clara. Por que não usá-las? Reinventar a roda é foda, ainda mais quando não existe alternativa melhor a ela... o Quico tem uma bola quadrada, mas não é lá muito útil.
[quote='Opeth' pid='84161' dateline='1439773607']
Aliás, revendo a cena, há trocentas coisas que provam o quanto a Kyoani é competente em animar e é engraçado como os imitadores dela não percebem ou negligenciam essa técnica. A composição das cenas é genial, e até acham tempo pra encaixar simbolismo com a cigarra lá. Os caras tem tanto domínio sobre a técnica, que eles direcionam seu olhar o tempo todo, sabem exatamente pra onde você está olhando e o que você verá primeiro pois isso não é decidido de forma arbitrária só pra fazer o anime parecer "bonito", que é o que leigo vê, eles usam isso no drama. Exercício simples, tente não olhar primeiro pra mão do tomoya em cada quadro que ela aparece, difícil?
Vocês já devem conhecer a regra dos terços da fotografia:
A imagem é dividida conforme a composição áurea, e os pontos principais da composição são colocados nos lugares onde as linhas se cruzam. Isso faz com que a composição seja mais interessante e equilibrada, e nosso olhar quer ir primeiro pra esses pontos de tensão. Nessa cena, se aproveitam disso pra contruir o drama e o foco da ação, que é mostrar a raiva que o personagem estava sentindo, o golpe parece muito mais forte e realista justamente porque em todos os momentos da edição (todos os cortes) eles sempre arrumam um jeito de colocar a mão do cara nos cantos da tela onde as linhas de tensão se cruzam. Há também outras coisas, como uso dos pontos de vista do enquadramento pra criar contiguidade com o olhar dos personagens e o foco de ação, domínio do que está fora e dentro do frame como na parte da sequência onde as donas entram do canto direito, contrastando e atenuando a situação dos personagens. Enfim, há coisas d+.
Se os caras da Kyoani têm ou não boa técnica, não vou saber discutir. Provavelmente têm. Agora, cara... a mão do sujeito ocupa uns 50% dos frames em que ela aparece, então não tem como "errar" considerando toda a explicação de técnica que você deu aí e tendo o mínimo de bom senso.
Você tá caçando umas desculpas muito mirabolantes pra cravar a culpa na P.A. Ela tem sim culpa no cartório, mas não é isso tudo aí não. Você pode odiar a P.A. o quanto quiser, mas acho que até você, lá no fundo, sabe de quem realmente é a culpa.
Eu continuo achando injusto culpar o estúdio pela incompetência da história. Eles não são obrigados a consertar a cagada de ninguém. Se a Kyoani faz isso, legal, meus parabéns, o estúdio tem mesmo é que fazer de tudo pra enaltecer a história que tá adaptando. Mas não dá pra ficar fazendo milagre, e eu tenho a leve impressão de que a P.A. não sabe e não gosta de bancar o Jesus Cristo pra salvar uma história que até agora só fez ser ruim.
1 usuário curtiu este post: Taneda
Respostas: 1.454
Tópicos: 19
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
264
(17/08/2015, 00:57)
Opeth
17/08/2015, 00:57
(Resposta editada pela última vez 17/08/2015, 01:04 por Opeth.)
|
(17/08/2015, 00:23)jihox Escreveu: Você tá caçando umas desculpas muito mirabolantes pra cravar a culpa na P.A. Ela tem sim culpa no cartório, mas não é isso tudo aí não. Você pode odiar a P.A. o quanto quiser, mas acho que até você, lá no fundo, sabe de quem realmente é a culpa.
Eu continuo achando injusto culpar o estúdio pela incompetência da história. Eles não são obrigados a consertar a cagada de ninguém. Se a Kyoani faz isso, legal, meus parabéns, o estúdio tem mesmo é que fazer de tudo pra enaltecer a história que tá adaptando. Mas não dá pra ficar fazendo milagre, e eu tenho a leve impressão de que a P.A. não sabe e não gosta de bancar o Jesus Cristo pra salvar uma história que até agora só fez ser ruim.
Como você mesmo comentou comigo (embora fora daqui), a gente basicamente tá empurrando culpa + pra um ou pra outro, embora obviamente os 2 tem culpa (estúdio e roteirista). Eu continuo vendo mais como falha de direção e dei motivos e exemplos pra sustentar isso, mas claro que com um roteiro melhor é mais difícil errar, logo a culpa é do roteiro também, e é sensato tu pensar assim, só que animação opera mais por storyboard do que por roteiro, e o Jun não é desenhista, montar as cenas e adequar o cenário (falo de cenário de história não o local) ao storyboard, definindo o tempo e ritmo da narrativa, é trabalho do estúdio. É uma peculiaridade da animação em vários estúdios, como o P.A., que se afasta de um roteiro de cinema.
Sobre o troço da mão no AS, eu citei outras coisas além da composição, se tu acha que é questão do tamanho (o que geraria problemas de proporção), ok, mas não escrevo achando que o pessoal vai acatar tudo que eu disse, só expliquei a técnica que tá sendo usada e que qualquer animador poderia te confirmar. Técnica por técnica não vale nada (técnica de edição o p.a. tem e bem), a questão é a técnica ser usada na narrativa, pra reforçar a mensagem, mas sacar isso é prática e interesse e não pode ser o motivo de alguém achar um anime bom, pois anime não pode ser feito pra animador e sim pro público. Em suma, no geral o pessoal vai "sentir" a cena mais do que dissecar ela, eu raramente consigo dissecar cenas assistindo ao anime, só depois é que paro pra ver o motivo de ter gostado ou não. Seria chato assistir as coisas só olhando técnica.
Enfim, se a culpa é do P.A. ou do Jun não vai melhorar charlotte, eu acho que os problemas que estão surgindo podem ser resolvidos no resto da história, mas agora é aguardar. O que sei é que quem fica mal na fita é o P.A., pois prum roteirista e compositor (as músicas de todos os animes e a op que tu gostou são dele) com tanto título bem sucedido como o Jun, é só questão de fazer o jogo direito depois, assim como foi em Angel Beats.
Respostas: 673
Tópicos: 4
Data de registro: 23/07/2015
Curtir:
8
(17/08/2015, 03:04)
Yasanagi
17/08/2015, 03:04
(Resposta editada pela última vez 17/08/2015, 03:05 por Yasanagi.)
|
Eu ia começar o Durarara hoje, porém! mudei de ideia.
Acabei optando para acompanhar o Charlotte confesso que fiquei um tanto surpreso com o rumo em que as coisas viraram.
Não tenho conhecimento sobre o manga, se é que tem manga, porém até o momento me agradou.
Adoro quando isso acontece, que preferem matar a Loli
E meu voto vai para a Tomori.
Respostas: 15
Tópicos: 0
Data de registro: 16/08/2015
Curtir:
0
(17/08/2015, 03:57)
Rauen
17/08/2015, 03:57
(Resposta editada pela última vez 17/08/2015, 04:03 por Rauen.)
|
E se a Ayumi não morreu? E se depois do colapso, os cientistas capturaram ela dos escombros, no resgate e tal? Eles teriam meios de forjar a morte dela. Aquela cena do encharcado olhando uma poça de sangue não foi colocada ali a toa.
PA ou KyoAni, não importa, a gente tá esquecendo que Charlotte é do Jun, e ele curte ferrar com os telespectadores. Não tem chance alguma disso ser tão simples.
(mas se for....)
Se vocês forem ver, não tem espaço pra entrar outro arco, não tem como entrar ouro personagem (a intro ja diz tudo), isso sem contar que seria burrice fazer um anime de 12 episodios sobre um conselho estudantil que impede pessoas com poderes. Com todo o aparato apresentado sobre a música da Tomori e a história do seu irmão, os cientistas, e que a Yusarin já está lá, a única saída agora seria um meio de resgatar a Ayumi dos cientistas. Tá, daria até pra dar mais um episodio tratando do pós Heroic-BSOD do Yuu e a sua volta ao mundo real, um início do desenvolvimento da relação entre ele e a Tomori (tem uma frase que ela diz, brincando porém aliviada, algo como 'ah ele topou e me escolheu') e boa.
E indo mais além, ainda tem que explicar o nome da série: Por que Charlotte? Assim, vamos dizer, Air eu não assisti, mas Kanon tinha seu motivo e foi explicado no anime, Clannad, que significa família (na Irlanda), se não me engano foi explicado no anime senão o lance da Família Dango já serve. AB eu não vi por preguiça, mas imagino que tenha seguido o mesmo caminho. Assim, os nomes não são de graça, e vocês já pararam pra pensar nisso? Eu aposto minhas fichas que a história só tem a ver com a irmãzinha.
Isso tudo pra matar o protagonista no final.
Respostas: 90.319
Tópicos: 2.777
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5828
(17/08/2015, 09:19)
rapier
(17/08/2015, 03:57)Rauen Escreveu: E se a Ayumi não morreu? E se depois do colapso, os cientistas capturaram ela dos escombros, no resgate e tal? Eles teriam meios de forjar a morte dela. Aquela cena do encharcado olhando uma poça de sangue não foi colocada ali a toa.
Os gringos acharam bem estranho o velório dela ter apenas o irmão presente. Não tinha os amigos, nem pai nem mãe...
Respostas: 90.319
Tópicos: 2.777
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5828
(17/08/2015, 11:41)
rapier
Prévia do episódio 8.
Tudo o que o anime precisa nesse momento: um episódio de besteira.
Respostas: 2.912
Tópicos: 3
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
343
(17/08/2015, 12:14)
TiagoSG
17/08/2015, 12:14
(Resposta editada pela última vez 17/08/2015, 12:16 por TiagoSG.)
|
(17/08/2015, 11:41)rapier Escreveu: Link youtube: http://youtu.be/EocmLHk3RXE?html5=1
Prévia do episódio 8.
Tudo o que o anime precisa nesse momento: um episódio de besteira.
Este anima tá gritando "Dropa Tiago" já com a garganta rouca.
Só mostra quem continua defendendo a P.A vai da nos burros d'água.
Parar ate 2° ordem, só vou ler os spolier, se ver que a Ayumi vai volta, volto a ver o anime.
Cansei deste melodrama barato.
Respostas: 11.611
Tópicos: 55
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
612
(17/08/2015, 12:30)
Zwei
(17/08/2015, 12:14)TiagoSG Escreveu: Este anima tá gritando "Dropa Tiago" já com a garganta rouca.
Só mostra quem continua defendendo a P.A vai da nos burros d'água.
Parar ate 2° ordem, só vou ler os spolier, se ver que a Ayumi vai volta, volto a ver o anime.
Cansei deste melodrama barato.
O anime é ruim de nascença mesmo, apesar que fazia tempo que a PA fazia um anime tão ruim assim.
Respostas: 2.958
Tópicos: 17
Data de registro: 08/06/2014
Curtir:
440
(17/08/2015, 12:41)
ketolow
(17/08/2015, 03:57)Rauen Escreveu: E se a Ayumi não morreu? E se depois do colapso, os cientistas capturaram ela dos escombros, no resgate e tal? Eles teriam meios de forjar a morte dela. Aquela cena do encharcado olhando uma poça de sangue não foi colocada ali a toa. Amagami e eu estávamos discutindo sobre a teoria dos cientistas, o que me levou a pensar na possibilidade dos membros do antigo conselho, com o consentimento dos membros do atual conselho, terem capturado ela. O irmão não ficaria sabendo pois poderia acabar atrapalhando as pesquisas ou não permitindo o isolamento da moça.
|