Enquete: Qual destas fabricantes de GPUs é a melhor?
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AMD
25.88%
22 25.88%
Nvidia
74.12%
63 74.12%
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Tópico das GPUs 2024-2025

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166 respostas neste tópico
 #151
Duas coisas boas da RTX 5090:

  1. O cooler é excelente pra placas que consumam menos que 575W HAHA!
  2. O modelo Transformer do DLSS que felizmente se aplicará às RTX 4xxx

De resto é resto. Quase zero evolução em hardware.
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 #152
Nvidia nem divulgou Teraflops, apenas TeraOps.
Quer que inventação de quadros seja o padrão.
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 #153
A 5090 tem 104 teraflops. Para calcular isso de qualquer placa, basta fazer a continha de shaders x frequência de clock x operações por clock / 1.000.000.

21.760 cuda cores x 2.407 MHz x 2 / 1.000.000 = 104,8 TFLOPS
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 #154


Um excelente vídeo sobre MFG. Ainda estou vendo.

Gostei muito da consideração final, que mostra que os DLSS mais novos têm cada vez menos utilidade. E considerando que o DLSS2 (upscaling) teve uma excelente melhoria com o modelo transformer...
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 #155
(28/01/2025, 06:49)PaninoManino Escreveu: CENTO E QUATRO TERAFLOPS e ainda não é o bastante para GPU rodar jogos sem upscale e inventação de frames.

Isso é realmente revoltante. Otimização de jogos é algo que só andou pra trás na última década.
Jogos que não tem nada demais graficamente e não rodam em GPUs que deveriam poder rodar tranquilamente.


Pra mim existem alguns pontos que cagaram tudo ultimamente:

Texturas 4K que NINGUÉM LIGA: Agora qualquer merda de jogo pesa no mínimo 50GB porque vc vai baixar texturas pesadas que só 4% da steam vai usar.

Ray tracing: Não faz sentido e nunca fez, é um tradeoff que nunca valeu a pena e continua não valendo e provavelmente nunca vai valer. imagina sacrificar 60% ou mais de desempenho pra tudo ficar com um reflexo exagerado que muitas vezes nem deixa o jogo mais bonito.

Mataram as alternativas mais baratas como crossfire e SLI logo no começo porque ia prejudar as vendas das placas highend.

Geradores de quadros e upscaling viraram uma muleta pra ninguém mais otimizar um jogo direito.

2021 foi a última vez que eu vi um jogo leve e bonito, que foi Forza Horizon 5.

De lá pra cá os jogos ficam cada vez mais pesados mas sem ficar mais bonitos.
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 #156
Pra mim não influencia porque não existe mais jogo bom sendo lançado. Só algum indie que as vezes presta.

Faz um bom tempo que tô só nos emulador e no euro truck.
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 #157
O único jogo bom que lançou recentemente é Space Marine II.
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 #158
(28/01/2025, 10:42)DK666 Escreveu: Isso é realmente revoltante. Otimização de jogos é algo que só andou pra trás na última década.
Jogos que não tem nada demais graficamente e não rodam em GPUs que deveriam poder rodar tranquilamente.


Pra mim existem alguns pontos que cagaram tudo ultimamente:

Texturas 4K que NINGUÉM LIGA: Agora qualquer merda de jogo pesa no mínimo 50GB porque vc vai baixar texturas pesadas que só 4% da steam vai usar.

Ray tracing: Não faz sentido e nunca fez, é um tradeoff que nunca valeu a pena e continua não valendo e provavelmente nunca vai valer. imagina sacrificar 60% ou mais de desempenho pra tudo ficar com um reflexo exagerado que muitas vezes nem deixa o jogo mais bonito.

Mataram as alternativas mais baratas como crossfire e SLI logo no começo porque ia prejudar as vendas das placas highend.

Geradores de quadros e upscaling viraram uma muleta pra ninguém mais otimizar um jogo direito.

2021 foi a última vez que eu vi um jogo leve e bonito, que foi Forza Horizon 5.

De lá pra cá os jogos ficam cada vez mais pesados mas sem ficar mais bonitos.

Gran turismo 7
Death stranding
Granblue Relink

São exemplos de jogos recentes bons, bonitos e bem otimizados.
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 #159
(28/01/2025, 15:11)TimeBandit Escreveu: Gran turismo 7
Death stranding
Granblue Relink

São exemplos de jogos recentes bons, bonitos e bem otimizados.

Mas o cara falou bom e otimizado, não bom ou otimizado.
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 #160
(28/01/2025, 10:42)DK666 Escreveu: De lá pra cá os jogos ficam cada vez mais pesados mas sem ficar mais bonitos.

O objetivo principal da UE5 é ajudar a vender placas de vídeo, especialmente da Nvadia.
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