Notei que Nvidia nem mencionou "Flops", apenas "TOPs".
Maior parte do chip deve ser Tensor e RT, e até faz sentido. Se TODO jogo agora é construído com base em upscale, pra que gastar tanto transistor em rasterização?
AMD gostaria de fazer o mesmo, só não consegue porque é incompetente.
Imagino que com UDNA finalmente farão um chip com Matriz e RT dedicados.
Rasterização por si só não leva muito longe e o peso computacional pra 4k é muito alto.
E como a moda agora é ter 1mol de frames, essas tecnologias de upscalling e geração de frames têm um menor impacto computacional do que a rasterização pura.
Ainda é algo bem recente, né? quanto anos faz que essa moda começou a pegar? Ainda tem muito a melhorar. O futuro disso é bem decente.
Agora não podemos usar isso como muleta pra passar pano para os devs preguiçosos que fazem jogos pesado e mal otimizados. O DLSS, FSR e etc era para ser um bonus e não uma necessidade.
Hoje virou necessidade e a culpa não é da tecnologia e sim de quem a implementa.
Eu tava pensando em comprar uma 4070 Ti, agora não sei se espero lançarem a 5070 aqui.
Meu monitor é 4k, mas não vou comprar uma GPU topo de linha pra rodar nessa resolução. Estava pensando em comprar uma 4070 Ti Super (a de 16gb) e rodar em 1440p, mas disseram que essa 5070 tem o desempenho (com IA) da 4090 então fiquei num impasse.
(08/01/2025, 14:49)TimeBandit Escreveu: Até que é bom esse avanço em outras tecnologias.
Rasterização por si só não leva muito longe e o peso computacional pra 4k é muito alto.
A necessidade por 4K seria menor se TAA não borrasse tanto.
(08/01/2025, 14:49)TimeBandit Escreveu: Agora não podemos usar isso como muleta pra passar pano para os devs preguiçosos que fazem jogos pesado e mal otimizados. O DLSS, FSR e etc era para ser um bonus e não uma necessidade.
Hoje virou necessidade e a culpa não é da tecnologia e sim de quem a implementa.
Essas novas GPU da Intel até que são boas para o preço, só que em jogos que exigem muito da CPU o desempenho despenca se você não tiver o melhor processador, o que é um grande problema para potenciais compradores.
Eu creio que as Blackwell serão bem fracas no geral. Serão a pura exploração causada pela Nvadia ao ver que não tem mais concorrência no mid e high-end.
Por exemplo, a 5080 parece ser só 20% melhor que a 4080 em raster e coisas comuns que não usam as tecnologias da Nvadia.