Open Thread - 2025

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2025, 00:08.
Páginas (29): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 29
280 respostas neste tópico
Lendo as noticias de SC e vejo que outra pessoa quase morreu afogada em uma praia devido a corrente de retorno. Já estava na zona de rebentação quando os quarda-vidas conseguiram salvá-la.
Não é possível que tenha tanta gente assim que trata o mar como se fosse uma lagoa gigante...
Responder
Não precisa ser só da temporada.

Sempre tem coisas mais antigas que deixamos passar.

E outra que, mesmo dos animes atuais a grande maioria vai ser mais divertida do que imposto.
Responder
(12/01/2025, 21:05)Lonely Escreveu: Na verdade, no caso do Freud, seria apenas a primeira parte. Pulsão de morte é para Freud, justo da pulsão sexual, como as duas pulsões mais ativas no homem. O primeiro se trata do desejo do sujeito se autodestruir, destruir as coisas, morrer, etc. O segundo é a vontade de continuar a vida com o sexo, etc.

Tem muita gente que evidentemente quer mais é se destruir, morrer, sofrer, etc.

Não tenho grandes opiniões sobre psicanálise, mas qual o sentido de alguém se engajar com autodestruição? Eu não sei se as pessoas ativamente buscam sofrer ou morrer, nunca conheci alguém assim. Tem gente que gosta de contar os problemas pessoais como se estivesse mostrando uma lista de troféus, mas soa como forma de chamar atenção, não um prazer na desgraça per si.
Responder
(12/01/2025, 21:18)JJaeger Escreveu: Não tenho grandes opiniões sobre psicanálise, mas qual o sentido de alguém se engajar com autodestruição? Eu não sei se as pessoas ativamente buscam sofrer ou morrer, nunca conheci alguém assim. Tem gente que gosta de contar os problemas pessoais como se estivesse mostrando uma lista de troféus, mas soa como forma de chamar atenção, não um prazer na desgraça per si.

É um impulso inconsciente, se refere ao impulso de querer se manter (sexual) e de voltar ao lugar de onde veio (morrer). O inconsciente é uma parte não racional do homem, portanto não funciona a partir de lógica. Se o sujeito deixa levar isso longe, ele passa a agir contra os próprios interesses.

(12/01/2025, 21:18)JJaeger Escreveu: Eu não sei se as pessoas ativamente buscam sofrer ou morrer, nunca conheci alguém assim.

Uma pessoa que elege e apoia ativamente um tipo de política que o vai empobrecer e destruí-lo você acha que é o que? Gente que é viciada em droga, álcool, etc.
Responder
(12/01/2025, 21:26)Lonely Escreveu: É um impulso inconsciente, se refere ao impulso de querer se manter (sexual) e de voltar ao lugar de onde veio (morrer). O inconsciente é uma parte não racional do homem, portanto não funciona a partir de lógica. Se o sujeito deixa levar isso longe, ele passa a agir contra os próprios interesses.

Essa parada de inconsciente é muito ingrata. Quando eu penso em inconsciente, penso no batimento cardíaco, respiração, reflexo do joelho, etc, mas a impressão que psicanalistas me passam do inconsciente é "o que eu não conseguir explicar em termos razoáveis digo que é culpa do inconsciente e volto a fumar meu charuto".
Responder
(12/01/2025, 21:29)JJaeger Escreveu: Essa parada de inconsciente é muito ingrata. Quando eu penso em inconsciente, penso no batimento cardíaco, respiração, reflexo do joelho, etc, mas a impressão que psicanalistas me passam do inconsciente é "o que eu não conseguir explicar em termos razoáveis digo que é culpa do inconsciente e volto a fumar meu charuto".

São coisas diferentes. A movimentação do corpo não intencional, inclusive, é feito pelo sistema nervoso. O inconsciente é uma parte da mente no qual certos impulsos, pulsões, informações, etc, ficam escondidas e não conscientes.

O problema do Freud é que ele só acreditava nessas partes inferiores, mas são reias.
Responder
(12/01/2025, 21:26)Lonely Escreveu: Uma pessoa que elege e apoia ativamente um tipo de política que o vai empobrecer e destruí-lo você acha que é o que? Gente que é viciada em droga, álcool, etc.

Um cara viciado em droga tem como consequência a autodestruição, sim, mas o objetivo dele é o prazer do consumo e o escape da realidade, não a consequência do ato em si.

Sobre o voto, acho que é mais complicado que isso. Política é algo que tem muito teor religioso, sai um pouco da esfera de ação direta do dia-a-dia onde você enxerga diretamente as causas e consequências de uma ação.

(12/01/2025, 21:34)Lonely Escreveu: São coisas diferentes. A movimentação do corpo não intencional, inclusive, é feito pelo sistema nervoso. O inconsciente é uma parte da mente no qual certos impulsos, pulsões, informações, etc, ficam escondidas e não conscientes.

O problema do Freud é que ele só acreditava nessas partes inferiores, mas são reias.

Vale a pergunta, já que você entende do assunto: se essas partes ficam escondidas, como alguém achou?
Responder
(12/01/2025, 21:37)JJaeger Escreveu: Um cara viciado em droga tem como consequência a autodestruição, sim, mas o objetivo dele é o prazer do consumo e o escape da realidade, não a consequência do ato em si.

Sobre o voto, acho que é mais complicado que isso. Política é algo que tem muito teor religioso, sai um pouco da esfera de ação direta do dia-a-dia onde você enxerga diretamente as causas e consequências de uma ação.

Não é tão simples assim, mesmo que o sujeito tenha desejo, a ação ao longo prazo é evidentemente destrutiva. Tem muita gente, como drogados, que estão se deixando levar por essa pulsão de morte mesmo. É um desejo inconsciente de se autodestruir.

Mesmo em política é assim. Tem coisas que são EVIDENTEMENTE destrutivas, o sujeito que apoia isso não faz de maneira alguma uma escolha racional, tem algo na cabeça do cara que quer mesmo a destruição. É esquisito pensar nisso, mas eu vejo isso mesmo.

É contraintuitivo, mas tem gente que quer destruir as coisas. Um personagem de anime que é assim é o Pariston de Hunter x Hunter.

(12/01/2025, 21:37)JJaeger Escreveu: Vale a pergunta, já que você entende do assunto: se essas partes ficam escondidas, como alguém achou?

Por que elas sobem de maneira sutil. Aí existem técnicas para percebê-las. Uma delas, por exemplo, é o ato falho. Você fala algo sem querer, que é verdade, mas que conscientemente você queria de todo jeito não falar. É o inconsciente subindo, mas de maneira sutil.
1 usuário curtiu este post: nando3d
Responder
negócio vai ser ir tentar usar o fórum do MAL ou coisa assim.
Responder
(12/01/2025, 21:42)Lonely Escreveu: Não é tão simples assim, mesmo que o sujeito tenha desejo, a ação ao longo prazo é evidentemente destrutiva. Tem muita gente, como drogados, que estão se deixando levar por essa pulsão de morte mesmo. É um desejo inconsciente de se autodestruir.

Se você for pensar assim, um padre que faz voto de pobreza e faz jejum está buscando a autodestruição?

(12/01/2025, 21:42)Lonely Escreveu: Mesmo em política é assim. Tem coisas que são EVIDENTEMENTE destrutivas, o sujeito que apoia isso não faz de maneira alguma uma escolha racional, tem algo na cabeça do cara que quer mesmo a destruição. É esquisito pensar nisso, mas eu vejo isso mesmo.

Eu acho que nenhuma escolha política é racional, as pessoas só votam no cara que mais se parecem com ela. É menos sobre razão e mais sobre simpatia. E como política é algo amplo qualquer coisa pode ser explicada como culpa de fatores externos. Os caras da Universal sempre vão defender o Edir Mascedo, botando culpa em qualquer coisa senão ele por mais filho da puta que ele seja, não tem razão ali no meio, o fator que motiva os caras é a fé.

(12/01/2025, 21:47)Gabrinius Escreveu: negócio vai ser ir tentar usar o fórum do MAL ou coisa assim.

Tu gosta de Netflix e Marvel? Os cara do MAL é fã, você vai se dar bem.
Responder
Páginas (29): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 29

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes