Open Thread - 2025

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2025, 00:08.
Páginas (26): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 26
257 respostas neste tópico
Cês viaja muito, truta.
Responder
(12/01/2025, 10:32)PaninoManino Escreveu: Nas ruas eu sei, vi isso ontem e nem tenho ânimo para descrever o que vi, mas fico surpreso por ver o mesmo aqui.

Pergunta, afinal do que se trata?
O que mudou, podem me explicar para eu saber exatamente do que estão falando?

Basicamente, o que o governo fez foi ampliar o monitoramento que já era feito pelas instituições financeiras.

Antes apenas os bancos públicos e privados forneciam as informações para receita. Agora as operadoras de cartões, aplicativos de pagamento e bancos digitais também serão obrigados a passar as movimentações que somarem valores superiores a 5000 reais por mês.

Ou seja, pra quem já declarava seu imposto corretamente não muda nada. Só estão preocupados aqueles que sonegam impostos.
Responder
(12/01/2025, 11:04)JJaeger Escreveu: Sim.

Alguns taxistas aqui já pararam de aceitar pix. De fato, o pix não será taxado, as pessoas serão. Com receita monitorando quem movimentar mais de 5k o mês, vai ser mais difícil sonegar, o que na prática aumenta o imposto.

Taxação do pix é fake news da esquerda para desviar o foco principal. Todo mundo entendeu que é apertando o cerco para tomar cada centavo das pessoas.

De qualquer forma, já vi que tem uma movimentação para tirar esse normativo porque ele é inconstitucional, pois esse nível de ação precisa ser decidida via legislativo.

A IN nº 1.571/2015 obrigava somente instituições que operavam consórcios, previdência e seguros. Essa nova expandiu esta obrigatoriedade para TODAS as instituições financeiras do Brasil, como: carteiras digitais, corretoras de criptomoedas ou mesmo cartões de lojas ou de supermercados. A jurisprudência do STF considera isto abusivo.

Desde 2010, o STF considera inconstitucional o acesso indiscriminado por parte do fisco aos dados bancários dos cidadãos. Este acesso deve ser concedido pelo judiciário a pedido do fisco, com base em fundadas razões para quebra do sigilo bancário (RE 389.808/PR).

Fere o princípio da legalidade: O art. 5º, inciso II da CF dispõe que ninguém será obrigado a fazer algo senão em virtude de lei. O nível de intromissão na esfera particular do cidadão que esta norma propõe exige aprovação legislativa específica, o que não houve.

A decisão cabe ao Congresso Nacional deve ser o legislativo, e não um cargo de 2° escalão indicado pelo Ministro da Fazenda, quem delibera sobre obrigações legais relevantes. É o caso de uma obrigação de comunicação fiscal que torna público cada centavo que você movimenta.

https://twitter.com/gilson__marques/stat...64?ref_url=
Responder
(12/01/2025, 11:17)marc Escreveu: Só estão preocupados aqueles que sonegam impostos.

Sim, a maior parte da populacão.
2 usuários curtiram este post: gangrena, jasque
Responder
(12/01/2025, 11:17)marc Escreveu: Basicamente, o que o governo fez foi ampliar o monitoramento que já era feito pelas instituições financeiras.

Antes apenas os bancos públicos e privados forneciam as informações para receita. Agora as operadoras de cartões, aplicativos de pagamento e bancos digitais também serão obrigados a passar as movimentações que somarem valores superiores a 5000 reais por mês.

Ou seja, pra quem já declarava seu imposto corretamente não muda nada. Só estão preocupados aqueles que sonegam impostos.

Sei, mas não foi de você que queria ouvir a resposta.

(12/01/2025, 11:04)JJaeger Escreveu: Sim.

Alguns taxistas aqui já pararam de aceitar pix. De fato, o pix não será taxado, as pessoas serão. Com receita monitorando quem movimentar mais de 5k o mês, vai ser mais difícil sonegar, o que na prática aumenta o imposto.

Combater sonegação não é aumentar imposto, e é obrigação do Governo e Receita Federal fazerem isso.
Não tem nada demais nisso, pelo contrário, isso deve ajudar a monitorar quanto está saindo do país com esses jogos de apostas. Estimasse que ano passado pode ter chegado a 280 BILHÕES o dinheiro perdido pela população com esses jogos de apostas.

Prazados, tudo bem criticar ações e políticas de governos, eu passo a maior parte do dia xingando nas minhas redes, mas é pedir demais para não dar atenção a mentiras e FUD criado por adversários políticos?

Sim, aqui e ali novos impostos são criados, muito por pressão do próprio Congresso e "Mercado", jornais e economias não publicam todo dia "opinião" de que o governo tem que gastar menos, investir menos, austeridade eterna?
Mas ao mesmo tempo em que essas informações sobre supostas novas cobranças se espalham notícias sobre isenções e geração de renda são ignoradas. Esse novo governo diminuiu impostos e expandiu isenção de um monte de coisas, especialmente remédios, retornou a política de valorização do Mínimo sempre demonizada (sem ela o mercado não estaria tendo crescimento de vendas) e expandiu a isenção do imposto de renda. Ou seja, essas políticas estão fazendo mais dinheiro circular pelo mercado, não o contrário.
Responder
(12/01/2025, 11:27)JJaeger Escreveu: Sim, a maior parte da populacão.

os politiCUs
Responder
(12/01/2025, 11:30)PaninoManino Escreveu: Sei, mas não foi de você que queria ouvir a resposta.

Combater sonegação não é aumentar imposto, e é obrigação do Governo e Receita Federal fazerem isso.
Não tem nada demais nisso, pelo contrário, isso deve ajudar a monitorar quanto está saindo do país com esses jogos de apostas. Estimasse que ano passado pode ter chegado a 280 BILHÕES o dinheiro perdido pela população com esses jogos de apostas.

Prazados, tudo bem criticar ações e políticas de governos, eu passo a maior parte do dia xingando nas minhas redes, mas é pedir demais para não dar atenção a mentiras e FUD criado por adversários políticos?

Sim, aqui e ali novos impostos são criados, muito por pressão do próprio Congresso e "Mercado", jornais e economias não publicam todo dia "opinião" de que o governo tem que gastar menos, investir menos, austeridade eterna?
Mas ao mesmo tempo em que essas informações sobre supostas novas cobranças se espalham notícias sobre isenções e geração de renda são ignoradas. Esse novo governo diminuiu impostos e expandiu isenção de um monte de coisas, especialmente remédios, retornou a política de valorização do Mínimo sempre demonizada (sem ela o mercado não estaria tendo crescimento de vendas) e expandiu a isenção do imposto de renda. Ou seja, essas políticas estão fazendo mais dinheiro circular pelo mercado, não o contrário.

Você sabe que pra eles nada disso importa, né? Só o que importa é defender as maluquice deles.

É a definitiva tuiterização do fórum, visando a extinção irrestrita de todo e qualquer ambiente em que seja possível ter uma conversa minimamente racional.

Como já dizia o meme dos bons tempos...vão se foderem.
Responder
(12/01/2025, 11:34)Gabrinius Escreveu: Como já dizia o meme dos bons tempos...vão se foderem.

Que deselegante.
Responder
Se quer elegância, procure no....

...

Não sei onde procurar
Responder
Alguns pontos:

- 90% do comércio brasileiro não sobrevive se tiver que pagar todos os impostos.
- 90% do setor de serviços vai a falência também, pois não tem como manter os serviço. Imagine a tiazinha que faz pé e mão das mulheres do bairro, tendo que pagar imposto sobre seus recebimentos. Ou o tiozinho que vende caldo de cana na feira.
- Ainda tem algumas coisas bobas, como emprestar cartão de crédito para familiares. A pessoa que empresta, estaria sujeita a cair na malha fina por movimentar valores além do que ganha.

E por fim, o nível de invasão na vida alheia é de fazer a China ter orgulho. Isso dá um poder muito grande para o estado saber o que você faz da vida.
Antes que alguém venha dizer que o governo já sabe de tudo isso, se pergunte porque ele precisa então criar um novo normativo para expandir isso. É óbvio que ele precisa de mais dados.

Ainda que não ocorra nada, que o governo seja bonzinho e está apenas fiscalizando. Porque ele precisa desses dados todos, você confia que o governo saiba tudo o que você compra? Isso óbviamente também dá poder para atacar pessoas.

Imagine que você seja acusado de antidemocrático, porque comprou o livro '1984'.
1 usuário curtiu este post: jasque
Responder
Páginas (26): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 26

Usuários visualizando este tópico: gusyavoo, 23 Visitantes