Open Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2024, 00:01.
Páginas (218): 1 ... 201 202 203 204 205 ... 218
2175 respostas neste tópico
 #2.021
(18/11/2024, 20:32)firms Escreveu: Igreja e comunismo… isso dá certo?

Não dá certo pela mesma razão de macumba e igreja não dar certo: não se mistura duas religiões.

(18/11/2024, 20:32)firms Escreveu: Creio em Deus, mas não na igreja.

A minha posição atual é essa, mas não por certeza, e sim pela dúvida.

(18/11/2024, 20:32)Ash_ Escreveu: Experiência mais agradável do que me lembrava e um bom lugar pra reflexão, mesmo não crendo.

Só o fato da igreja católica não ter aqueles doidos girando no meio do lugar, bêbados dando sermão e música alta, já vale a visita.
Responder
 #2.022
(18/11/2024, 20:37)JJaeger Escreveu: A minha posição atual é essa, mas não por certeza, e sim pela dúvida.
A igreja católica já fez e acobertou tanta merda que se ela fosse um ser humano já estaria ardendo no mármore sentado em um abacaxi.
Responder
 #2.023
(18/11/2024, 20:46)firms Escreveu: A igreja católica já fez e acobertou tanta merda que se ela fosse um ser humano já estaria ardendo no mármore sentado em um abacaxi.

Não estudo história, então não sei afirmar, nem negar. O que eu sei é que iluministas separam o mundo antes e depois deles, o que vem antes é merda, o que vem depois é maravilhoso (inclusive a revolução francesa que foi uma bosta colossal). Eles colocaram pra frente uma noção de que a igreja, por exemplo, não apoiava a ciência, enquanto que os avanços científicos foram feitos em universidades (criadas pela igreja católica) e por clérigos. O cara que descobriu a variabilidade genética era um padre, por exemplo.
Responder
 #2.024
(18/11/2024, 20:55)JJaeger Escreveu: Não estudo história, então não sei afirmar, nem negar. O que eu sei é que iluministas separam o mundo antes e depois deles, o que vem antes é merda, o que vem depois é maravilhoso (inclusive a revolução francesa que foi uma bosta colossal). Eles colocaram pra frente uma noção de que a igreja, por exemplo, não apoiava a ciência, enquanto que os avanços científicos foram feitos em universidades (criadas pela igreja católica) e por clérigos. O cara que descobriu a variabilidade genética era um padre, por exemplo.

Pedi pro temido GPT parar no 10:
Spoiler:   
Responder
 #2.025
(18/11/2024, 21:03)firms Escreveu: Pedi pro temido GPT parar no 10:
Spoiler:   

Eu uso o ChatGPT para duas coisas: pesquisa de código, interpretação (assistida) de texto.

Essa é a resposta do ChatGPT sobre "joseph stalin foi um bom líder?"

Spoiler:   

Essa é a resposta do ChatGPT sobre "hitler foi um bom líder?"

Spoiler:   

Resposta do ChatGPT sobre "Mao Zedong foi um bom líder?"

Spoiler:   

tl;dr Stalin e Mao é "bom" ou "mal" dependendo da sua definição, Hitler foi mal.

Um dos grandes problemas de estudar essas coisas é o estudo da fonte, quem falou, com base em quê, quando e onde. Tem fonte que diz que as bruxas são senhorinhas simpáticas que só juntavam ervas e curavam pessoas, outras vão dizer que elas eram malucas que realizavam sacrifícios humanos em nome de deuses pagãos, pra citar um exemplo.

Se fosse tão simples assim, só pesquisar no Google, eu não estaria na dúvida.
1 usuário curtiu este post: nando3d
Responder
 #2.026
(18/11/2024, 21:17)JJaeger Escreveu: Eu uso o ChatGPT para duas coisas: pesquisa de código, interpretação (assistida) de texto.

Essa é a resposta do ChatGPT sobre "joseph stalin foi um bom líder?"

Spoiler:   

Essa é a resposta do ChatGPT sobre "hitler foi um bom líder?"

Spoiler:   

Resposta do ChatGPT sobre "Mao Zedong foi um bom líder?"

Spoiler:   

tl;dr Stalin e Mao é "bom" ou "mal" dependendo da sua definição, Hitler foi mal.

Um dos grandes problemas de estudar essas coisas é o estudo da fonte, quem falou, com base em quê, quando e onde. Tem fonte que diz que as bruxas são senhorinhas simpáticas que só juntavam ervas e curavam pessoas, outras vão dizer que elas eram malucas que realizavam sacrifícios humanos em nome de deuses pagãos, pra citar um exemplo.

Se fosse tão simples assim, só pesquisar no Google, eu não estaria na dúvida.

Sim, concordo, mas são fatos históricos, as ações foram feitas, isso é independente do que achamos ou como eram os comportamentos dos indivíduos em determinado cenário. História não se trata disso, ela apenas descreve os fatos... distorção de fatos históricos com esse tipo de abordagem é coisa de professor petista de faculdade.
Responder
 #2.027
(14/11/2024, 23:41)martec Escreveu: pra mim essa de ordem tbm é desculpa pra sugar dinheiro dos retardados fieis com lavagem cerebral. O tal de pecado isso e aquilo (conservadorismo) e só a minha religião tem Deus verdadeira e tal q n suportam q outros sejam diferentes são plantados por essa boboseira de religião. Vai ficar intrometendo na vida alheira pq o cara é gay, suicidio é pecado e tal é ridiculo ao extremo. Pra mim cada um faça oq quiser com a sua vida desde q n intrometa nos outros. Se isso é ordem fazer fieis pensarem da mesma maneira com a lavagem cerebral to fora.

Aí é que está: existe algo além da religião para se produzir "senso de ordem"? Existe um outro sistema que se produza humanos com "senso de ordem" (santos, sábios e heróis)? Nunca se viu. A religião, apesar de ter seus problemas (e a religião nunca negou seus problemas, aliás), o fato é que ela continua sendo a única a produzir "senso de ordem" por milênios. Os ateus não conseguem ir além das críticas polemistas, sem conseguir propor algo no lugar.
Responder
 #2.028
(18/11/2024, 21:41)firms Escreveu: História não se trata disso, ela apenas descreve os fatos... distorção de fatos históricos com esse tipo de abordagem é coisa de professor petista de faculdade.

História se trata de versões, não de fatos. O autor da "história" enquanto campo de estudo, Heródoto, era o maior mentiroso. Sabe quem trabalha com fatos? Matemática, física, química, lógica.. Volta o que eu falei, estudo das fontes, contexto, quem disse, quando, onde, só assim pra chegar numa aproximação da verdade.
Responder
 #2.029
(18/11/2024, 21:43)Lucius Auri Escreveu: Aí é que está: existe algo além da religião para se produzir "senso de ordem"
Lei do homem, se vc tirar ela, o mundo acaba e olha que ela falha hein.
Responder
 #2.030
(15/11/2024, 22:56)DK666 Escreveu: A razão básica é que religiosos em sua grande maioria são muito chatos e não tem nenhum argumento que preste pra defender oque acreditam, pois é por isso que existe a fé.

Então você conhece pouco sobre religião. A religião obviamente diz que o espírito tem primazia sobre a razão, mas nem por isso os sábios das religiões negam a razão, já que existe inúmeros tratados filosóficos e especulativos sobre variados assuntos da existência humana, aonde a razão é utilizada juntamente com o espírito. Na Igreja Católica tem até um lema "Fides & Ratio" (Fé e Razão).
Responder
Páginas (218): 1 ... 201 202 203 204 205 ... 218

Usuários visualizando este tópico: martec, 7 Visitantes