Tópico do Linux

Páginas (95): 1 ... 91 92 93 94 95
946 respostas neste tópico
Nvidia apresentou um roteiro para o seu driver Wayland, tornado-o padrão do desenvolvimento e adicionando e corrigindo features que faltam como HDR.

https://www.phoronix.com/news/NVIDIA-Way...admap-2024
Responder
Daqui a pouco vou iniciar a atualização do Neon de 20.04 para 22.04.
Temo que dê problema mas vou tentar mesmo assim.
Responder
(12/10/2024, 16:17)PaninoManino Escreveu: Daqui a pouco vou iniciar a atualização do Neon de 20.04 para 22.04.
Temo que dê problema mas vou tentar mesmo assim.

Não dava para fazer a atualização aqui, então baixei ISO atual e fiz uma instalação nova, só que enquanto instalava lembrei, não marquei para formatar a partição /.
Fiz errado?

E pensei que teria que reinstalar os programas mas não, o sistema foi atualizado mas todos os programas estão aqui, parece que nada mudou, como se eu tivesse apenas atualizado para nova versão ao invés de reinstalar. Isso é porque que eu não formatei? Caso tivesse formatado / teria que reinstalar os programas?
Responder
(15/10/2024, 10:58)PaninoManino Escreveu: Não dava para fazer a atualização aqui, então baixei ISO atual e fiz uma instalação nova, só que enquanto instalava lembrei, não marquei para formatar a partição /.
Fiz errado?

E pensei que teria que reinstalar os programas mas não, o sistema foi atualizado mas todos os programas estão aqui, parece que nada mudou, como se eu tivesse apenas atualizado para nova versão ao invés de reinstalar. Isso é porque que eu não formatei? Caso tivesse formatado / teria que reinstalar os programas?

Exato, você fez uma instalação "por cima". Atualizou pacotes base do sistema.

Se tivesse formatado, seria começar do zero.
Responder
Kernel 6.8 ainda está fodido, de vez em quando tela fica piscando.
Responder
NVIDIA R565 Linux Driver Beta traz melhorias para Wayland, DMA-BUF e VKD3D

O primeiro driver beta da série NVIDIA R565 para Linux foi lançado esta manhã na forma do driver NVIDIA 565.57.01.

O NVIDIA 565.57.01 beta traz uma série de novos recursos, melhorias nos recursos existentes e várias correções de bugs/regressão. Alguns dos destaques da série de drivers NVIDIA R565 para usuários Linux incluem:

- Suporte GLX_EXT_buffer_age reativado no XWayland.
- Suporte para mmap()'ing de objetos DMA-BUF exportados.
- Reduziu alguns casos de stutters com sincronização OpenGL para vblank ao usar o firmware NVIDIA GSP.
- O driver NVIDIA DRM agora oferece suporte a várias novas propriedades específicas do fornecedor por plano e por CRTC que podem ser usadas para programar o pipeline de cores da GPU para HDR.
- Uma nova otimização de driver para mitigar a perda de desempenho da opção d3d9.floatEmulation d3d9.floatEmulation do DXVK.
- Corrigindo algumas regressões de desempenho do VKD3D 2.9.
- Suporte para a extensão Vulkan VK_EXT_profundidade_clamp_control.
- Várias correções de bugs.

https://www.phoronix.com/news/NVIDIA-565...Linux-Beta
Responder
Quando reinstalei o sistema, aproveitei para excluir SWAP e juntar com um espaço sobrando em uma nova partição.
Agora descobri que não posso fazer nada nessa partição porque não tenho permissões, essa partição "não me pertence".

Como mudo isso?
Existe algum comando para tomar posse da partição?
Tenho que reformatar a partição?
Responder
(22/10/2024, 22:47)PaninoManino Escreveu: Quando reinstalei o sistema, aproveitei para excluir SWAP e juntar com um espaço sobrando em uma nova partição.
Agora descobri que não posso fazer nada nessa partição porque não tenho permissões, essa partição "não me pertence".

Como mudo isso?
Existe algum comando para tomar posse da partição?
Tenho que reformatar a partição?

Baixe o Gnome Disks e lá tem uma opção chamada "Take ownership".

[Imagem: ywXPWrc.jpeg]
Responder
(23/10/2024, 10:42)nando3d Escreveu: Baixe o Gnome Disks e lá tem uma opção chamada "Take ownership".

Spoiler: Imagem   

Recurso muito conveniente.
Estava pensando em pegar o GParted por ele ser mais confiável do que o gerenciador do KDE, ou deveria dizer, o gerenciador do KDE não é confiável.
O Gnome Disks por acaso é um nome novo para o GParted?
Responder
(23/10/2024, 13:07)PaninoManino Escreveu: Recurso muito conveniente.
Estava pensando em pegar o GParted por ele ser mais confiável do que o gerenciador do KDE, ou deveria dizer, o gerenciador do KDE não é confiável.
O Gnome Disks por acaso é um nome novo para o GParted?

Não, é outro software, da suíte do Gnome. É um dos raros casos onde uma aplicação Gnome tem mais features que a aplicação equivalente do KDE (KDE Partition Manager).
1 usuário curtiu este post: PaninoManino
Responder
Páginas (95): 1 ... 91 92 93 94 95

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes