Military Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2023, 23:32.
Páginas (28): 1 ... 24 25 26 27 28
275 respostas neste tópico
 #251
Noite passada a Rússia atacou a infraestrutura energética da Ucrânia com um ataque em grande escala de drones e mísseis. Os militares ucranianos afirmam que abateram 35 (de 53) mísseis e 46 (de 47) drones Shahed.

A maior empresa privada de energia da Ucrânia, DTEK, disse que duas das suas centrais eléctricas foram seriamente danificadas.

O Ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, disse numa declaração nas redes sociais que as infraestruturas energéticas nas regiões de Zaporizhzhia, Dnipropetrovsk, Donetsk, Kirovohrad e Ivano-Frankivsk também tinham sido visadas.

---------------
Aparentemente a Rússia começou a testar drones terrestres para destruir defesas contra tropas mecanizadas, os chamados dentes de dragão.
Responder
 #252
Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia ameaçou com "resposta assimétrica" ​​aos ataques que a Ucrânia tem feito contra os radares de alerta nuclear do país.
Responder
 #253
Se a Rússia continuar a atacar o sistema elétrico da Ucrânia, o pior cenário é que no inverno os ucranianos possam passar até 20 horas por dia sem energia e sem aquecimento, segundo a maior empresa privada de energia da Ucrânia, a DTEK. Parte do problema é que as centrais térmicas e hidroelétricas da Ucrânia são difíceis e caras de reparar.
“Alguns levarão anos para serem reparados e outros poderão nunca mais voltar a funcionar”, disse Maria Tsaturian, da Ukrenergo, a operadora nacional de energia da Ucrânia.

A insistência da Ucrânia que seja fornecido mais sistemas Patriot para o país é na tentativa de amenizar o problema.

------------
De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, foi isto que os russos atiraram contra eles ontem à noite:
10 mísseis Kh-101
3 mísseis Iskander-M
1 míssil Kinzhal
17 drones Shahed

E derrubou o seguinte, segundo eles:
7 mísseis Kh-101
17 drones Shahed

[...]Mandatory evacuation announced at Sokhani, Novi Vyrka, Myrlohy, Hurynivka, Bublikove, Hyrine, Kandybine, Oleksenka villages of Bilopilla community of Sumy region.[...]

Tenho a sensação que aconteceu algo parecido na região de Kharkiv antes dos russos avançarem naquela direção. É a vez de Sumy?
Responder
 #254
Vladimir Putin acabou de anunciar o seu plano de paz para a Ucrânia:
  1. A Ucrânia deverá retirar-se integralmente das regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson. Não apenas das áreas ocupadas pela Rússia nesses oblasts, mas sim da totalidade dos territórios, incluindo os não ocupados por tropas russas;
  2. A Ucrânia deverá desistir da sua intenção de entrar para a OTAN e para a União Europeia;
  3. O governo de Volodymyr Zelensky deverá se demitir e uma nova eleição, "coordenada pela Rússia", deverá ser realizada na Ucrânia para a eleição de um novo governo "pró-russo";
  4. Os soldados ucranianos deverão ser desmobilizados e as armas ocidentais deverão ser entregues para a Rússia.

Segundo Putin, se a Ucrânia fizer isso, ele ordenará um cessar-fogo, prometendo não voltar a atacar a Ucrânia no futuro.

https://x.com/hoje_no/status/1801571464279199772
Responder
 #255
Ocupado jogando, mas de vez em quando dou uma olhada na direção da guerra na Ucrânia. Ocasionalmente observando algumas coisas intrigantes, mas evito comentar por não estar acompanhando com muito afinco.
De todo modo, ambos os lados sofrem dessa guerra de atrito. Sendo difícil estimar qual deles está mais próximo do colapso.
Responder
 #256
Por algum motivo qualquer, possivelmente só por contingência, a Rússia começou a testar drones que verificam o nível de radiação de locais que possam ter sido atingidos por um ataque nuclear. Para sinalizar se o soldado pode seguir adiante por aquele caminho ou não.
Responder
 #257
A Ucrânia fez uma ofensiva contra a região russa de Kursk. E há relatos da aviação tática russa jogando bombas sem parar contra a região ucraniana de Sumy, de onde se originou o ataque. Possivelmente atacando a linha de suprimento da força atacante.

Os Su-34 não são onipresentes. Se eles estão focados em Sumy, alivia para o resto da linha de frente. Mas o custo-beneficio dessa incursão ucraniana em Kursk ainda precisa ser observado.
O que é bom para Relações Públicas nem sempre paga dividendos a médio e longo prazo.
Responder
 #258
Os russos estariam jogando bombas de 3 toneladas (as FAB-3000) com seus Su-34 em direção a região de Sumy. Supostamente para cortar a rota de suprimentos dos ucranianos em Kursk.

Bem, de um jeito ou de outro, não deve ser viável a Ucrânia ficar muito tempo lá.
Responder
 #259
Relatos não confirmados que a Rússia teria usado mísseis e drones para destruir três lançadores Patriot e o radar AN/MPQ-65 atrelado ao sistema.
Estariam posicionados na região de Sumy para dar cobertura as tropas em Kursk.

Em tempos recentes a Ucrânia não mostrava muita disposição de colocar o Patriot perto da linha de frente, pois os russos estão usando drones para triangular a posição deles.

Essa semana a Bielorrússia tinha emitido nota de repúdio sobre drones ucranianos invadindo seu espaço aéreo.
E desde ontem estão enviando tropas para a fronteira com a Ucrânia.

Se for seguir o padrão dos 2 últimos anos, não deve dar em nada a retórica bielorrussa. Mas a Ucrânia nunca descartou completamente a possibilidade de eventualmente o país sair de cima do muro.
Responder
 #260
Omsktransmash fez uma nova remessa de tanques T-80BVM para o exército russo.
Com destaque para as telas anti-drone, diferentes das dos lotes anteriores. Parece que folhas de borracha foram instaladas na parte traseira para mitigar a assinatura infravermelha.

[Imagem: wQHf7qc.jpeg]

[Imagem: GdqzvPA.jpeg]
Responder
Páginas (28): 1 ... 24 25 26 27 28

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes