Open Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2024, 00:01.
Páginas (133): 1 ... 78 79 80 81 82 ... 133
1329 respostas neste tópico
 #791
(05/08/2024, 19:41)firms Escreveu: Já passou da hora do tópico Lonely vs Lucius HAHA!

Nem tou brigando, a discussão tá até normal. E mesmo que ouvesse conflito nas idéias (Disputatio), daria um jeito de organizar e estipular certas regras para não haver baixarias e patifarias argumentativas. Seria um conflito respeitoso, como nos Duelos de Honra antigos.
1 usuário curtiu este post: firms
Responder
 #792
(05/08/2024, 19:40)Lucius Auri Escreveu: Não, a noção de Virtude (Bem) vem do latim e romano, que diz que a definição de Homem é a busca pelo Bem (o Divino). Ou também a noção de Aretê dos gregos, que diz que a excelência do Homem é busca do Bem (Divino). O estoicismo, que é a Filosofia greco-romana que sigo, explica a noção de Virtude com detalhes.

A ideia a qual você se refere está exposta n'A República, só que você inverteu, talvez pela influência estoica (não me interesso por materialistas), Platão diz que a sociedade é reflexo da alma do homem.

Vou dar um exemplo: eu e o @JJaeger discordamos na questão do século da humilhação na China. Os ingleses não só forçaram a droga na China, como humilharam o imperador chinês quando este o quis abolir. Isso gerou uma enorme degeneração na alma chinesa, que teve como consequência o comunismo. Por quê? Se você transforma o povo em drogado, é quase natural que eles se transformem em petistas. Petismo cultural leva a comunismo no poder.

Ou seja, uma sociedade de bons homens gera uma boa sociedade > boa política. O problema do @JJaeger é que ele está certíssimo que imposto é roubo, mas é necessário as vezes bons reis para impedirem que aja degeneração, não dá para deixar ao mercado tudo.

Mas, mesmo com um bom rei, se o povo quiser sacanagem, terá sacanagem, pois a essência da sociedade está na alma do homem que a compõe. Por isso, quando estava discutindo isso com ele, disse que mais importante que o estado e a sua punição, são os órgãos intermediários (como a Igreja).

É esse pensamento que rege a monarquia católica clássica. As pessoas sabiam que o poder político tem limites e que as organizações intermediárias são mais importantes que o governo.

Não é ditadura, absolutismo, nada disso.

(05/08/2024, 19:40)Lucius Auri Escreveu: E o Guénon defender a islamização da Europa não é nada impressionante, já que ele era islâmico. Se ele fosse católico, ia defender o lema católico Igreja e Império (Ecclesia et Imperium). Nada estranho aí, toda religião tem seu projeto de poder.

Poder no Guénon, como ele conhecia a diferença entre poder temporal e espiritual, é muito mais profundo do que isso. E o problema do Guénon com a Igreja Católica era muito pela decadência dela, além dele ser mussulmano.

(05/08/2024, 19:41)firms Escreveu: Já passou da hora do tópico Lonely vs Lucius HAHA!

O JJaeger e o Lucius estão literalmente a meses discutindo, eu entro um pouquinho e vocês já querem um tópico só para mim HAHA!

MINHA FAMA ME PERSEGUE
1 usuário curtiu este post: Lucius Auri
Responder
 #793
(05/08/2024, 19:50)Lonely Escreveu: A ideia a qual você se refere está exposta n'A República, só que você inverteu, talvez pela influência estoica (não me interesso por materialistas), Platão diz que a sociedade é reflexo da alma do homem.

Vou dar um exemplo: eu e o @JJaeger discordamos na questão do século da humilhação na China. Os ingleses não só forçaram a droga na China, como humilharam o imperador chinês quando este o quis abolir. Isso gerou uma enorme degeneração na alma chinesa, que teve como consequência o comunismo. Por quê? Se você transforma o povo em drogado, é quase natural que eles se transformem em petistas. Petismo cultural leva a comunismo no poder.

Ou seja, uma sociedade de bons homens gera uma boa sociedade > boa política. O problema do @JJaeger é que ele está certíssimo que imposto é roubo, mas é necessário as vezes bons reis para impedirem que aja degeneração, não dá para deixar ao mercado tudo.

Mas, mesmo com um bom rei, se o povo quiser sacanagem, terá sacanagem, pois a essência da sociedade está na alma do homem que a compõe. Por isso, quando estava discutindo isso com ele, disse que mais importante que o estado e a sua punição, são os órgãos intermediários (como a Igreja).

É esse pensamento que rege a monarquia católica clássica. As pessoas sabiam que o poder político tem limites e que as organizações intermediárias são mais importantes que o governo.

Não é ditadura, absolutismo, nada disso.


Poder no Guénon, como ele conhecia a diferença entre poder temporal e espiritual, é muito mais profundo do que isso. E o problema do Guénon com a Igreja Católica era muito pela decadência dela, além dele ser mussulmano.


O JJaeger e o Lucius estão literalmente a meses discutindo, eu entro um pouquinho e vocês já querem um tópico só para mim HAHA!

MINHA FAMA ME PERSEGUE

Nome Lonely vs Lucius é muito mais legal.
Responder
 #794
Odeio esse bairro. Odeio.

Maldito lugar pra ter queda de energia toda hora. Pior que o condomínio que tem bem aqui ao lado nunca fica sem luz.
Responder
 #795
A minha rua falta luz de 3 em 3 meses. Recentemente eu até comprei dois filtros iClamper por causa disso.

(05/08/2024, 19:50)Lonely Escreveu: Vou dar um exemplo: eu e o @JJaeger discordamos na questão do século da humilhação na China. Os ingleses não só forçaram a droga na China, como humilharam o imperador chinês quando este o quis abolir. Isso gerou uma enorme degeneração na alma chinesa, que teve como consequência o comunismo. Por quê? Se você transforma o povo em drogado, é quase natural que eles se transformem em petistas. Petismo cultural leva a comunismo no poder.

Ou seja, uma sociedade de bons homens gera uma boa sociedade > boa política. O problema do @JJaeger é que ele está certíssimo que imposto é roubo, mas é necessário as vezes bons reis para impedirem que aja degeneração, não dá para deixar ao mercado tudo.

Mas, mesmo com um bom rei, se o povo quiser sacanagem, terá sacanagem, pois a essência da sociedade está na alma do homem que a compõe. Por isso, quando estava discutindo isso com ele, disse que mais importante que o estado e a sua punição, são os órgãos intermediários (como a Igreja).

No caso da China, o meu ponto de discordância foi:
  1. Regimes totalitários não são desejáveis
  2. Maconheiros existem e corrompem o "povo", essa corrupção incentiva o surgimento de regimes totalitários
  3. Um regime totalitário acaba com maconheiros
  4. É necessário um regime totalitário para limpar maconheiros, eliminando assim a proliferação da corrupção, que por sua vez elimina a necessidade de regimes totalitários
  5. É necessário um regime totalitário para eliminar a necessidade de um regime totalitário
Isso é lógica circular e não faz sentido. O comunismo na China não surgiu por causa da Maconha, o Comunismo na China surgiu porque a cultura chinesa é extremamente coletivista e mais que acostumada a viver sob ditaduras dinásticas que duraram milênios. O comunismo Chinês é uma roupagem secular pra o que já acontecia na China desde sempre.

E naquele tópico específico da China, a minha objeção foi especificamente a autoridades centralizadas, eu defendo, em termos estatistas, muito mais pela descentralização e pelas instituições intermediárias. Quem cuida de maconheiro é primeiro a família, depois a rua, depois a Igreja e por último o prefeito da cidade (cidade esta que deve ser de um tamanho que dê pra fugir dela de carro em 30 minutos ou a pé em 2 horas).
Responder
 #796
(05/08/2024, 11:38)JJaeger Escreveu: Eu só uso o Facebook pra comprar e vender no Marketplace. De tanto entrar no Marketplace eu acabo me expondo ao feed de lá. Cara, não está tão ruim quanto eu imaginei que estaria uma rede soçal hoje, eu até solto um ar pelo nariz vendo umas postagens ali  Icon_lol

Mas o Facebook virou mesmo foi um lugar pra velho se reunir, a primeira coisa que eu vejo no feed são imagens de IA geradas com o rosto de Jesus em cima de alguma paisagem. O Facebook está aos poucos se transformando num grande grupo do zap da família.

Isso era bom mesmo, comprei meu guarda-roupas lá, alguns equipamentos pra treinar em casa também, realmente bom.
Responder
 #797
[Imagem: e7arUAg.jpeg]
Responder
 #798
Bom, eu confio que vcs estão mantendo um nível de conversa civilizado e sem ofensas pq sinceramente não vou ficar lendo tudo pra moderar não HAHA!

(05/08/2024, 20:11)M3troid Escreveu: Odeio esse bairro. Odeio.

Maldito lugar pra ter queda de energia toda hora. Pior que o condomínio que tem bem aqui ao lado nunca fica sem luz.

Eu já fiz 3 reclamações na Aneel por conta das quedas de luz aqui no bairro. Atendido pela Enel.

Não deu nem pra receber visitas na última sexta-feira

As quedas queimaram as placas de distribuição do gerador do prédio que liga os elevadores e tive que subir 17 andares
Responder
 #799
(05/08/2024, 19:50)Lonely Escreveu: A ideia a qual você se refere está exposta n'A República, só que você inverteu, talvez pela influência estoica (não me interesso por materialistas), Platão diz que a sociedade é reflexo da alma do homem.

Não sei aonde tu leu que estóicos são materialistas, pois não tem como um sistema filosófico que defende a Virtude (espírito) ser materialista. Tem até um santo católico (São Panteno) que era estóico: https://pt.wikipedia.org/wiki/Panteno

(05/08/2024, 19:50)Lonely Escreveu: É esse pensamento que rege a monarquia católica clássica. As pessoas sabiam que o poder político tem limites e que as organizações intermediárias são mais importantes que o governo.

Não é ditadura, absolutismo, nada disso.

A teoria é essa, a prática é outra. No geral os bons líderes seguem as regras que defendem, mas mesmo bons líderes precisam às vezes usar de medidas "extra-legais" e "ditatoriais" para governar. Por exemplo, tu acha que os Estados Unidos chega nos países que ele não gosta, e pede para eles, respeitosamente e democraticamente, dizendo: "Olha, seu governo aí considero uma ditadura hein? Poderia por gentileza, e de modo democrático e pacífico, mudar seu regime para uma democracia liberal?"...Obviamente que eles não fazem isso. O que eles fazem é acionar ferramentas não-democráticas de controle de países para mudar à força o modelo político dos países, através de agências de inteligência (CIA), que fazem Guerra Híbrida e técnicas clandestinas e criminosas (espionagem e desestabilização) com o país-alvo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_H%C3%ADbrida

Até mesmo o Vaticano tem seu serviço de Inteligência (tem livro sobre isso, aliás), o que sugere que o poder papal se utiliza também de medidas não-democráticas de tomadas de decisão.

Essa coisa de ter neurose com elementos não-democráticos é coisa de liberal, que além de não fazer nenhum sentido (toda a Antiguidade e Idade Média volta e vez acionava em periodos de emergência/guerra/conflito geopolítico poderes ditatoriais), fora a hipocrisia liberal de semear caos e golpes de estado em diversos países do mundo por métodos não-democráticos (agências de inteligência). Ter nojinho de "poder ditatorial" é o copium dos liberais e de quem não leu 1 linha de livros de história e de Ciências Políticas.
1 usuário curtiu este post: Lonely
Responder
 #800
[Imagem: GUUMp7b-WIAA0-Gxq.jpg]
Responder
Páginas (133): 1 ... 78 79 80 81 82 ... 133

Usuários visualizando este tópico: 44 Visitantes