Tópico do Linux

Páginas (91): 1 ... 86 87 88 89 90 91
907 respostas neste tópico
 #871
Steam Deck atinge 15.000 jogos classificados como jogáveis ​​e verificados. Na prática o mesmo valor é válido para Linux no PC.
Não é frequente, mas há momentos em que a classificação está errada, como jogos não suportados sendo bons ou jogos verificados com desempenho ruim. Aliás, Lorena and the Land of Ruins cheguei a jogar e gravar gameplay no Linux sem problemas, e ainda não tem informação no Protondb.

Mecanismos anti-trapaça como Easy Anti-Cheat e BattlEye continuam sendo os algozes impedindo alguns jogos de funcionar na plataforma.
Responder
 #872
Voltei a instalar o Linux em máquina fisica.
O Wayland está usável agora. Tem algumas arestas, mas as coisas devem ficar bem encaminhadas após o último drive da Nvidia sair do beta, além do KDE Plasma 6.1 previsto para 18 de junho.

O Aegisub dos repositórios Arch estavam sem funcionar em máquina virtual. Mas instalei aqui do repositório oficial e funcionou sem problemas. Então não precisei usar a versão AppImage como cogitava.

Observei que o KDE tem integração com o Google Drive, mas como parece que o Google mudará em setembro como se loga nele em programa de terceiros, acho que nem vou começar a usar isso.

[Imagem: JLvRmC0.jpeg]
Responder
 #873
Isso me deixa puto com o Neon, ainda estou no Plasma 6.0.5 e QT 6.7.1
Por algum motivo atualizações tão chegando com duas semanas de atraso!
Responder
 #874
Alguns jogos no Steam permitem compras de dentro deles com o dinheiro que temos na carteira.
Fui fazer uma pequena compra de item e deu erro. Eu já tinha desabilitado aceleração por hardware que é um potencial problema, mas havia algo mais.
Resetei e entrei no modo x11 em vez de wayland. E então foi adiante.

Quando sair Plasma 6.1 junto com o drive da Nvidia, tento de novo fazer isso em wayland.
Responder
 #875
Fiz uns testes com o CachyOS semana passada, uma distro que é um Arch com pacotes recompilados usando flags v3 e v4, que permitem o uso de instruções como AVX2 e AVX-512 das CPUs.
Rodei o Geekbench 6 e também testei um jogo, o Shadow of The Tomb Raider, por conta do benchmark embutido, além de ser um jogo nativo do Linux.

No Geekbench, em Wayland, o Cachyos fez 1387 em single core e 4335 em multi core, em um i7 4770.
No Shadow of The Tomb Raider, fez uma média de 79 fps, com min de 56 e max de 197. Isso em uma 1660 Ti, com gráficos no ultra em 1080p e usando o novo driver da Nvidia 555 beta, em Wayland com o patch de sync explícito do KDE.

Agora, para minha surpresa, no Archlinux puro com Wayland, no Geekbench ele fez 1395 em single core e 4417 em multi core. O arch puro roda tudo em v1, para maior compatibilidade com processadores. 
Também testei no Xorg, coisa que esqueci no CachyOS, fez 1397 em single core e 4374 em multi core.

Agora em jogos fez uma baita diferença: Fez uma média de 74 fps, com min de 49 e max de 167. Porém, rodei no Xorg, pois em Wayland travou e usando o driver estável, 550.

Provavelmente o CachyOS rodou os jogos melhor por conta do schedule de CPU que eles implementam, o BORE. No site eles ensinam a usar o repositório deles no Arch normal, logo não há necessidade de instalar a distro por completo.

https://wiki.cachyos.org/cachyos_reposit...hyos_repo/
Responder
 #876
Deve dar trabalho manter e atualizar um monte de kernel personalizado. E o CachyOS é daqueles distros mantidos por um pequeno grupo de pessoas.

Mês passado até vi ele em máquina virtual, mas no fim acabei reinstalando fisicamente o EndeavourOS.
Responder
 #877
(04/06/2024, 19:20)Zefiris Escreveu: Deve dar trabalho manter e atualizar um monte de kernel personalizado. E o CachyOS é daqueles distros mantidos por um pequeno grupo de pessoas.

Mês passado até vi ele em máquina virtual, mas no fim acabei reinstalando fisicamente o EndeavourOS.

Não só kernel, como eles compilam todos os pacotes do repositório principal.
Responder
 #878
Handbrake atualizou hoje e FINALMENTE essa porra escala para caber na minha tela, FINALMENTE, por causa dessa merda de GTK que ele usa.

[Imagem: Captura-de-imagem-20240605-203426.jpg]
Responder
 #879
Quem usa Gnome talvez gostará de saber isso: https://www.omgubuntu.co.uk/2024/06/tili...-in-ubuntu





E o Plasma 6.1 foi lançado hoje: https://kde.org/announcements/plasma/6/6.1.0/
Responder
 #880
Gnome tem várias extensões de tiling diferentes enquanto no Plasma, mal tem uma que quebra direto.
Responder
Páginas (91): 1 ... 86 87 88 89 90 91

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitantes