Open Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2024, 00:01.
Páginas (133): 1 ... 30 31 32 33 34 ... 133
1329 respostas neste tópico
 #311
(11/04/2024, 19:56)PaninoManino Escreveu: "Nova Receita" do Doritos, 30% menos.
Mesmo preço.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: X541PAp.jpeg]

Vishe, comprei desses hoje na bodega da minha rua, 6 contos
Responder
 #312
[Imagem: GK-p6fj-WIAEFir-J-1.jpg]

focade as regra Fuckyeah
1 usuário curtiu este post: firms
Responder
 #313
(11/04/2024, 21:46)JJaeger Escreveu: Eu me refiro estritamente a filosofia enquanto campo de estudo especializado. Se você pôr dessa forma, todos são matemáticos, afinal, fazemos aritmética cotidianamente. Todos são escritores, pois mandamos mensagens no whatsapp. Todos são futebolistas, pois sabemos chutar uma bola de borracha, etc. Não é uma forma útil de se analisar a situação. Filosofia, enquanto campo de trabalho, não bota comida na mesa a não ser que você queira ser um professor, frustrado, de filosofia.

O que quis dizer é que a Filosofia é uma Ciência que todo mundo tem interesse, porque seus tópicos fazem parte das necessidades humanas enquanto "Conhecer a si mesmo", não importando a classe social. Sócrates, por exemplo, praticava Filosofia discutindo com qualquer pessoa, de qualquer classe social. E sendo uma Ciência para satisfazer as necessidades humanas, ela sempre estará "na moda". E se alguém não tem interesse em Filosofia, é porque está em ignorância, e não percebe a sua utilidade (que comprovadamente produz o Bem e orienta o ser humano), o que não invalida a sua importância. E se o critério é simplesmente o interesse por Filosofia: no mínimo 87% da população brasileira é religiosa, sendo os católicos mais de 64%. Só dos católicos em si, já dá para dizer a Filosofia é algo essencial, pois faz parte dos estudos dos padres na sua formação, e também de toda a organização religiosa. "Ah, mas o peão que a assiste a missa não estuda isso!" Não estuda por ignorância (não necessariamente porque não gosta ou acha inútil0, o que não invalida a sua utilidade nem seu caráter necessário, já que sua fé é feita por Filosofia também.

(11/04/2024, 21:46)JJaeger Escreveu: A definição de trabalho que eu uso, e provavelmente a maioria das pessoas usam ao empregar essa palavra, é: se requer esforço e me dá dinheiro é trabalho, se requer esforço e não dá dinheiro é passatempo ou caridade.

Vamos por dessa forma: nem todos são caridosos o suficiente pra estudar filosofia enquanto campo de estudo especializado a sério a menos que tenham isso como passatempo.

Sua opinião, obviamente. Ao longo da história, imperadores, reis, padres, políticos, burguesia (mecenas), artistas, etc...todos pediram opinião e conselhos de filósofos para se executar sues trabalhos bem, logo a Filosofia é um trabalho, pois ajuda no trabalho dos outros. E lembremos que o Liberalismo e capitalismo foi estruturado através da Filosofia (John Locke)...seria o Liberalismo e capitalismo coisas vidas de passatempo?

(11/04/2024, 21:46)JJaeger Escreveu: Perfeito. Não precisa tirar o meu dinheiro e entregar pro maconheiro da USP discutir isso então, todos já fazem de graça.

Filosofia não é só o maconheiro da USP (tem dezenas de filosofias). E o que quis dizer que a Filosofia é uma Ciência que atende à necessidade todos os seres humanos, logo qualquer um pode discutí-la, desde o leigo até o estudado. É é bom que haja estudiosos, para que o cidadão possa ter acesso as questões que ele discute, de forma mais elucidada e especializada, gerando esclarecimento à sociedade.
Responder
 #314
(13/04/2024, 12:41)Lucius Auri Escreveu: Sua opinião, obviamente. Ao longo da história, imperadores, reis, padres, políticos, burguesia (mecenas), artistas, etc...todos pediram opinião e conselhos de filósofos para se executar sues trabalhos bem, logo a Filosofia é um trabalho, pois ajuda no trabalho dos outros.

Ou seja, menos de 1% da população. Ao longo da história a maioria das pessoas eram escravas, camponeses, pescadores, caçadores, etc. e não sabiam nem o que era um filósofo, quanto mais que isso era um trabalho.

Filósofo, assim como padre ou pastor, está mais para profissão do que trabalho. Eu consigo fazer um freelancer de carpinteiro, mas não posso fazer um de padre.

(13/04/2024, 12:41)Lucius Auri Escreveu: E lembremos que o Liberalismo e capitalismo foi estruturado através da Filosofia (John Locke)...seria o Liberalismo e capitalismo coisas vidas de passatempo?

O livre comércio foi estruturado na base do "me dá isso que eu te dou isto". A filosofada veio depois, o ato de trocar coisas sempre existiu. A escrita surgiu para catalogar bens, a venda e troca é mais velha que a escrita. Como eu disse lá em posts passados, a explicação vem depois do ato, primeiro se faz, depois se explica. Os seres humanos já praticavam livre comércio desde que o mundo é mundo, a sistematização em escrita desses costumes veio depois na forma do liberalismo. As pessoas não passaram a comprar e vender espontaneamente depois que John Locke escreveu um livro, isso é absurdo.

(13/04/2024, 12:41)Lucius Auri Escreveu: Filosofia não é só o maconheiro da USP (tem dezenas de filosofias). 
Não é só o maconheiro da USP, mas é majoritariamente o maconheiro da USP.

(13/04/2024, 12:41)Lucius Auri Escreveu: E o que quis dizer que a Filosofia é uma Ciência que atende à necessidade todos os seres humanos, logo qualquer um pode discutí-la, desde o leigo até o estudado.

Depende da posição na pirâmide de Maslow que você está. A necessidade do mendigo é atendida por um bom prato de sopa, não pela recitação de A República. E eu separo religião de filosofia, a religião é muito mais ancestral que a filosofia e provavelmente tem relação evolutiva íntima com os seres humanos. Depois do prato de sopa, ler uma passagem da Bíblia seria mais benéfico do que ler A República.

(13/04/2024, 12:41)Lucius Auri Escreveu: É é bom que haja estudiosos, para que o cidadão possa ter acesso as questões que ele discute, de forma mais elucidada e especializada, gerando esclarecimento à sociedade.

Portanto que não sejam financiados com o meu dinheiro, acho positivo que tenham mesmo.
Responder
 #315
(13/04/2024, 13:56)JJaeger Escreveu: Ou seja, menos de 1% da população. Ao longo da história a maioria das pessoas eram escravas, camponeses, pescadores, caçadores, etc. e não sabiam nem o que era um filósofo, quanto mais que isso era um trabalho.

Filósofo, assim como padre ou pastor, está mais para profissão do que trabalho. Eu consigo fazer um freelancer de carpinteiro, mas não posso fazer um de padre.

O que muda nada, já que esse 1% orienta e faz decisões para organizar as pessoas da base, através de conselhos de sábios e filósofos. E é trabalho, na medida que ele orienta o ser humano na busca pelo Bem, até mesmo mercadores e assalariados (dando orietações éticas e jurídicas acerca do bom uso do dinheiro.

(13/04/2024, 13:56)JJaeger Escreveu: O livre comércio foi estruturado na base do "me dá isso que eu te dou isto". A filosofada veio depois, o ato de trocar coisas sempre existiu. A escrita surgiu para catalogar bens, a venda e troca é mais velha que a escrita. Como eu disse lá em posts passados, a explicação vem depois do ato, primeiro se faz, depois se explica. Os seres humanos já praticavam livre comércio desde que o mundo é mundo, a sistematização em escrita desses costumes veio depois na forma do liberalismo. As pessoas não passaram a comprar e vender espontaneamente depois que John Locke escreveu um livro, isso é absurdo.

A prática ter vindo anterior à teoria não invalida a teoria. Aliás, com teoria, a prática é feita com mais eficiência.

E comércio/economia é tão antigo quanto a humanidade, já dizia Marx. Entretanto, o capitalismo é um modelo de economia dentre outros modelos, e só surgiu na Modernidade na Inglaterra, na era das navegações. O próprio conceito de lucro do capitalismo é diferente do modelos de economia antigos, que pregavam uma "troca justa" (o dinheiro/ouro equivaler á um bem/produto/serviço produzido. O lucro (mais-valia) permite trocas injustas, ao liberar a usura, a especulação (dinheiro fazendo dinheiro, ao invés do dinheiro representar um bem/produto/serviço produzido), a o marketing/propaganda (dar um valor ao produto que ele não possui), etc...a economia antiga punia essas condutas. Capitalismo e economia não são as mesmas coisas.

(13/04/2024, 13:56)JJaeger Escreveu: Não é só o maconheiro da USP, mas é majoritariamente o maconheiro da USP.

Recomendo ir a uma faculdade ou Universidade de Humanas então. Veja a grade curricular das aulas dos professores e os alunos ali. Há mais diversidade e discussões variadas entre professores e alunos do que alguns sugerem ou pensam.

(13/04/2024, 13:56)JJaeger Escreveu: Depende da posição na pirâmide de Maslow que você está. A necessidade do mendigo é atendida por um bom prato de sopa, não pela recitação de A República. E eu separo religião de filosofia, a religião é muito mais ancestral que a filosofia e provavelmente tem relação evolutiva íntima com os seres humanos. Depois do prato de sopa, ler uma passagem da Bíblia seria mais benéfico do que ler A República.

Epicteto era um escravo e estudou Filosofia. Frederick Douglass, um escravo, e importante figura na abolição da escravatura disse que "O conhecimento torna o homem inapto a ser escravo". Diógenes de Sínope era um morador de rua e criador e expoente da filosofia cínica. Sócrates era pobre, e praticava a Filosofia, discutindo com todos os gregos.

Sobre religião: a religião, no que difere da Filosofia, se difere mais em uma abordagem mais "dogmática" do que racional, e usa uma linguagem diferente da Filosofia (símbolos, ritos). Os meios para falar do divino são diferentes, mas todos falam, no fim, da mesma coisa.
Responder
 #316
(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: A prática ter vindo anterior à teoria não invalida a teoria.

Não invalida a teoria, e por que deveria? A teoria, nesse caso, é apenas uma descrição sistemática da prática. Da forma que você tinha colocado, dava-se a entender que porque a teoria foi "criada" é que a prática deu-se.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: Aliás, com teoria, a prática é feita com mais eficiência.

Ler Locke te faz um melhor comerciante? Não sei se é o caso. Comércio é praxeologia, não é uma ciência exata. Ler sobre economia é mais uma atividade filosófica do que estritamente comercial. Quem tem empresa grande lê Sun Tzu, não John Locke.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: O próprio conceito de lucro do capitalismo é diferente do modelos de economia antigos, que pregavam uma "troca justa" (o dinheiro/ouro equivaler á um bem/produto/serviço produzido. O lucro (mais-valia) permite trocas injustas, ao liberar a usura, a especulação (dinheiro fazendo dinheiro, ao invés do dinheiro representar um bem/produto/serviço produzido) (...)

Mais-valia não existe, é um delírio marxista. Lucro existia antes de qualquer noção de "capitalismo" como se tem hoje, lucro é a recompensa pelo risco. Quem decide o que é injusto ou não é o comprador, não uma entidade central.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: marketing/propaganda (dar um valor ao produto que ele não possui), etc..

Delírio marxista. Quanto você pagaria pra levar um chute no meio do saco? Eu pago 0 reais, você também paga 0 reais, mas tem doente na Alemanha que paga 100 euros pra levar um belo chute nas ovas. As coisas não tem valor intrínseco, as pessoas que atribuem valor aos objetos e serviços baseados no seu contexto; paga quem quer, vende quem pode.

Eu me disponho a desembolsar 7k numa RTX 4070 Ti, sabe quanto o meu pai pagaria nesse troço? 0 reais, talvez 1,50 pra retirar o ouro e cobre que tem dentro e jogar o resto fora.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: a economia antiga punia essas condutas. 

A economia antiga não punia tais condutas, a Igreja punia tais condutas. As pessoas continuavam vendendo pra obter lucro, só ver os chineses, islâmicos, judeus, indianos, o mercado negro, etc. Não é à toa que na idade média européia os comerciantes e banqueiros eram judeus, eles não seguiam as vontades da igreja.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: Capitalismo e economia não são as mesmas coisas.

Sim, capitalismo enquanto termo é uma criação marxista, economia são trocas voluntárias que existem a milhões de anos.

(13/04/2024, 14:56)Lucius Auri Escreveu: Recomendo ir a uma faculdade ou Universidade de Humanas então. Veja a grade curricular das aulas dos professores e os alunos ali. Há mais diversidade e discussões variadas entre professores e alunos do que alguns sugerem ou pensam.
Cara, eu moro no nordeste, tu quer é ferrar comigo  HAHA!
No próximo congresso de "Porque crianças trans existem" talvez eu dê um pulinho por lá.
1 usuário curtiu este post: Lucius Auri
Responder
 #317
(13/04/2024, 15:21)JJaeger Escreveu: Ler Locke te faz um melhor comerciante? Não sei se é o caso. Comércio é praxeologia, não é uma ciência exata. Ler sobre economia é mais uma atividade filosófica do que estritamente comercial. Quem tem empresa grande lê Sun Tzu, não John Locke.

Se você quer ser um bilionário inescrupuloso, sim, pois a teoria liberal dá a "cosmovisão" do homem, e seu encaixe na economia (capitalismo). No fim, a economia é um hábito ou ética de "monetizar" coisas que as pessoas tem necessidade (oferta e demanda), dando a pessoa as instruções éticas e comportamentais para se fazer isso. As pessoas só enxergam o dinheiro em uma esfera puramente quatitativa, mas esquecem que o valor que damos à ele (ética) pesa na hora de estabelecer o que é permitido, o que é proibido, o que é necessário e suficiente, e o supérfluo/excesso...todas essas questões comportamentais e éticas pesam na hora de buscarmos dinheiro. Os liberais realmente ricos, que fazem "engenharia social e economica", acabam esbarrando nesses tópicos, pois sabem que ética e comportamento influem na hora das pessoas buscarem dinheiro. Mude a ética e comportamento para se buscar dinheiro, e você exercerá poder, dependendo de que estrutura economica você deseja criar.

Paulo Gala (gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo, Conselheiro da FIESP e Economista-chefe do Banco Master), Abílio Diniz (bilionário), Paulo Guedes (especulador financeiro), todos cursaram economia.

E parece que o topo das graduações dos bilionarios é economia: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/...-da-lista/

(13/04/2024, 15:21)JJaeger Escreveu: Delírio marxista. Quanto você pagaria pra levar um chute no meio do saco? Eu pago 0 reais, você também paga 0 reais, mas tem doente na Alemanha que paga 100 euros pra levar um belo chute nas ovas. As coisas não tem valor intrínseco, as pessoas que atribuem valor aos objetos e serviços baseados no seu contexto; paga quem quer, vende quem pode.

Eu me disponho a desembolsar 7k numa RTX 4070 Ti, sabe quanto o meu pai pagaria nesse troço? 0 reais, talvez 1,50 pra retirar o ouro e cobre que tem dentro e jogar o resto fora.

Você está falando de valor enquanto individuo. A nível de organização coletiva/estatal, há regras éticas e regulações sobre a economia (Direito Economico, Direito do Consumidor, etc...), e preço das coisas tem que "encaixar" nessas regras.

(13/04/2024, 15:21)JJaeger Escreveu: A economia antiga não punia tais condutas, a Igreja punia tais condutas. As pessoas continuavam vendendo pra obter lucro, só ver os chineses, islâmicos, judeus, indianos, o mercado negro, etc. Não é à toa que na idade média européia os comerciantes e banqueiros eram judeus, eles não seguiam as vontades da igreja.

A usura é condenada e punida, e não somente na Igreja Católica. E adivinha o porque dos judeus foram expulsos em mais de 100 países? Pista: os países alegavam "crimes economicos". Pois é, havia regras e regulações na economia.

(13/04/2024, 15:21)JJaeger Escreveu: Mais-valia não existe, é um delírio marxista. Lucro existia antes de qualquer noção de "capitalismo" como se tem hoje, lucro é a recompensa pelo risco. Quem decide o que é injusto ou não é o comprador, não uma entidade central.

Só fazer um teste então: coloque uma pessoa para negociar com um patrão um salário, mas exigindo direitos trabalhistas. Logo após isso, coloque outra pessoa, mas que não exige direitos trabalhistas. Se o salário for igual em ambos os casos, então a mais-valia realmente não existirá. "O patrão que escolhe o preço" bom, o patrão escolhe o preço, se ele estiver livre de qualquer compromisso ético com o trabalhador, para maximizar seu fluxo de dinheiro (lucro, mais-valia). Se um patrão precisa de "flexibilização ética" para fazer dinheiro, logo a mais-valia (cobrar de uma coisa mais do que ela vale) está aí, pois para ele fazer dinheiro ele precisa reduzir compromissos e deveres éticos com o trabalhador.

(13/04/2024, 15:21)JJaeger Escreveu: Cara, eu moro no nordeste, tu quer é ferrar comigo  HAHA!
No próximo congresso de "Porque crianças trans existem" talvez eu dê um pulinho por lá.

Pode ir tranquilo colega, garanto, será algo agradável. Tem "maconheiro"? Pode ter sim. Mas no geral, você vai encontrar várias outras pessoas além de "esquerdistas" (que até detestam e evitam pessoal de esquerda na Universidade).
Responder
 #318
Mãe quebrou mais uma xícara que costumo usar.

Tem algumas que nem uso e mantenho escondidas.
Queria usar, mas o risco é muito grande.
Responder
 #319
(13/04/2024, 18:30)PaninoManino Escreveu: Mãe quebrou mais uma xícara que costumo usar.

Tem algumas que nem uso e mantenho escondidas.
Queria usar, mas o risco é muito grande.

Quebra uma xícara dela, oras.
Responder
 #320
(13/04/2024, 18:53)M3troid Escreveu: Quebra uma xícara dela, oras.

Esse é o problema, ela vive quebrando coisas.
Dessa vez foi uma das xícaras que uso.
Responder
Páginas (133): 1 ... 30 31 32 33 34 ... 133

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes