Open Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2024, 00:01.
Páginas (134): 1 ... 28 29 30 31 32 ... 134
1330 respostas neste tópico
 #291
(09/04/2024, 17:02)Lucius Auri Escreveu: Getúlio Vargas fez mais que bem em centralizar o poder, já que na República Velha, que havia um governo com autonomia nos estados, significava a farra dos oligarcas para proteger seus pequenos interesses locais, sem preocupação a nível coletivo nacional. O coronelismo na época, com suas pistolagens e fraudes eleitorais, que fazia revezamento de "cartas marcadas" com a oligarquia paulista e mineira (política café-com-leite), era a regra comum. Getúlio "passou o cerol" nisso? Ótimo! Tinha que ser assim mesmo. Mais ou menos ocorreu nos Estados Unidos, com a Guerra da Secessão, aonde a oligarquia latifundiária sulista bloqueava os interesses do norte, que queria desenvolvimento nacional e sofisticação economica (industrialização). Para um país ter futuro, tem que reprimir esse tipo de oligarquia, que é a "elite do atraso". Se não fosse a política de industrialização de Getúlio Vargas (e continuada pelos militares), o Brasil seria um "fazendão" exportador, e nível de desenvolvimento economico de países africanos.

Uma oligarquia local é menos danosa do que um poder central (que no fim também vira uma oligarquia só que mais distante). Os problemas que você descreveu da república velha continuam existindo, mas agora em esferas ainda mais superiores do governo. Eu não vejo qual o problema no Brasil ser um fazendão exportador, a Holanda é uma fazendinha exportadora e eu prefiro ir morar lá do que continuar aqui. Qual o problema em focar no que você é bom? Eu confio mais na habilidade das pessoas de fazerem o que elas acham que fazem melhor, como plantar soja ou criar boi, do que na habilidade de um burocrata de ditar o que elas devem fazer.

(09/04/2024, 17:02)Lucius Auri Escreveu: Paulo Maluf é mal-falado, porque a maioria dos que os acusam são políticos vagabundos e incompetentes. Paulo Maluf foi de fato a essência do verdadeiro político, pois metade da infraestrutura de São Paulo foi feita por ele, com verba pública muitas vezes menor do os políticos atuais (que o caluniam, mas que não constroem nada, nem fazem nada). Ás críticas a ele não passam de inveja.

"Rouba mas faz" é, de fato, a essência do político verdadeiro, nisso eu concordo em 100%. Sobre a infraestrutura de São Paulo, não posso falar muito pois não moro aí, mas São Paulo não me soa como exemplo de boa infra pelo que já ouvi. Por exemplo, já vi relatos de paulistas dizendo que o "minhocão" além de deixar a cidade mais feia contribuiu para vários problemas de segurança pública ao movimentar moradores de rua e drogados pra regiões ao redor.

(09/04/2024, 17:02)Lucius Auri Escreveu: Na questão ética, o estado exige de mim responsabilidade dever para atuar e colaborar ao bem comum, de acordo com meus talentos, classe social e capacidades. Isso é basicamente exercer a cidadania. E se me é exigido que tenha deveres e responsabilidades éticas quanto ao Estado (bem comum), logo nada mais natural que o cidadão (eu) exija o direito de que o Estado fomente a cultura (Filosofia, Belas Artes, Literatura, teatro, etc...), como forma de elevar o padrão ético e senso de dever patriótico. Tenho deveres, logo tenho direitos. E isso significa que exigir oportunidades para desenvolver um senso ético elevado é somente o cidadão exigindo a troca justa que lhe é por direito. Não há nenhum "almoço grátis".

Brother, tu mora no Brasil. Dinheiro pra cultura vai pra vagabundo fumador de maconha fazer "Ó Paí, Ó 2" e congresso de "Cu é lindo". O brasileiro médio tem 10 mil deveres pra 5 direitos. Como eu falei anteriormente, a realidade tem que significar alguma coisa.

(09/04/2024, 17:02)Lucius Auri Escreveu: Quanto ao papel do Estado no fomento da cultura: na Grécia Antiga, os políticos davam espaços para discussões e trocas culturais (ágora). Os romanos estimulavam o estudo filosófico na aristocracia e a abertura da Academias filosóficas (isso se deu através do contato com os gregos, após a vitória dos romanos sobre a Grécia); a Eneida, épico heróico clássico da literatura, foi patrocinado pelas elites aristocráticas. Cipião Emiliano, aristocrata romano, foi patrocinador da cultura helenística e introdutor da cultura grega em Roma. O Renascimento, no qual houve uma revolução cultural e técnica, foi apoiada e auxiliada pela Igreja Católica. Gil Vicente, dramaturgo medieval português, fez suas obras com patrocínio da nobreza portuguesa. O Século de Ouro Espanhol foi uma coordenação da Igreja Católica ao estimular a alta cultura aos intelectuais. Foi através do Estado Russo e seu estimulo á cultura que se produziu gigantes como Prokofiev, Shostakovich, e Rachmaninov. E isso só para citar alguns exemplos.

Um rei absolutista na idade média não tem o poder que um prefeito de cidade de interior tem hoje. Eu diferencio o Estado moderno do que podemos chamar, anacronicamente, de "Estado" na idade antiga ou medieval. A minha crítica é muito mais ao Estado moderno que se iniciou na Prússia.
Responder
 #292
(09/04/2024, 18:19)M3troid Escreveu: A choradeira dos vermelhos no twitter tá uma maravilha.

O musqui é mavadão, mas nóis num ten pra ondi ih. Cry

O Twitter é a principal rede social da galera do mal, logo eles não vão sair de lá, eles querem que o Musk saia. Cry
Responder
 #293
(10/04/2024, 04:57)rapier Escreveu: O Twitter é a principal rede social da galera do mal, logo eles não vão sair de lá, eles querem que o Musk saia. Cry

eu ri....
se twitter fosse apenas a comunidade do bem o muskito n estaria fazendo zumbido. E devido ter mal em massa que n pará de chegar pedidos para interrar os perfis lol..
Responder
 #294
(10/04/2024, 06:46)martec Escreveu: eu ri....
se twitter fosse apenas a comunidade do bem o muskito n estaria fazendo zumbido. E devido ter mal em massa que n pará de chegar pedidos para interrar os perfis lol..

O Twitter precisa de gente do bem e do mal pra dar mais $ e ter mais retorno. A rede não pode ter apenas levógiros, isso é um dos motivos de o Elon ter desbloqueado uma galera do bem: ele mantém a comunidade anti horária ao mesmo tempo que atrai cidadãos de bem.

Como o Twitter é feito pra ser panelizado, cada grupo pode seguir os ensinamentos da dona Florinda em paz.
Responder
 #295
(10/04/2024, 07:16)rapier Escreveu: O Twitter precisa de gente do bem e do mal pra dar mais $ e ter mais retorno. A rede não pode ter apenas levógiros, isso é um dos motivos de o Elon ter desbloqueado uma galera do bem: ele mantém a comunidade anti horária ao mesmo tempo que atrai cidadãos de bem.

Como o Twitter é feito pra ser panelizado, cada grupo pode seguir os ensinamentos da dona Florinda em paz.

pois é tão de bem que são disseminadores de violencia, de odio, de fake news e ataque a minoria etc...

O Muskito está fazendo zumbido para ter desculpa para poder mandar embora os funcionarios já que no BR n é rentavel e depois botar toda a culpa nos outros nesse caso o Moraes. É a tatica de todos os caras desse espectro politico... nunca assume a culpa só sabem botar a culpa nos outros lol..
2 usuários curtiram este post: Dreamsettler, Xenogears
Responder
 #296
Problema dessa treta é que como sempre o brasileiro desviou do problema principal e a discussao vai ficar em bozolinos vs Janjos

Pior de tudo que os únicos que tentaram puxar o assunto relevante, foi a PGR tentando trazer a regulamentação de conteudo de redes sociais, mas vamos continuar nessa varzea br Icon_lol

Brasil sempre perde oportunidade de melhorar, incrivel.
Responder
 #297
(10/04/2024, 08:41)gangrena Escreveu: Problema dessa treta é que como sempre o brasileiro desviou do problema principal e a discussao vai ficar em bozolinos vs Janjos

Pior de tudo que os únicos que tentaram puxar o assunto relevante, foi a PGR tentando trazer a regulamentação de conteudo de redes sociais, mas vamos continuar nessa varzea br Icon_lol

Brasil sempre perde oportunidade de melhorar, incrivel.

acha que o mal vaI deixar regular a alguma coisa? para o mal disseminar a violencia, o odio, fake news e atacar a minoria etc é liberdade de expressão lol...
1 usuário curtiu este post: Xenogears
Responder
 #298
Ódio, fake news e minorias são os 3 cavalheiros do wokepocalipse. Eu não consigo levar isso a sério.
Responder
 #299
(09/04/2024, 18:32)JJaeger Escreveu: Uma oligarquia local é menos danosa do que um poder central (que no fim também vira uma oligarquia só que mais distante). Os problemas que você descreveu da república velha continuam existindo, mas agora em esferas ainda mais superiores do governo. Eu não vejo qual o problema no Brasil ser um fazendão exportador, a Holanda é uma fazendinha exportadora e eu prefiro ir morar lá do que continuar aqui.

Os problemas da República Velha voltaram, por que os seus vícios voltaram, com a abertura da democracia de modelo liberal, que existia na época da República Velha também. Desde o início das políticas economicas liberais, a industrialização do Brasil vem caindo, desde o fim do período do Regime Militar. E discussões sobre centralização ou autonomia de Estados tem que considerar o contexto, as pessoas e os seus valores que vão "manejar a máquina estatal", entre outras coisas, pois o Estado (seja ele centralizado ou que prega autonomia) é só uma ferramenta; ferramenta essa que quem vai utilizar de fato de modo bom ou ruim é a pessoa, e também o contexto geopolítico inserido nessa estrutura. Não adianta pregar "autonomismo", fazendo fronteira com países hostis, por exemplo, pois a cadeia de comando será longa e satisfazer os interesses (fazer acordos) de várias cabeças dá mais trabalho, coisa que pode ser suícidio com um perigo iminente ou que está na sua porta, só esperando "o momento certo".

(09/04/2024, 18:32)JJaeger Escreveu: Brother, tu mora no Brasil. Dinheiro pra cultura vai pra vagabundo fumador de maconha fazer "Ó Paí, Ó 2" e congresso de "Cu é lindo". O brasileiro médio tem 10 mil deveres pra 5 direitos. Como eu falei anteriormente, a realidade tem que significar alguma coisa.

É isso o problema? Simples: bota a distribuição de verba cultural para um "Tribunal Popular", composto de várias pessoas de ambos os espectros políticos (direita/esquerda/centro, etc...), democratizando a distribuição da verba para todos. O problema da verba ir só para "fumador de maconha" é que as pessoas dos outros espectros políticos/culturais, no geral, não correm atrás de criar "massa crítica intelectual" que ocupe os campos acadêmicos e culturais para exigir sua "fatia do bolo", no geral, só cruzam os braços, e dizem que "Humanidades" é coisa inútil. Preconceito esse que a esquerda agradece e urra de alegria, pois todo o campo que diz sobre o Homem e sua função na realidade será ditado por essa galera, que agradece por dar a disciplina de Humanidades de mão beijada, sem nem precisar lutar. Se só a esquerda se preocupa com produção cultural, isso não é exatamente um problema, é só ela que tem consciência do papel do Estado no fomento da cultura, e corre atrás disso. Que os outros despertem também, e corram atrás de seus direitos também. Ou é isso, ou cruzar os braços e bater os pés no chão, e lamentar, mas a esquerda continuará a sua hegemonia não contestada por ninguém, te dando "pauta woke" em tudo que mexe com Humanidades (ética sendo uma delas), ou seja, na sua novela, filme, livro, teatro, música, etc...

(09/04/2024, 18:32)JJaeger Escreveu: Um rei absolutista na idade média não tem o poder que um prefeito de cidade de interior tem hoje. Eu diferencio o Estado moderno do que podemos chamar, anacronicamente, de "Estado" na idade antiga ou medieval. A minha crítica é muito mais ao Estado moderno que se iniciou na Prússia.

Quanto ao campo cultural, isso não mudou no Estado Moderno. A Lei Rouanet e as universidades públicas de Humanidades estão aí para exemplificar isso.
Responder
 #300
[Imagem: GK1-O6-CSWc-AAg-KUA-1.jpg]

Exagerado, mas eu ri.
Responder
Páginas (134): 1 ... 28 29 30 31 32 ... 134

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes