2.Amaha Yuiko - Mashiroiro Symphony 3.Minase Akiko - Kanon 4.Minato Kaori - Ro-kyu-bu 5.Sado Tomoko - MM! 6.Shirayuki Tsurara - Rosario to Vampire Capu2 7.Kazami Hatsuho - Onegai Teacher 8.Kouchuu Kanshou - Koihime Musou 9.Saionji Youko - School Days Valentine Days 10. Restall Almeia - Dakara boku wa h ga dekinai 11. Sena Ranka - Mashiroiro Symphony 12. Takasu Yasuko - Toradora 13. Mãe da Kotori - Love Live 14. Sendou Kaya - Fortune Arterial 15. Mercelida Ygvar - Lotte no Omocha
Justificando rapidamente o top:
A Meme é a primeira porque ela é muito carismática, engraçada e bem conservada pra uma dona humana de 40 anos. É a melhor dona do anime disparado e por isso está no topo da lista.
A última colocada é a mãe da Lotte. O principal motivo do último lugar é porque ela é uma succubus que trepa sem parar com qualquer macho que aparece na frente mas por conta disso ela consegue manter sua juventude. Tive que colocar uma succubus na lista e ela fica com o último lugar porque tá mais rodada que beyblade.
A Kaya é uma vampiresa e só coloquei na lista porque é a única que consegui lembrar que cumpre os critérios. No anime ela não é pegável e tão pouco amigável. Não cumpre o papel de mãe e praticamente age como vilã.
A Akiko dispensa comentários. Ela esteve no meu top1 por um bom tempo mas perdeu com o tempo. Ainda está no top3 e quem leu os doujins "Akiko-san to Issho" vai entender o porque.
Vou pensar aqui pra ver se cito ao menos 5 sem ser as que você citou, mas vai ser difícil. Muito difícil...
Ah, os critérios que o @Kyyzao citou são os oficiais: não vale citar donas menores de 25 anos, que não sejam mães, ou que sejam de animes hentai. Se não limitar, vira bagunça.
A maioria das personagens não são consideradas "donas" em animes, nem fazem parte de haréns, mas gosto delas. Pode? Não costumo rankear como vocês, então, acho justo valer. Afinal, mesmo assistindo alguns ecchis por aí, não consigo gostar da maioria das persoangens mais velhas. Ah, isso assumindo que vocês estão levando mais em conta a beleza e as chances de ficar com o mc. Tá, estou pensando demais, vou simplesmente postar. `-´
Angelina - Kuroshitsuji.
Mais conhecida como Madame Red, ela é, com certeza, minha personagem mais velha favorita. Ela é tia do personagem principal e sua história é contada nos primeiros episódios do anime. Não sei se alguém daqui um dia verá esse anime, mas, assim mesmo, quero evitar spoilers. No filme em live action, a personagem inspirada nela foi a principal. Uma vilã amável.
Tomoe Wajima - Hanasaku Iroha.
Uma de minhas persoangens favoritas do anime. Apesar do drama em busca de um marido, ela era muito divertida.
Takako Kawajiri - Hanasaku Iroha.
Essa mulher é uma escrota. :'D Apesar disso, achei a personalidade dela bem forte e isso é uma das qualidades que eu costumo admirar nos personagens. Ela simplesmente deu um rumo pra vida do marido.
Nobara - Inu x Boku SS.
Poxa, a idade dela não está bem definida, mas ela é a moça mais velha do anime. Enfim, gosto de personagens que assediam lolis de maneira moderada. Ela e seus fetiches me conquistaram.
Ming Li - Kami-sama no Memo-chou.
Essa mulher é muito boa. Outra com personalidade forte, além de ser linda. Gosto de como ela lida com os rapazes que frequentam seu barzinho.
Shiho - Isshuukan Friends.
Melhor mãe. O diálogo dela com o mc, namoradinho da filha, mostrou uma personalidade meiga e forte ao mesmo tempo. Ela ganha da filha fácil.
Noriko - Itazura na Kiss.
Essa tosca é muito engraçadinha. Ela shippa o casal principal como uma fangirl louca.
Edit: Esqueci da segunda melhor MILF:
Spoiler:
Malandro Michiko - Michiko to Hatchin.
Essa pseudo-br é muito bonita. Além de encantadora e excêntrica, é bastante firme. É uma personagem bem carismática e diferente, gostei bastante do anime por ela. A rapariga conquistou vários rapazes, além de mim. rs