Um monte de shooters do Mega Drive:
Vapor Trail: Hyper Offence Formation (1991) - Mega Drive (Pico Drive) - Data East - 8 mega
É um shoot 'n up bem básico, os gráficos são fracos e o gameplay também não tem nada demais, só há uma arma, com pequenas variações.
Também é bem curto, é um port literal do arcade. Ao menos a música é muito boa. Só que ela se repete por todas as fases...
Nota 6.5
Advanced Busterhawk Gleylancer (1992) - Mega Drive (Pico Drive) - NCS - 16 mega
Gleylancer é shoot 'n up bem interessante, o jogo tem uma historiazinha contada através de cenas de anime (estáticas, mas muito bem feitas), na qual gira em torno de Lucia Cabrock, filha do almirante da Marinha da Federação Terrestre Ken, que desapareceu enquanto lutava em uma guerra entre humanos e uma raça alienígena desconhecida que possui a capacidade de se teletransportar. Ao saber do desaparecimento de seu pai, Lucia roubou um caça estelar titular para salvá-lo.
Belos visuais (ótimos efeitos de parallax), boa trilha sonora e ainda uma história típica de animes espaciais fazem desse jogo algo bem interessante.
Nota 8.5
Battle Mania Daiginjou (1993) - Mega Drive (Pico Drive) - Vic Tokai - 16 mega
Mais um shoot 'n up, dessa vez com um esquema de controles bem diferente, você joga com duas garotas ao mesmo tempo e elas atiram em direções opostas (ou do mesmo lado com um apertar de botão), coleta novas armas e tudo que um shooter deve ter. O jogo tem uma pegada muito cômica, por várias vezes as protagonistas quebram a quarta parede e reclamam do próprio jogo.
Nota 8.7
Battle Mania (1991) - Mega Drive (Genesis Plus GX) - Vic Tokai - 4 mega
Como acabei jogando a sequência antes do primeiro, fui atrás do prejuízo. A jogabilidade é a mesma e na historiazinha do jogo, o Coronel ainda não confia no seu trabalho. O jogo continua com um bom humor, novamente quebrando a quarta parede como a sequência. Os gráficos são bem mais simples e o jogo é mais curto, mas continua sendo um bom shooter.
Nota 7.2
Thunder Force III (1990) - Mega Drive (Genesis Plus GX) - Technosoft - 4 mega
Continuando a saga de shooters, testei Thunder Force 2 e não gostei muito, ele é multidirecional e meio sem graça, então fui logo para o terceiro que é estupendo. As armas são excelentes, graficamente bem bonito e uma baita trilha sonora. É relativamente fácil, então terminei rápido. Curioso que no créditos, há um efeito gráfico similar ao mode 7 do SNES, impressionante.
Nota 8.1
Gaiares (1990) - Mega Drive (Genesis Plus GX) - Telenet Japan - 8 mega
É um shooter diferente do padrão, aqui além da arma padrão, você pode roubar as armas dos inimigos com um gancho e usar contra eles, são pelo menos 18 combinações diferentes. O jogo tem um belo visual e tem algumas telas de anime para contar o enredo, que é basicamente você contra uma rainha maligna que está construindo armas de destruição em massa, colocando várias raças em perigo.
Nota 7.8
Dangerous Seed (1989) - Namco (Genesis Plus GX) - Telenet Japan - 4 mega
Da época em que a Namco se chamava Namcot, Dangerous Seed é um shooter vertical bem simples, com temática biológica e é só, o jogo não tem bem uma história, é só gameplay e este é bem simples, colete armas diferentes e enfrente os bosses. Os backgrounds são apáticos, então visualmente o jogo é feio. Mas o gameplay até que agrada pela simplicidade.
Nota 6.1