Open Thread - 2022

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2022, 00:00.
Páginas (120): 1 ... 96 97 98 99 100 ... 120
 
1198 respostas neste tópico
 #971
A mídia já parou de chamar de orçamento secreto, agora é "emendas de relator".
1 usuário curtiu este post: Lonely
 #972
(02/11/2022, 21:37)JJaeger Escreveu: A mídia já parou de chamar de orçamento secreto, agora é "emendas de relator".

eu ri...
só pesquisar por orçamento secreto vai aparecer monte de noticias de vários portais isso filtrando dentro de uma semana.
a n ser que vc quis ser irônico... lol...
 #973
(02/11/2022, 21:39)martec Escreveu: eu ri...
só pesquisar por orçamento secreto vai aparecer monte de noticias de vários portais isso filtrando dentro de uma semana.
a n ser que vc quis ser irônico... lol...

Acho que não foi ironia. Tá parecendo só mais um caso de informação de whatsapp.
 #974
(02/11/2022, 21:58)marc Escreveu: Acho que não foi ironia. Tá parecendo só mais um caso de informação de whatsapp.

?
eu disse portais... oq a merda de veiculo de desinformação de whatsapp tem a ver com isso?
 #975
(02/11/2022, 21:59)martec Escreveu: ?
eu disse portais... oq a merda de veiculo de desinformação de whatsapp tem a ver com isso?

Eu quis dizer que esse tipo de pensamento só aparece por causa desses aplicativos de desinformação.
 #976
(02/11/2022, 22:04)marc Escreveu: Eu quis dizer que esse tipo de pensamento só aparece por causa desses aplicativos de desinformação.

então vc quer dizer que orçamento secreto é transparente? É isso?
a n ser que vc consiga dizer o nome do parlamentar que negociou a liberação do recurso para cada caso.
 #977
(02/11/2022, 20:23)Lonely Escreveu: Ele é citado na wikipedia, não conhecia, vou procurar. Ele dá quais argumentos para não considerar a América Latina?

Eu somente li pouco do livro, mas parece que esse cara, Ferguson, sabe que "ocidental" não é claramente definido, mas basicamente diz que o "ocidental" foi nasceu do Reino Unido e os países em aliança ele. Após a segunda guerra mundial, muitos países europeus unificaram e viraram "ocidental", por tornando mais similar a RU (e França). Então um país é "ocidental" se é do oeste da Eurásia, rico e tem algumas características que fazerem RU e as colônias anglo-saxões ter bem sucedidos (descentralização econômica e politica, ciência, direitos de propriedade, medicina, sociedade consumismo, ética de trabalho) e os países ricos que têm essas características são ocidentais, e aqueles sem não são, e América Latina (como Europa Oriental e os Balcãs) é pobre e não tem essas características. Como EUA tinham muitos imigrantes que foram trabalhadores (por contrato), mas America Latina mais tinha conquistadores ricos que só queriam ouro; e EUA tinham muitas donos de terras, mas América Latina tem mais desigualdade, com uma percentagem muito pequena com direitos de terra (e isso causou a falha de democracia com base de propriedade de terras). A América Latina também tinham muitos ditaduras.
3 usuários curtiram este post: JJaeger, Lonely, Lucius Auri
 #978
(02/11/2022, 22:34)Bakaromântic Escreveu: Eu somente li pouco do livro, mas parece que esse cara, Ferguson, sabe que "ocidental" não é claramente definido, mas basicamente diz que o "ocidental" foi nasceu do Reino Unido e os países em aliança ele. Após a segunda guerra mundial, muitos países europeus unificaram e viraram "ocidental", por tornando mais similar a RU (e França). Então um país é "ocidental" se é do oeste da Eurásia, rico e tem algumas características que fazerem RU e as colônias anglo-saxões ter bem sucedidos (descentralização econômica e politica, ciência, direitos de propriedade, medicina, sociedade consumismo, ética de trabalho) e os países ricos que têm essas características são ocidentais, e aqueles sem não são, e América Latina (como Europa Oriental e os Balcãs) é pobre e não tem essas características. Como EUA tinham muitos imigrantes que foram trabalhadores (por contrato), mas America Latina mais tinha conquistadores ricos que só queriam ouro; e EUA tinham muitas donos de terras, mas América Latina tem mais desigualdade, com uma percentagem muito pequena com direitos de terra (e isso causou a falha de democracia com base de propriedade de terras). A América Latina também tinham muitos ditaduras.

Eu suspeito que o fato da América Latina ser católica interfere diretamente nisso também. País ocidental parece ser uma forma educada de chamar país protestante + a França, colocando os países católicos (Portugal, Espanha e Itália) como uma forma de dissimular.
 #979
(02/11/2022, 22:34)Bakaromântic Escreveu: Eu somente li pouco do livro, mas parece que esse cara, Ferguson, sabe que "ocidental" não é claramente definido, mas basicamente diz que o "ocidental" foi nasceu do Reino Unido e os países em aliança ele. Após a segunda guerra mundial, muitos países europeus unificaram e viraram "ocidental", por tornando mais similar a RU (e França). Então um país é "ocidental" se é do oeste da Eurásia, rico e tem algumas características que fazerem RU e as colônias anglo-saxões ter bem sucedidos (descentralização econômica e politica, ciência, direitos de propriedade, medicina, sociedade consumismo, ética de trabalho) e os países ricos que têm essas características são ocidentais, e aqueles sem não são, e América Latina (como Europa Oriental e os Balcãs) é pobre e não tem essas características. Como EUA tinham muitos imigrantes que foram trabalhadores (por contrato), mas America Latina mais tinha conquistadores ricos que só queriam ouro; e EUA tinham muitas donos de terras, mas América Latina tem mais desigualdade, com uma percentagem muito pequena com direitos de terra (e isso causou a falha de democracia com base de propriedade de terras). A América Latina também tinham muitos ditaduras.

Resumindo, "Ocidente" são países aliados a OTAN, ou a esfera anglo-saxã liberal (EUA, Reino Unido).
 #980
(02/11/2022, 22:51)Lonely Escreveu: Eu suspeito que o fato da América Latina ser católica interfere diretamente nisso também. País ocidental parece ser uma forma educada de chamar país protestante + a França, colocando os países católicos (Portugal, Espanha e Itália) como uma forma de dissimular.
Ao menos na escrita do Ferguson, parece que não importa e ele diz que Itália, Portugal e Espanha definitivamente são países ocidentais (que é a opinião comum no RU em geral). Só ele destaca que algum acadêmico estadunidense (Sam Huntingdon, quem na minha opinião não é estranho...ele desenhou uma mapa com a Bósnia na civilização islâmica e Sérvia/Croácia na ortodoxa, que é verdade para religião, mas o público da Bósnia não é religiosa e é muito mais semelhante a Sérvia/Croácia do que o Irã ou a Turquia, por exemplo) disse que os países com cristianismo ortodoxo não são totalmente ocidental (que também é a opinião comum no RU. Quando a Russia invadiu a Ucrania, uma jornalista disse que Ucrânia é "relativamente civilizada e relativamente europeia" - não totalmente. Embora, na mente comum, ninguém pensa sobre a diferença religiosa, só que sempre o povo ouvem que aqueles países não são ocidentais e portanto pensam que é verdade).

(02/11/2022, 23:48)Lucius Auri Escreveu: Resumindo, "Ocidente" são países aliados a OTAN, ou a esfera anglo-saxã liberal (EUA, Reino Unido).

Eu pensei isso, mas há Turquia, Hungria, Roménia Albânia etc, todos na OTAN.
editar: bem, acho que talvez logo os países no sul e no leste da Europa serão considerado mais ocidental, como eles se tornam até mais desenvolvidos e se continuam ser com OTAN. Embora, não sei se eles quererão ser totalmente "ocidental".
1 usuário curtiu este post: Lonely
Páginas (120): 1 ... 96 97 98 99 100 ... 120
 

Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes