Open Thread - 2022

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2022, 00:00.
Páginas (120): 1 ... 24 25 26 27 28 ... 120
1198 respostas neste tópico
 #251
(01/04/2022, 11:17)rapier Escreveu: Isso é coisa de isentão.

As coisas mudam se você comparar com 2002, 1992... por exemplo, o povo já sabe que tucano é esquerda logo não leva a mudança alguma. Esse gostinho do paraíso que o Mito nos trouxe já anima a pensarmos em tempos melhores votando mais nele.

Eu sou muito novo, não tenho essa referência. Vou ter que confiar na tua palavra.

(01/04/2022, 11:17)rapier Escreveu: O Mito foi o primeiro presidente do século a tentar fazer as reformas, mas esbarrou no centrão e no STF. Tem que votar nele e nos apoiadores dele para fazer uma segunda limpeza no centrão.

Dada as devidas proporções, com o Lula não foi o mesmo? Um cara de fora, entrou pra tocar o zaralho. No fim, virou um deles. Esse é o perfil do presidente que o peão médio do Brasil adora: um homem, fora do sistema, fala grosso e diz que vai mudar as coisas mesmo que precise forçar a barra e andar na linha bamba da legalidade. Eu vi isso num vídeo de jovem comentando política, o que Lula e Bolsonaro tem em comum é o Getulismo, a imagem do populista autoritário que vai mudar o sistema e cuidar do brasileiro desamparado.

Nada impede de existir um mensalão com o Bolsonaro daqui uns anos, esse é o incentivo, aliás. O Bolsonaro não é herói, ninguém tá ali seguindo ideia, só trocando favor. O Brasil roda na base do "farinha pouca, meu pirão primeiro". Eu não consigo enxergar isso mudando, não. O centrão é que manda nesse país.
 #252
(01/04/2022, 11:28)JJaeger Escreveu: Dada as devidas proporções, com o Lula não foi o mesmo? Um cara de fora, entrou pra tocar o zaralho. No fim, virou um deles. Esse é o perfil do presidente que o peão médio do Brasil adora: um homem, fora do sistema, fala grosso e diz que vai mudar as coisas mesmo que precise forçar a barra e andar na linha bamba da legalidade. Eu vi isso num vídeo de jovem comentando política, o que Lula e Bolsonaro tem em comum é o Getulismo, a imagem do populista autoritário que vai mudar o sistema e cuidar do brasileiro desamparado.

O Mito é populista mas não é autoritário, é liberal (não no sentido isentão)! Ele quer a liberdade do povo, quer menos Estado (infelizmente só um pouco menos, ele deveria querer bem menos). Ele quer que o brasileiro comece a cuidar mais de si e dependa menos de um "pai do povo".

Onde um cara autoritário quer armar a população? Esqueceu esse vídeo aí de baixo?



O brasileiro não quer saber de gente frouxa. O FHC, o Moro... tucanos e nova esquerda são frouxos por natureza, por isso eles não têm futuro.

Mas você acertou em algo aí: sim, é um outsider que pode forçar uma renovação. Nada de Ciro.

(01/04/2022, 11:28)JJaeger Escreveu: Nada impede de existir um mensalão com o Bolsonaro daqui uns anos, esse é o incentivo, aliás. O Bolsonaro não é herói, ninguém tá ali seguindo ideia, só trocando favor. O Brasil roda na base do "farinha pouca, meu pirão primeiro". Eu não consigo enxergar isso mudando, não. O centrão é que manda nesse país.

Cara, o centrão já tá perdendo força. O MDB, que era o retrato do centrão desde a ditadura de 64, morreu. Há 10-20 anos era impossível eleger um presidente sem apoio do PMDB, agora ele é irrelevante.

O centrão de hoje é formado por gente que era considerada direita há apenas 5-10 anos, quer dizer, o centro já tá se movendo rumo à centro-direita.

O Mito não é o herói que precisamos, mas é o que temos. Caso ele seja reeleito a sucessão dele será muito interessante porque dela pode surgir gente melhor que ele, gente mais de direita. Pode até surgir outro outsider. O Mito na prática é centro-direita porque ele, por exemplo, insiste em querer beneficiar militares e outras categorias.
 #253
(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: Mas você acertou em algo aí: sim, é um outsider que pode forçar uma renovação. Nada de Ciro.

Eu falei "de fora", mas o Bolsonaro meio que tá na política faz um tempo, desdo os anos 90. Cara de fora é, sei lá, o Tiririca. Aliás, o Bolsonaro fazia política no fodendo Rio de Janeiro, as mãos do cara são sujas só por ter sido político lá. Ter esquema deve ser requisito mínimo pra entrar em qualquer cargo público no Rio de Janeiro, inclusive pra síndico de prédio.

(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: O brasileiro não quer saber de gente frouxa. O FHC, o Moro... tucanos e nova esquerda são frouxos por natureza, por isso eles não têm futuro.

Sim, é exatamente o perfil que eu falei lá atrás. O Lula não se vendeu como "frouxo", ele era o Bolsonaro da época dele (ou o Getúlio da época dele).

(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: Onde um cara autoritário quer armar a população? Esqueceu esse vídeo aí de baixo?

Link youtube: http://youtu.be/MgVDi4-EaDg?html5=1

Falar, até papagaio fala. Mas e aí, mudou algo na prática? Se for levar em conta o que o Lula dizia, acho que o Brasil hoje já devia ser uma potência intergaláctica. Autoritário talvez não caiba ao Bolsonaro (ainda), mas não é uma imagem estranha a ele, nem a qualquer presidente populista do Brasil. O Lula é um autoritário do caralho, mas no começo ele era paz e amor.

(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: Cara, o centrão já tá perdendo força. O MDB, que era o retrato do centrão desde a ditadura de 64, morreu. Há 10-20 anos era impossível eleger um presidente sem apoio do PMDB, agora ele é irrelevante.

O centrão de hoje é formado por gente que era considerada direita há apenas 5-10 anos, quer dizer, o centro já tá se movendo rumo à centro-direita.

O centrão, como é conhecido hoje, pode perder força. Mas o "farinha pouca, meu pirão primeiro", não acho. É essa mentalidade que cria um centrão. Na prática só muda de nome, a troca de favores continua a rodar as engrenagens da máquina pública.

(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: O Mito não é o herói que precisamos, mas é o que temos. Caso ele seja reeleito a sucessão dele será muito interessante porque dela pode surgir gente melhor que ele, gente mais de direita.

Concordo, mas se vai mudar algo... No máximo vai trocar o aspecto político. O que eu acho que vai acontecer é que vai se tornar a esquerda de 2008, vai surgir um Movimento Brasil Socialista, impixa alguém, aí repete tudo de novo, só que agora é a vez da esquerda.

Ou eu tô sendo pessimista demais, não sei.

(01/04/2022, 11:35)rapier Escreveu: O Mito na prática é centro-direita porque ele, por exemplo, insiste em querer beneficiar militares e outras categorias.

Se ele insistir em me beneficiar, eu voto nele.
 #254
(01/04/2022, 11:28)JJaeger Escreveu: Eu sou muito novo, não tenho essa referência. Vou ter que confiar na tua palavra.


Dada as devidas proporções, com o Lula não foi o mesmo? Um cara de fora, entrou pra tocar o zaralho. No fim, virou um deles. Esse é o perfil do presidente que o peão médio do Brasil adora: um homem, fora do sistema, fala grosso e diz que vai mudar as coisas mesmo que precise forçar a barra e andar na linha bamba da legalidade. Eu vi isso num vídeo de jovem comentando política, o que Lula e Bolsonaro tem em comum é o Getulismo, a imagem do populista autoritário que vai mudar o sistema e cuidar do brasileiro desamparado.

Nada impede de existir um mensalão com o Bolsonaro daqui uns anos, esse é o incentivo, aliás. O Bolsonaro não é herói, ninguém tá ali seguindo ideia, só trocando favor. O Brasil roda na base do "farinha pouca, meu pirão primeiro". Eu não consigo enxergar isso mudando, não. O centrão é que manda nesse país.

Você tá confundindo as coisas. Existe, historicamente, uma preferência em países ibéricos e mediterrâneos por líderes homens, pois desde Roma, são sociedades patriarcais. Como todo país patriarcal, homens viris são considerados os melhores postulantes ao cargo de liderança nesses países. Isso é uma coisa e também isso não é nem mesmo uma característica ruim, mas é simplesmente a forma social que funciona a 2 milênios nessas regiões.

Outra coisa é você misturar Lula, Bolsonaro e Getúlio. Todos eles podem ser vagamente associados a um tipo de populismo, mas a história, as ideias deles a subida de poder de cada um é bem diferente. O Getúlio era um típico latifundiário brasileiro e seria considerado do "Centrão" hoje em dia, que tinha uma noção do que é o Brasil e assim, para ter o poder em mãos, botou dinheíro nas mãos dos intelectuais e nos militares, deu porrada nos seus opositores e melhorou a vida do povo mais pobre. O Getúlio, podemos dizer, era um oligarca que decidiu que a oligarquia brasileira, que comandava a Primeira República, não deveria mandar mais nada e que ele precisava se tornar o líder da nação e centralizar o poder. Nada muito diferente do que pensavam os militares no início da República, tanto que o primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, sofreu atentado de morte, etc.

O Lula é um líder sindical que tem por trás dele o maior partido de esquerda do Ocidente, o PT, tem parte da elite brasileira por trás e tem a maior organização comunista atualmente no mundo, o Foro de SP, por trás tb. O Lula, no início, tinha a imagem de um típico proletário sindicalista e suavizou para conseguir votos da classe média, porém essa suavidade serve simplesmente para enganar a parte trouxa da classe citada anteriormente e da parte da elite que não é exatamente comunista. O Lula é autoritário porque ele é explicitamente comunista, é a favor do socialismo e as medidas do PT, ao longo do tempo, funcionaram para transformar a classe burocrática e intelectual brasileira em militantes orgânicos da esquerda, enquanto o PT enviava dinheiro para os países socialistas da América Latina (ver a Lava Jato). Não é um processo rápido, que poderia levar décadas, mas que já tem resultados claros: a classe universitária é claramente esquerdista, como a classe burocrática e, consequentemente, no Brasil o "senso comum" é ligeiramente mais a esquerda (eu posso detalhar mais em outro post). O Lula nunca teve o objetivo de mandar no Brasil ele mesmo, mas sim que os partidos comunistas tomassem o poder tanto no Brasil quanto no resto da América Latina.

Já o Bolsonaro não vem nem da elite brasileira latifundiátia, nem da elite urbana que estudou em universidades, lê Folha de SP e é de esquerda (que forma a roda do Lula, não o próprio). Ele vem do meio militar, tem ideias conservadoras como o combate à violência e o apoio ao posicionamento cristão em questões sociais, e portanto, populares na população brasileira que é cristã. Ele é vagamente liberal e é populista na medida em que dá moral para a classe média que está na sala militar e em parte da burocracia brasileira e fez concessões a elite brasileira que forma o Centrão.

Nisso daí você já vê que são processos muito diferentes. O Getúlio Vargas representava alguém que vinha da elite fundiária brasileira e que decidiu centralizar o poder nas mãos dele pq a elite brasileira só fazia merda na primeira República. O Lula é um rosto de pobre para colocar no poder parte da elite brasileira que é socialista e que tem planos de transformar a America Latina inteira em um continente socialista. O Bolsonaro é um zé do baixo clero da política, do baixo clero também do exército que apoia certos temas populares. Então não, não são semelhantes.

Eles são semelhantes, o Lula e o Bolsonaro, não o Getúlio, em terem uma linguagem direta e popular porque nenhum dos dois tem grande estudo. Isso é verdade, mas em todo o resto é bem diferente.
5 usuários curtiram este post: Aioros, Anthrax, JJaeger, rapier, TimeBandit
 #255
como diria a bruxa lá no episódio do pica pau

[Imagem: w1G8fGI.gif]
 #256
O Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, e por isso, teve que se aposentar. Moh pebice acontecer esse tipo de coisa com o cara.
 #257
Bolsonaro é da elite sim, elite da milicia  Icon_lol Icon_lol

Pessoal de RJ sabe da historinha bonita dele com Queiroz, Adriano da Nóbrega e outros matadores barra pesada.
 #258
(02/04/2022, 13:55)gangrena Escreveu: Bolsonaro é da elite sim, elite da milicia  Icon_lol Icon_lol

Pessoal de RJ sabe da historinha bonita dele com Queiroz, Adriano da Nóbrega e outros matadores barra pesada.

No RJ até o falecido @Oiacz deve ter esquema. É um pouco ingênuo acreditar que político velho, ainda mais presidente, não tem as mãos sujas. Ser corrupto ou não, na prática não importa, é algo normal, isso só vira pauta em época de eleição.
 #259
(02/04/2022, 15:50)JJaeger Escreveu: Ser corrupto ou não, na prática não importa, é algo normal, isso só vira pauta em época de eleição.

Por isso que o povo só se fode.
 #260
(01/04/2022, 23:28)M3troid Escreveu: O Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, e por isso, teve que se aposentar. Moh pebice acontecer esse tipo de coisa com o cara.

Foda, tem doença que nem dinheiro cura.
Nem o Estevão Trabalhos escapou do câncer
Páginas (120): 1 ... 24 25 26 27 28 ... 120

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitantes