(13/12/2021, 20:36)Zefiris Escreveu: O computador da minha mãe estava com problema de se desligar sozinho. Na última hora estive trocando os fios, adaptadores e até coloquei meu gabinete antigo lá. E até onde pude ver, tenho 90% de certeza que o problema são dos adaptadores que tentam converter 3 pinos para somente 2. O adaptador usado no forno elétrico parece robusto, mas os outros parecem simples demais e devem bagunçar algo.
Meu computador usa a única tomada 3 pinos daqui de casa, usando adaptador somente dos 3 pinos antigos para o formato dos 3 novos.
"Se desligar sozinho" é um problema específico do PC, não acho que o problema seja o adaptador. Mas é bom atualizar ao menos as tomadas da casa para o novo padrão de 3 pinos, maioria desses adaptadores é duvidoso.
A fonte de alimentação do computador da minha mãe é generica, mas meu computador antigo também deu problema. Mesmo usando filtro de linha daqui. E tirando a tomada do meu computador, os outros precisam de adaptador.
Eu comentei para minha mãe que talvez seja bom trocar as tomadas para o novo padrão, mas ela acha que esse serviço também precisaria trocar a fiação e que o gasto seria uns 10-15.000 reais para essa casa. Um valor que ela não pode esbanjar no momento.
(13/12/2021, 21:02)Zefiris Escreveu: A fonte de alimentação do computador da minha mãe é generica, mas meu computador antigo também deu problema. Mesmo usando filtro de linha daqui. E tirando a tomada do meu computador, os outros precisam de adaptador.
Eu comentei para minha mãe que talvez seja bom trocar as tomadas para o novo padrão, mas ela acha que esse serviço também precisaria trocar a fiação e que o gasto seria uns 10-15.000 reais para essa casa. Um valor que ela não pode esbanjar no momento.
A tomada do PC dela tem terra? Se não tiver, é bom ter, podem ter feito gambiarra de aterrar no neutro (o esquema TN-C, tomar no cu). Bota uma tomada de 3 pinos e passa um terra até o chão.
O bom do terra é que ainda ajuda os Clampers a funcionarem melhor.
Colocando 3 pinos e terra nas tomadas dos PCs, o resto você pode ignorar. Não precisa reformar a instalação elétrica da casa toda só para ajudar os PCs.
Coloquei o computador da minha mãe onde ficava o quarto da minha avó. E parece funcionar com o adaptador que meu irmão usa nos videogames dele. Mas quando fui trocar um USB de lugar atrás do gabinete, acabei levando um choque. Sendo que o filtro de linha estava desligado, somente ligado a tomada.
Possivelmente devido a falta de aterramento. Mas aquele computador da minha mãe parece meio que nas últimas, então falei para ela que estou colocando meu antigo gabinete para ela.
O choque não foi forte, mas parece que me deixou com arritmia por uns momentos.
(15/12/2021, 16:09)Zefiris Escreveu: Coloquei o computador da minha mãe onde ficava o quarto da minha avó. E parece funcionar com o adaptador que meu irmão usa nos videogames dele. Mas quando fui trocar um USB de lugar atrás do gabinete, acabei levando um choque. Sendo que o filtro de linha estava desligado, somente ligado a tomada.
Possivelmente devido a falta de aterramento. Mas aquele computador da minha mãe parece meio que nas últimas, então falei para ela que estou colocando meu antigo gabinete para ela.
O choque não foi forte, mas parece que me deixou com arritmia por uns momentos.
Tá descobrindo em primeira mão a importância do aterramento nas tomadas dos PCs, hein?
Meu gabinete antigo também começou a se desligar por lá. Talvez as tomadas daquele lado da casa esteja comprometidas. Vou testar meu gabinete antigo aqui na minha sala e depois ir assistir o anime do dia. Amanhã ou outro dia eu volto a tentar descobrir o mistério das tomadas
Você pode pagar para um eletricista fazer um aterramento somente naquela tomada específica, vai sair bem mais barato do que aterrar pelo quadro de cargas geral.
Parece que meu computador antigo também está com seus problemas. Mas com isso vi o problema além do adaptador de 3 para 2 pinos, também havia questão do fio usado para ligar com a fonte de alimentação. Depois de testar 3 fios diferentes, agora o computador da minha mãe não se desliga mais. Mas eu avisei que se quiser mexer nos fios atrás do gabinete terá que tirar da tomada para não levar choque.
O problema agora seria a conexão sem fio. Ela comprou um adaptador USB, mas não faço idéia de que marca seja para baixar os drives. Visualmente se parece com o TP-Link USB 2.0 AC600 Archer T2U Plus, então baixar aqui no meu computador e transferir para lá com pendrive, e ver no que dá.
Gmail gosta de me enviar "Alerta de segurança - Novo login no Windows". Imagino que isso só se resolva se eu parar de deletar os arquivos de navegação.
(16/12/2021, 12:34)Zefiris Escreveu: Gmail gosta de me enviar "Alerta de segurança - Novo login no Windows". Imagino que isso só se resolva se eu parar de deletar os arquivos de navegação.
deleta os cache, não os cookies, ou limite o tamanho max!