Muito bom esse capitulo, desde o arco do torneio universal os personagens estão buscando outras formas de ficarem mais fortes que não apenas verticalmente, seja como o Moro usando mágica ou o Granola dando bypass
Quero ver o granola juntar o goku e o vegeta na porrada
Fica mais explicito que Vegeta será um deus da destruíção enquanto Goku será um anjo?
Quando eu acabei de ler fiquei pensando sobre o que eu não gostei no capítulo, e não demorou muito pra achar a resposta: em essência, essa história do Bardock está sendo contada na hora e lugar errados. Quer dizer, eu não me importaria de ver algo assim em um episódio filler, com algumas mudanças pequenas. Mas na história principal, e servindo como um tipo de inspiração pro protagonista? Não tem nada ali que o Goku não tenha mostrado antes. É tipo o Goku no mangá atingindo o IS, ele lembra de coisas que já sabia e diz "Ah é, eu posso fazer isso". Nesse ponto de vista, a aparição do Bardock aqui foi desnecessária, algo que eu já havia dito antes mas acho que esse capítulo serviu como a gota que encheu o balde.
Além disso, eu sinto como se o Bardock como personagem tivesse sido descaracterizado. O Bardock do Akira (Minus/Brolly) é um cara esperto, que consegue enxergar que 2 e 2 são 4. Se aquele Bardock tivesse recebido as dicas que recebeu nesse capítulo ele teria chegado na conclusão de imediato. O Bardock do Toyotaro é uma mescla dos Bardocks de outras encarnações, eu consigo enxergar a versão original e a versão que se transformou em SSJ tendo predominância na personalidade do cara. Aliás, falando sobre as dicas eu não curti esse retcon de leve aí. Por que o Freeza ia falar pra esse grupo sobre a extinção dos saiyajins? No mangá e no filme deu a entender que nem os mais próximos dele sabiam disso.
Pra finalizar, os últimos dois pontos são o "desejo" do Bardock e o clássico PDL. O negócio ficou meio interpretativo, porque o desejo do Bardock não foi lá bem um desejo, IMHO. Eu acho possível que o Monaito tenha desejado alguma outra coisa, talvez até mesmo pro Bardock ficar mais forte ou aumentar os poderes, o que explicaria a vitória do cara. Em termos de poder de luta, era pro Bardock ter se ferrado aqui, mas do nada ele fica mais forte. Daria pra entender se ele tivesse sido curado, mas não foi o caso aqui, então eu acredito que tenha sido um produto do desejo das esferas.
O ponto que eu não posso criticar aqui é a arte. Não acho que esteja no mesmo nível do Akira mas está longe de ser ruim. A luta em si foi legal, se você ignorar qualquer contexto.