Aparentemente o aborto no Brasil é permitido em 3 casos:
- em caso de risco de vida para a mulher causado pela gravidez;
- quando a gestação é resultante de um estupro;
- ou se o feto for anencefálico.
Nos dois primeiros casos, desde 1940. No terceiro, desde 2012 por decisão do STF.
Mas dizem que a legislação não exige que a mulher apresente provas ou boletim de ocorrência que foi vítima de abuso sexual para realizar o aborto. Portanto... atos de má-fé são possíveis.
Fora isso, há vários meios da mulher não cometer assassinato por motivos levianos e para fugir de responsabilidades. Pílula anticoncepcional e camisinhas podem ser obtidas no posto de saúde. As pessoas também podem marcar sua laqueadura ou marcar sua vasectomia no SUS. E parar de fazer sexo com uma dúzia de homens em raves e bailes funk enquanto enche a cara de drogas também ajuda.
Não vejo como ter um embrião no corpo implique na responsabilidade de... tê-lo? É tipo dizer que quem tem câncer tem a responsabilidade de deixar o corpo ser tomado. A medicina serve para resolver essas coisas indesejadas.
Obs: laqueadura/vasectomia só é feita pelo SUS em adultos mais velhos que já tenham 2 filhos, sabe-se lá o porquê.
A constituição diz que ninguém pode ser obrigado a não fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Não existe lei que proíba alguém de cometer um crime.
Então nem na lei consigo enxergar a tal responsabilidade.
Bem, se minha mãe pensasse assim, eu não estaria aqui no fórum. Sou grato por ela ter responsabilidade por seus atos e não comparar bebês com câncer. E tampouco achar bonito fazer sexo como animais no cio e depois descartar as consequências.
Aliás, embriões? A Argentina permite matá-los com até 14 semanas de gestação. Estarão com coração batendo e até chutando a barriga da mãe.
Você está sendo emotivo demais, e prático de menos.
Nem todo mundo é tão emotivo assim, esse pensamento não deve ser forçado em todos.
Consequência de comer demais é engordar e ter um infarto. Nem por isso a pessoa perde o direito de ter atendimento médico. Isso de "aguentar as consequências" é o que mesmo?
A tal lei devia servir pra abortar irresponsável fdp que não pensa na hora da trepada. Pelo visto, é impossível tirar a cerveja de dentro do freezer antes de estourar.
Prefiro ser pautado pela lógica. Se eu fosse emotivo estaria defendendo essas vacinas feitas em poucos meses e essas quarentenas hardcore que a médio e longo prazo vão matar mais do que salvar. Com milhares de mortes por depressão, fome (ou obesidade), e outras doenças que foram deixadas em segundo plano por causa desse vírus chinês que mal chega a ter letalidade de 1%. Com o intuito desesperado de salvar vidas, vão acabar com outras no lugar.
De todo modo, as emoções é o que nos torna humanos.
pra mim se fizer o aborto pelo SUS tem que obrigatoriamente fazer o procedimento pra nunca mais engravidar.
dinheiro da sociedade tem uso melhor do que ficar dando aborto pra cadela que num tem a decência de usar anticoncepcional ou exigir isso de seu parceiro
agora, se vai bancar do próprio bolso, que se foda
Pessoal nas internets tão com planos de mandarem as aborteiras para a Argentina para que elas ajudem o país lá a falir ainda mais e com isso as empresas continuarem vindo para o Brasil.