Começando a fazer backup com o HD externo que comprei na Kabum recentemente. Mesmo sendo USB 3, há um longo caminho.
Se os dados de temperatura forem corretos, está pouco acima da temperatura ambiente.
Após alguns minutos transferindo minha pasta de animes com BDMV e DVDISO, a temperatura agora é de 41 graus. Não parece que vai ir muito além disso.
Este modelo é o WDBU6Y0020BBK, que voltou a ter 8% de desconto na Kabum. Vi agora por R$ 459,90. No decorrer do próximo ano talvez compre outro. Embora geralmente eu prefira Toshiba para HD externos portateis. Aliás, depois que terminar de transferir para esse HD da WD, fazer outra cópia para o Toshiba de 4TB que comprei no meio do ano. Espero que ainda esteja funcionando bem
Update, agora está em 51 graus o HD externo. Fui ver o site da Western Digital e só diz que ele deve ser usado em ambientes com temperatura inferior a 35 graus. Então não deve ser muito diferente do limite de 60 graus dos HD internos da WD.
Se chegar perto dos 60, vou deixar para transferir o resto de madrugada.
Update: Pico de 51 graus e então desceu para 49 graus. Então só devo evitar usá-lo nos dias mais quentes de verão, já que nunca morei em casa com ar-condicionado.