Alguém por aqui ainda atualmente estudando?
Eu queria ficar queto sobre isso porque não sabia se eu conseguira por causa de uma experiência recente com Koreano. Pensando agora fico abismado com a ideia péssima que eu tive dois anos atrás, de tentar aprender koreano por "ser mais fácil". De fato aparentemente é rápido aprender a ler os caracteres coreanos, todos eles, só que na prática.. não deu nada certo, achei muito complicado e com som "desagradável". Mas também não dá para ter certeza se eu teria conseguido começar a estudar japonês e começar a aprender porque não dá para ter certeza se eu encontraria as fontes certas.
O que o @
Aria-shachou comentou lá atrás é mais ou menos o jeito certo.
Dando minha contribuição, primeiro vá nesse site:
https://realkana.com
Você precisa aprender Hiragana e Katakana primeiro, e você consegue isso em UM DIA. É bem rápido, em três dias você se acostuma e já consegue ler textos por aí.
Vai nesse site, faz um de cada vez, adiciona uma coluna de cada vez, vai digitando um pouco ao longo do dia e faz isso regularmente para exercitar, para poder reconhecer os caracteres e poder ler cada vez mais rápido.
Apenas um alerta, em Extra você pode mudar a fonte, mas use a font nesse estilo:
Vê o traço de baixo separado?
Tem fontes em que não há essa separação:
São válidas mas não comece aprendendo com elas.
Depois disso pegue o Anki e comece a olhar os cartões para se familiarizar com os Kanji. Os que uso são esses:
Comece com Just Kana e Kangxi Radicals, depois Recognition RTK.
O primeiro são os Hiragana e Katakana em ordem aleatória, o segundo são os elementos que compõem todos os Kanji, ajuda saber deles para identificá-los dentro dos kanjis e poder deduzir o que eles podem significar. O terceiro é o clássico para lembrar os Kanji, ele mostra em várias fontes com a ordem em que os traços são feitos e lista o principal significado e os outros significados que o kanji possuiu. Ele NÃO diz como deve ser lido, apenas o significado. O que importa mais para você é saber o que o texto quer dizer, não como ele deve soar. Junto vem uma "historinha" para ajudar a lembrar.
Foi assim que eu comecei em meados de Março, comecei bem lento e de forma preguiçosa para não me sobrecarregar e correr o risco de desistir.
Mas digo que só usar aquele site para aprender Hiragana e Katakana por um dia já é motivador suficiente. É incrível você usar aquilo e depois olhar para um texto aleatório em japonês e perceber que sim, aqueles símbolos significam algo. Mesmo não entendendo é ótimo conseguir ler pelo menos aquilo. Sendo otaku você até reconhece algumas palavras.
Depois de um mês e adicionei mais baralhos no Anki, aquele VN Core 1250 é supostamente palavras que aparecem frequentemente em visual novels (pelo visto incluindo VN pornográficas
). Ele lê as frases, ou seja, você ouve o som e a tradução. Esse me desanimou um bocado mas não tem jeito, você tem que usar força bruta, uma hora as palavras começam a entrar na memória, aos poucos. Mesmo que você sinta que não está aprendendo nada quando você ver a palavra ou partes da palavra outra vez as chances de você reconhecer aumentam.
No meio do segundo para o terceiro mês eu comecei a estudar um pouco mais a sério.
Eu disse que estava indo bem de vagar né?
Eventualmente depois de ser cansativo e comecei a me animar mais.
Naturalmente só decorar palavras aleatórias não serve para nada, você tem que aprender como a língua funciona.
Eu recomento alguns sites, esse aqui tem muito material:
https://itazuraneko.neocities.org/library/benkyou.html
Pega os baralhos para o Anki ali, e mais qualquer livro que você queira, e explore os links. Pra mim mais importante é esse:
https://itazuraneko.neocities.org/grammar/taekim.html
Esse guia do Tae Kim é bastante bom. Existe uma versão para celular dele, baixe para ler quando quiser.
Há outros sites bons, como esse aqui que usa bastante imagens para melhor visualizar a relação entre as palavras:
https://8020japanese.com/blog
E naturalmente o mais essencial dos essenciais sites, esse dicionário de Kanji:
https://jisho.org
Meu interesse em aprender é o mesmo do inglês, ler.
Apenas quero ler e até agora me parece mais fácil ler japonês do que ouvir/falar. Porque japonês parecer ter muita palavra de som igual. Como saber a diferença apenas ouvindo? É confuso. Só que palavras iguais são escritas com símbolos diferentes impossibilitando qualquer confusão, então pra mim até agora é mais fácil ler do que falar.
No entanto você precisa também saber falar, pelo menos ouvir, a língua que você quer aprender. É essencial, e para isso você tem vídeos. Encontrei alguns bons canais no youtube para aprender.
Yuko Sensei - Excelente, ela explica de modo muito fácil de aprender. Veja os vídeos dela de partículas e TE.
KANJI Link - Igualmente fácil de entender.
Só que esses são para iniciantes, eles falam em inglês e dão explicações simples. Eventualmente você tem que começar a ouvir nativos e nesse caso recomendo esse:
Sambon Juku.
Nem todo vídeo precisa ser de algum ensinando, pode ser um vídeo aleatório de um japonês. De vez em quando assista vídeos de japonês para tentar se acostumar com o som e ritmo, preste atenção na palavas para treinar o ouvido. Isso também é um exercício que ajuda a memorizar as palavras.
No terceiro mês eu adicionei os outros baralhos no Anki, que são baseados no curso do Tae Kim. São excelentes.
Aqueles Core 2K/6K é bem melhor do que o VN Core:
Só tome cuidado para não fazer muito e se sobrecarregar com muitas revisões, se necessário diminua um pouco o limite.
1 a 2 horas diárias já está bom, junto com ler um segmento de algum curso e assistir alguns vídeos. Aqueles vídeos dos canais que eu linkei vou assistir novamente toda semana porque naturalmente leva tempo até você decorar e realmente lembrar daquelas regras.
Sinceramente, Japonês é um cocô, uma língua bárbara cheia de defeitos e remendos, mas ela ter aquelas partículas ajuda demais. Mesmo sem saber o que os kanjis e outras palavras significam você consegue ver facilmente a estrutura da frase por causa das partículas.
Enfim, para quem quiser aprender espero ter ajudado.
Sim, eu ainda não sei japonês, de jeito nenhum, mas posso dizer que estou aprendendo, estou realmente aprendendo e fazendo isso sem pressa e estresse. Uma palavra de cada vez você aprende, já tinha até me esquecido disso, aprendi inglês por teimosia afinal. Lembrando realmente havia um tempo em que ouvir gente falando em inglês significava nada para meus ouvidos, justamente como o japonês hoje.
E também sim, é perda de tempo, mas em tempos de pandemia o que você está perdendo? Se você não tiver nada melhor para fazer durante uma hora por dia, por quê não? Se você frequenta esse fórum, é otako, não é algo ruim aprender uma língua a mais. Vai demorar, mas aprender línguas demora mesmo.
E claro não esqueça que além de tudo que comentei aqui você deve fazer seu próprio caminho, faça seus próprios exercícios, qualquer coisa que te mantenha interessado e motivado.
Além de tudo isso eu tenho umas RAWs de uns mangás que tenho interesse em ler para ir traduzindo e ver quando tempo demora até eu conseguir entender tudo de um capítulo.
Enfim, me desejem sorte.