Programação

Páginas (98): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 98
976 respostas neste tópico
 #671
(17/08/2020, 18:44)JJaeger Escreveu: sou muito garoto, nunca fiz projeto grande de verdade, só recentemente que tô pegando uns pequeno-médio porte e to passando por esses problemas... tenho medo de atualizar qualquer coisa. Ainda mais quando é código de estagiário, lol

Isso é algo que vem com o tempo, conforme você vai passando pelos problemas. Começa fazendo testes unitários simples. Sempre que for alterar algo, aproveita pra escrever testes pra parte que foi alterada.

Depois de alguns dias fica automático.
Responder
 #672
(17/08/2020, 18:11)JJaeger Escreveu: eu tô apenas recentemente me deparando com refactors, antes só programava do zero, procê ver...

esses testes de aceitação precisam ser feitos tanto no front quanto no back certo? são sistemas separados, você roda uma bateria de testes no cliente e depois no servidor ou cria uma bateria única que cuida de rodar teste em ambos cliente e servidor

Então,
na minha empresa anterior, que fazia testes, tinha dos tipos:
Repositório
Unitário
Aceitação
Interface

Sempre que era feito um commit, era rodado todos os testes.
Respondendo sua pergunta, teste de aceitação rodava apenas no backend, utilizava o endpoint, e os dados eram alimentados por excel, de mondo que um analista conseguiria fazer o teste.
Os testes de interface eram feitos no Selenium, ele praticamente abria todas as telas do sistema e clicava onde poderia serr clicado.
Tuo isso era feito pela integração continua. (teamcity)
O de interface por ser muito pesado rodava só no fechamento da versão.
1 usuário curtiu este post: JJaeger
Responder
 #673
(17/08/2020, 18:56)gusyavoo Escreveu: Então,
na minha empresa anterior, que fazia testes, tinha dos tipos:
Repositório
Unitário
Aceitação
Interface

Sempre que era feito um commit, era rodado todos os testes.
Respondendo sua pergunta, teste de aceitação rodava apenas no backend, utilizava o endpoint, e os dados eram alimentados por excel, de mondo que um analista conseguiria fazer o teste.
Os testes de interface eram feitos no Selenium, ele praticamente abria todas as telas do sistema e clicava onde poderia serr clicado.
Tuo isso era feito pela integração continua. (teamcity)
O de interface por ser muito pesado rodava só no fechamento da versão.

bem devops, pelo que vi já tem um estrutura de pessoas sólida também. Onde eu trabalho é meio moda à caralha, então já vi que se eu fosse fazer isso seria por conta própria.
Responder
 #674
(17/08/2020, 18:15)JJaeger Escreveu: estou seriamente pensando em adotar testes unitários nos meus próximos projetos, e, se possível, ao menos em um que estou fazendo. O foda é convencer o pessoal a alocar tempo de desenvolvimento pra isso, já que não é algo que o cliente vai ver.
Sem dúvida é algo que o cliente não pagaria nunca.  Icon_lol

Mas ai vc tem que estimar na sua alocação de tempo: se vc vai fazer em 10h, diz que faz em 11h e usa 1 para montar testes.

Mas veja bem é algo com paradigma diferente, é bom vc tentar testar em aplicações a parte antes e não tentar fazer em projeto de cliente, porque se colocar testes com problemas sua vida vai virar um inferno e vc não saberá o que esta quebrado realmente  Icon_lol
Responder
 #675
(17/08/2020, 19:45)gangrena Escreveu: Sem dúvida é algo que o cliente não pagaria nunca.  Icon_lol

Mas ai vc tem que estimar na sua alocação de tempo: se vc vai fazer em 10h, diz que faz em 11h e usa 1 para montar testes.

Mas veja bem é algo com paradigma diferente, é bom vc tentar testar em aplicações a parte antes e não tentar fazer em projeto de cliente, porque se colocar testes com problemas sua vida vai virar um inferno e vc não saberá o que esta quebrado realmente  Icon_lol

eu não quero implementar teste grande ainda, quero começar pelas beiradas. Eu só tenho sistema de cliente pra testar. É isso ou nada.
Responder
 #676
(17/08/2020, 18:41)Amagami Escreveu: Nenhum código grande consegue existir (decentemente) sem cobertura de testes.

Nós temos uma aplicação que é muito usada e relativamente grande, mas o código é um lixo.

Tem coisas como alterar 1 label e colocar uma regra demora 3 dias.   Icon_eek

E não da para fazer refactor porque não tem cobertura de testes, então pode quebrar a qualquer momento.

Acho que é o paradigma supremo em termos de como não manter boas praticas torna uma aplicação improdutiva e custa caro em termos de horas de trabalho.
Responder
 #677
Caçando algum framework para fazer telas html+CSS+Json me deparei com o Angular.js

Vou dar uma experiementada.
Responder
 #678
Comecei a mexer com AngularJS, é muito mais fácil do que Jquery.

Gostei do conceito.

Vou olhar rapido laravel, se não for complexo uso, se não matenho slim framework já que o prazo é bem curto  Icon_eek
Responder
 #679
(20/08/2020, 23:48)gangrena Escreveu: Comecei a mexer com AngularJS, é muito mais fácil do que Jquery.
Nunca mexi com angular, mas se é mais fácil do que jQuery deve ser bem fácil de mexer mesmo.
Jquery meio que se resume a vc saber bem sobre seletores e como aplicar atributos e triggers.
Mas depois que o cara aprende a usar querySelector do JS até o jquery perde um pouco a utilidade.
Responder
 #680
angular js mais fácil que jquery? caramba, você está fora dos sentidos  Icon_lol

essa coisa muda de versão a cada semana, eu comecei no angular 2, estudei react e quando fui voltar já tava no 6. Pra quem curte MVC angular é bom, mas eu acho ele muito pesado. Prefiro vuejs à ele.
Responder
Páginas (98): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 98

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes