15/08/2020, 23:37
(Resposta editada pela última vez 15/08/2020, 23:42 por TimeBandit.)
|
(15/08/2020, 18:24)Amagami Escreveu: Complementando a resposta acima, pode ser desconhecimento meu... Isso é valido mesmo? Significa que caso eu crie um SO, sou obrigado a aceitar que todos criem aplicativos para ele? Não posso ser exclusivo?
Até certo ponto. O problema é que ela vende o hardware e também disponibiliza softwares.
Não é um problema ela cobrar 30%, mas sim ela cobrar 30% de aplicações e serviços que concorrem com os dela. É uma concorrência desleal já que ela tem 30% de vantagem sobre qualquer um.
O que vejo acontecendo no futuro é ela sendo obrigada a zerar o imposto de aplicativos concorrentes com a dela. Isso significa não cobrar nada de aplicativos de música, de streaming e outros.
Jogos não entrariam nisso porque a Apple não produz jogos.
(15/08/2020, 21:17)PaninoManino Escreveu: A Apple está desenvolvendo o máximo que pode as peças que usa nos seus aparelhos.
Sim, ela não "fabrica" os chips, mas fora a "mão de obra" da fábrica todo o projeto é dela, e patenteado. Outras peças como tela e sensor de câmera ela também pode dizer que "é parte dela" porque ela fez uma pesquisa sobre quais especificações melhor atenderiam as necessidades do produto dela e encomendou para as fabricantes.
Sobre o "monopólio" da loja é um caso complicado.
Não é um mercado que existia e a Apple entrou lá e empurrou todos para fora desse mercado. Não, nem mercado é, é o quintal dela. Não dá para você ter uma loja concorrente para aparelhos iOS porque além de ser um ecossistema fechado que se vende fechado como é há um monte de dispositivos e chips de segurança que precisam existir para o sistema funcionar. Forçar opções de lojas teria que passar por cima da segurança desses chips e não imagino que exista leis que possam obrigar a Apple a mudar isso.
Ter apenas a Apple Store nos iOS, ou usar apenas a forma de pagamento do próprio sistema em programas vendidos pela loja não é monopólio, é direito.
E para deixar mais clara a diferença, Apple já foi processada por causa da Apple Store na seção de livros, porque venda de livros é um mercado que já existia, não se resume a loja deles. A Epic vai conseguir nada porque está esperneando sobre as regras da loja, não sobre as práticas da loja.
Essa "mão de obra" é só uma tecnologia bilionária que nem a Samsung nem a Intel têm competência pra bater. O processo de fabricação da tsmc, atualmente, é imbatível.
A Apple não precisa se preocupar em fabricar telas e outras coisas. Não faz parte do modelo de negócios dela.
Ela não tem motivação suficiente pra virar uma Samsung da vida. Que tem trocentas empresas no grupo, cada uma focada em algo. Ela não precisa, já é lucrativa o suficiente vendendo celular de 200 dólares por 1500.