Open Thread - Informática 2020

Páginas (138): 1 ... 98 99 100 101 102 ... 138
1373 respostas neste tópico
Estou aprendendo bastante sobre hosting com meu raspberry. É libertador descobrir que tudo o que o cPanel da hostagor faz pode ser feito via terminal também.

Eu tava pesquisando sobre como instalar um cPanel no meu raspberry pra ver como é, mas descobri que é um software pago. Pesquisando alternativas encontrei um similar chamado Cockpit, que é bem melhor inclusive, tem uma interface mais agradável e dá pra conectar com outros computadores rodando cockpit.

o que eu achei mais foda dele é que dá pra estendê-lo criando mais páginas, como se fossem módulos do cPanel, simplesmente criando uma página html e rodando comandos de terminal no servidor via uma api javascript.

tava com dúvida se era possível eu setar um servidor de domínios, como um godaddy, pra eu "hostear" meus próprios domínios.

Eu já sabia que não era possível, mas fui pesquisar o porquê: existe uma agência, IANA (se num engano-me), que cobra 2500 dólares mensais pra manter uma assinatura que lhe garanta permissão pra hostear domínios. Imaginei se eu podia fazer isso por fora, sem precisar passar por essa agência, mas todos os servidores de DNS sabem da existência de domínios pelo DNS root de cada região, e todos eles pertencem a essa agência reguladora. É por isso que não é qualquer um que sai por aí vendendo domínio.

pra poder criar um domínio de topo (.com, .net) precisa passar por ela também, e é mó burocracia, tem limite de aplicantes, votações e o processo pode demorar uma década
1 usuário curtiu este post: Amagami
Se eu fosse escolher algo chato e que não tenho 1 pingo de paciencia seria isso.
Configuração de servidor, redes, etc etc.
Deus que me livre.
(11/08/2020, 10:06)gangrena Escreveu: Para envio de arquivos usamos o slack tambem já que a bosta do MS teams não funciona.

Acho o Slack bem legal. Não sinto falta de nada, mas talvez o preço seja salgado dependendo da empresa.

Por aqui é usado pela empresa inteira, a maioria dos funcionários ficam remoto.
(11/08/2020, 16:03)gusyavoo Escreveu: Se eu fosse escolher algo chato e que não tenho 1 pingo de paciencia seria isso.
Configuração de servidor, redes, etc etc.
Deus que me livre.

se vc tá fazendo à trabalho, é chato.
A modernidade do mundo SaaS acabou com os cPanel da vida HAHA!

git push heroku master
(11/08/2020, 16:14)Amagami Escreveu: A modernidade do mundo SaaS acabou com os cPanel da vida HAHA!

https://devnull-as-a-service.com
(11/08/2020, 16:10)JJaeger Escreveu: se vc tá fazendo à trabalho, é chato.

se eu fosse fazer essas coisas a trabalho já estaria no olho da rua a muito tempo.
(11/08/2020, 14:37)JJaeger Escreveu: Estou aprendendo bastante sobre hosting com meu raspberry. É libertador descobrir que tudo o que o cPanel da hostagor faz pode ser feito via terminal também.

Eu tava pesquisando sobre como instalar um cPanel no meu raspberry pra ver como é, mas descobri que é um software pago. Pesquisando alternativas encontrei um similar chamado Cockpit, que é bem melhor inclusive, tem uma interface mais agradável e dá pra conectar com outros computadores rodando cockpit.

o que eu achei mais foda dele é que dá pra estendê-lo criando mais páginas, como se fossem módulos do cPanel, simplesmente criando uma página html e rodando comandos de terminal no servidor via uma api javascript.

tava com dúvida se era possível eu setar um servidor de domínios, como um godaddy, pra eu "hostear" meus próprios domínios.

Eu já sabia que não era possível, mas fui pesquisar o porquê: existe uma agência, IANA (se num engano-me), que cobra 2500 dólares mensais pra manter uma assinatura que lhe garanta permissão pra hostear domínios. Imaginei se eu podia fazer isso por fora, sem precisar passar por essa agência, mas todos os servidores de DNS sabem da existência de domínios pelo DNS root de cada região, e todos eles pertencem a essa agência reguladora. É por isso que não é qualquer um que sai por aí vendendo domínio.

pra poder criar um domínio de topo (.com, .net) precisa passar por ela também, e é mó burocracia, tem limite de aplicantes, votações e o processo pode demorar uma década
devia apanhar de pau de goiabeira por instalar cpanel.  Icon_lol

Pô até eu que sou semi leigo instalo o servidor linux e mantenho via terminal  Icon_lol

(11/08/2020, 16:14)Amagami Escreveu: A modernidade do mundo SaaS acabou com os cPanel da vida HAHA!

git push heroku master
heroku é free para usar? PHP e mysql?
(11/08/2020, 16:53)gangrena Escreveu: devia apanhar de pau de goiabeira por instalar cpanel.  Icon_lol

Pô até eu que sou semi leigo instalo o servidor linux e mantenho via terminal  Icon_lol

fazer checagens no celular via terminal é meio doloroso, ou quiçá acessar um server por meio de um pc que não é seu, como um windows 7 rodando pentium 4

nem sempre você tá com um terminal a disposição fora de casa
 #1.000
(11/08/2020, 16:57)JJaeger Escreveu: fazer checagens no celular via terminal é meio doloroso, ou quiçá acessar um server por meio de um pc que não é seu, como um windows 7 rodando pentium 4

nem sempre você tá com um terminal a disposição fora de casa
cpanel é responsivo?
Páginas (138): 1 ... 98 99 100 101 102 ... 138

Usuários visualizando este tópico: 24 Visitantes