Open Thread - 2020

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2020, 00:01.
Páginas (706): 1 ... 407 408 409 410 411 ... 706
 
7054 respostas neste tópico
 #4.081
Mudando um pouco de assunto, eu fui pesquisar um pouco sobre a história dos samurais no Japão, tipo, como surgiu, qual era seu papel social, etc. O Japão é um país habitado a um loooongo tempo, muito antes de Cristo nascer, sendo o Imperador mítico fundador é o Imperador Jimmu, que teria vivido no século VII a.C. Era um guerreiro que começou a unificação do país pela conquista das tribos que moravam nas ilhas ao redor. A religião primitiviva do Japão, o xintoísmo, parece um pouco a religião egípcia onde o centro e a ordem divina é o imperador por si próprio. Mas parece, pela minha pequena pesquisa até agora, essa fase é pouco documentada e sabe-se dela por histórias míticas orais registradas posteriormente. A história do Japão parece começar com a imigração da cultura chinesa e o budismo para o Japão, entre p século VI e VII. A troca religiosa e cultural influenciou o próprio sistema político do Japão, que desse governo do clã Yamamoto (acho que é isso) feita por guerreiros para um governo cortesão da período Heian. Eles adotaram um sistema político chinês onde o governador vive isolados num palácio, controlado por só um clã os Fujiwara, e a vida social dos poderosos ocorre dentro da cidade Imperial, enquanto a terra é controlada por governadores civis e guerreiros (samurais). Só que aconteceu algo interessante no Japão: os guerreiros normalmente eram mercenários no início do período Heian, só que com o passar do tempo, os guerreiros foram subindo socialmente por casamento de filhas se casando com filhos de clãs de nobres dentro do sistema Imperial, criando poder social para esses samurais, além do cada vez maior poder que eles foram tendo por causa do controle que eles tinham sobre as terras. Fora que muitos nobres e donos de terra também se tornaram samurais, até que mais ou menos no século X e XI, dois clãs de samurais deram um golpe no governo anterior e começou o Xogunato, que é o governo dos samurais.

Samurai, então, não se trata só de guerreiros, mas são também nobres. Isso explica porque eles eram obrigados a aprender a ler e a escrever. E também explica porque houve durante os 1000 anos do Japão inúmeras guerras. Foram incontáveis guerras entre clãs de samurais pelo poder, um negócio interessante.

Isso aí, pelo menos, é o que eu entendi e li até agora sobre. Tem um bom manual de história do Japão da Cambridge em 6 volumes.
 #4.082
Sobre samurais, a armadura pesava cerca de 11 quilos e na parte que protegia o peito era feita de muitas placas pequenas e trançadas de ferro laqueado. Dava boa proteção contra lanças, espadas e flechas, mas não contra balas de mosquete. O elmo era uma mistura de ostentação e capacidade de aparar golpes de espada.

Embora na cultura popular o combo Japão/samurais seja meio superstimado, tenho minhas dúvidas se Deus os colocou em uma ilha para proteger o mundo deles, ou o contrário. Pois é bom salientar que em 1592, uma força de 160.000 soldados japoneses aportou no sul da Coréia. Mas no inverno do ano seguinte, a invasão já demonstrava fracasso, com os camponeses coreanos resistindo aos japoneses com uma encarniçada guerra de guerrilha. E com a China vindo em auxílio da Coréia. Em 1598, o Japão abandonou a Coréia e fez as pazes com a China.

Alguns animes aqui e acolá sobre o Japão dessa época. Geralmente contando uma história alternativa do porque da aventura coreana.
 #4.083
(22/07/2020, 14:09)Lonely Escreveu: Mudando um pouco de assunto, eu fui pesquisar um pouco sobre a história dos samurais no Japão, tipo, como surgiu, qual era seu papel social, etc. O Japão é um país habitado a um loooongo tempo, muito antes de Cristo nascer, sendo o Imperador mítico fundador é o Imperador Jimmu, que teria vivido no século VII a.C. Era um guerreiro que começou a unificação do país pela conquista das tribos que moravam nas ilhas ao redor. A religião primitiviva do Japão, o xintoísmo, parece um pouco a religião egípcia onde o centro e a ordem divina é o imperador por si próprio. Mas parece, pela minha pequena pesquisa até agora, essa fase é pouco documentada e sabe-se dela por histórias míticas orais registradas posteriormente. A história do Japão parece começar com a imigração da cultura chinesa e o budismo para o Japão, entre p século VI e VII. A troca religiosa e cultural influenciou o próprio sistema político do Japão, que desse governo do clã Yamamoto (acho que é isso) feita por guerreiros para um governo cortesão da período Heian. Eles adotaram um sistema político chinês onde o governador vive isolados num palácio, controlado por só um clã os Fujiwara, e a vida social dos poderosos ocorre dentro da cidade Imperial, enquanto a terra é controlada por governadores civis e guerreiros (samurais). Só que aconteceu algo interessante no Japão: os guerreiros normalmente eram mercenários no início do período Heian, só que com o passar do tempo, os guerreiros foram subindo socialmente por casamento de filhas se casando com filhos de clãs de nobres dentro do sistema Imperial, criando poder social para esses samurais, além do cada vez maior poder que eles foram tendo por causa do controle que eles tinham sobre as terras. Fora que muitos nobres e donos de terra também se tornaram samurais, até que mais ou menos no século X e XI, dois clãs de samurais deram um golpe no governo anterior e começou o Xogunato, que é o governo dos samurais.

Samurai, então, não se trata só de guerreiros, mas são também nobres. Isso explica porque eles eram obrigados a aprender a ler e a escrever. E também explica porque houve durante os 1000 anos do Japão inúmeras guerras. Foram incontáveis guerras entre clãs de samurais pelo poder, um negócio interessante.

Isso aí, pelo menos, é o que eu entendi e li até agora sobre. Tem um bom manual de história do Japão da Cambridge em 6 volumes.
Samurai era uma casta hereditária assim como comerciantes, fazendeiros e a nobreza em si(não lembro dessa última), então ou vc era de alguma casta ou era bosta nenhuma e não existia mobilidade social.

O yahiko do samurai-x mostra bem isso, é descendente de fazendeiros e quer ser um samurai, apesar que o Samurai-x de forma genial narra o fim dos samurais e ocidentalização do japão.

Aqueles garotos que tanto aparecem no livro Musashi quanto no manga, são o mesmo, gente querendo ser samurai.
 #4.084
(22/07/2020, 14:53)gangrena Escreveu: Samurai era uma casta hereditária assim como comerciantes, fazendeiros e a nobreza em si(não lembro dessa última), então ou vc era de alguma casta ou era bosta nenhuma e não existia mobilidade social.

O yahiko do samurai-x mostra bem isso, é descendente de fazendeiros e quer ser um samurai, apesar que o Samurai-x de forma genial narra o fim dos samurais e ocidentalização do japão.

Aqueles garotos que tanto aparecem no livro Musashi quanto no manga, são o mesmo, gente querendo ser samurai.

Os clãs samurais são a nobreza. Tipo, foi havendo uma união durante o tempo entre os donos de terra e os guerreiros, pois é bom lembrar que o Japão era um país feudal, portanto riqueza mesmo é igual a terra. Esse período aí já é alguns séculos a frente de onde eu li sobre, estou ainda no inicío do Shogunato, mas acredito que seja isso mesmo.

https://www.thoughtco.com/four-tiered-cl...pan-195582

Aqui, @gangrena, é isso mesmo. Os samurais estavam no top das classes sociais.
 #4.085
(22/07/2020, 14:57)Lonely Escreveu: Os clãs samurais são a nobreza. Tipo, foi havendo uma união durante o tempo entre os donos de terra e os guerreiros, pois é bom lembrar que o Japão era um país feudal, portanto riqueza mesmo é igual a terra. Esse período aí já é alguns séculos a frente de onde eu li sobre, estou ainda no inicío do Shogunato, mas acredito que seja isso mesmo.

https://www.thoughtco.com/four-tiered-cl...pan-195582

Aqui, @gangrena, é isso mesmo. Os samurais estavam no top das classes sociais.
Na verdade mesmo na classe de samurai havia diferença:
[Imagem: HW2qMok.jpg]
Daimyo é como se fosse uma nobreza acima de samurais.

Existiam grandes clãs ou pequenos avassalados em maiores, mas acima dos clãs normais havia uma nobreza.

Um magistrado por exemplo acredito que era parte dessa elite.

O mesmo Shogun era um samurai, mas não era um samurai como qualquer outro.
 #4.086
(22/07/2020, 15:27)gangrena Escreveu: Na verdade mesmo na classe de samurai havia diferença:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: HW2qMok.jpg]
Daimyo é como se fosse uma nobreza acima de samurais.

Existiam grandes clãs ou pequenos avassalados em maiores, mas acima dos clãs normais havia uma nobreza.

Um magistrado por exemplo acredito que era parte dessa elite.

O mesmo Shogun era um samurai, mas não era um samurai como qualquer outro.

Sim, sim, claro. Mas eram todos samurai, de qualquer forma.
 #4.087
assim como os indios, os japoneses são chineses das super antigas que saíram dando pião de barco?
 #4.088
(22/07/2020, 15:55)Gabrinius Escreveu: assim como os indios, os japoneses são chineses das super antigas que saíram dando pião de barco?

Sim, são. Os nativos das ilhas eram os Ainu (Utawarerumono, Golden Kamuy), devidamente exterminados.
 #4.089
ah, então tinha os japonês de verdade que era eles, aí chegou os china de barco e sacaneou eles, virando os japonês que a gente conhece?
 #4.090
(22/07/2020, 16:03)Gabrinius Escreveu: ah, então tinha os japonês de verdade que era eles, aí chegou os china de barco e sacaneou eles, virando os japonês que a gente conhece?
Parece história do brasil
Páginas (706): 1 ... 407 408 409 410 411 ... 706
 

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes