Aproveitar que rejoguei SO1 pra postar algo mais relevante sobre ele.
SO1 do PSP é um remake e usa a mesma engine do remake do 2, que é uma evolução da engine do 2. Isso foi ótimo, pois não queria ver jogo com gráfico de SNES, gráfico de PS1 é bem melhor. O jogo até recicla a maioria dos sprites do 2, mudando apenas as cores.
A história do jogo é OK. Os SO3-4 citam um pouco a história desse mas ao jogar os posteriores eu não senti falta de ter jogado o 1. O 1 é tão curto quanto o 2; desconfio que seja possível zerá-lo honestamente em menos de 20 horas assim como é no 2.
O diferente da história seria o final, onde eles vão prum planeta etc e a história começa a tomar rumos mais políticos e ecológicos, com pseudolições de moral. Os acontecimentos gerais do jogo são bem amarrados, exceto os que envolvem personagens que você não tem no grupo, mas meter política no final ainda ficou meio sem motivo. E o vilão é alguém que você enfrenta logo na primeira vez que ele aparece na tela, de tão repentinamente que ele é apresentado.
O jogo tem muitas idas e vindas, mais do que o 2. O 1 tem menos área construída do que o 2.
Busquei jogar de acordo com meus conhecimentos de RPG, sempre voltando pra fazer algo quando os personagens indicam a chance. Isso me levou a repetir os personagens nas duas vezes que joguei... Um dia vou precisar jogar isso com Phia e Cyuss ou com a Erys e o Ashlay. Aliás, a Erys envolve boa parte da história e é meio ruim notar o tanto que você perde sem ela.
O jogo tem 4 casais: Roddick e Millie, Ronyx e Ilia, Cyuss e Phia e Ioshua e Erys. Os dois primeiros são os da rota comum, os dois últimos são mais difíceis de formar. O quarto casal exige um planejamento especial de rotas e de grupo, por isso nunca o formei.
Joguei undub e é o que recomendo. As falas japas são bem interessantes; a legenda é mais explicativa mas rouba parte da personalidade dos personagens.
O 1 é muito impiedoso na hora de formar seu grupo. Sinto que você nunca está satisfeito. Agora falar dos personagens que peguei nas duas vezes que joguei:
Você ter jogado o 2 ajuda bastante no 1, porque é só usar os mesmos truques pra desenvolver SPs e criar itens. O jogo fica bem mais fácil.
Em batalha eu usei meu time padrão de 3 porradeiros + 1 healer. O healer só trabalha mesmo nos chefões, nas dungeons finais ou quando os inimigos usam magias. Magos de ataque no sistema de batalha do SO1-2 são 300% inúteis, pois as magias demoram tanto a serem conjuradas que mesmo elas causando mais dano que um ataque comum, os porradeiros atacam o suficiente durante o tempo de conjuração para causarem mais dano que a magia. Uma magia causando 9000 de dano perde de 12 ataques causando 1000, sem contar que a magia para a luta, sendo ainda mais sacal.
SO1 do PSP é um remake e usa a mesma engine do remake do 2, que é uma evolução da engine do 2. Isso foi ótimo, pois não queria ver jogo com gráfico de SNES, gráfico de PS1 é bem melhor. O jogo até recicla a maioria dos sprites do 2, mudando apenas as cores.
A história do jogo é OK. Os SO3-4 citam um pouco a história desse mas ao jogar os posteriores eu não senti falta de ter jogado o 1. O 1 é tão curto quanto o 2; desconfio que seja possível zerá-lo honestamente em menos de 20 horas assim como é no 2.
O diferente da história seria o final, onde eles vão prum planeta etc e a história começa a tomar rumos mais políticos e ecológicos, com pseudolições de moral. Os acontecimentos gerais do jogo são bem amarrados, exceto os que envolvem personagens que você não tem no grupo, mas meter política no final ainda ficou meio sem motivo. E o vilão é alguém que você enfrenta logo na primeira vez que ele aparece na tela, de tão repentinamente que ele é apresentado.
O jogo tem muitas idas e vindas, mais do que o 2. O 1 tem menos área construída do que o 2.
Busquei jogar de acordo com meus conhecimentos de RPG, sempre voltando pra fazer algo quando os personagens indicam a chance. Isso me levou a repetir os personagens nas duas vezes que joguei... Um dia vou precisar jogar isso com Phia e Cyuss ou com a Erys e o Ashlay. Aliás, a Erys envolve boa parte da história e é meio ruim notar o tanto que você perde sem ela.
O jogo tem 4 casais: Roddick e Millie, Ronyx e Ilia, Cyuss e Phia e Ioshua e Erys. Os dois primeiros são os da rota comum, os dois últimos são mais difíceis de formar. O quarto casal exige um planejamento especial de rotas e de grupo, por isso nunca o formei.
Joguei undub e é o que recomendo. As falas japas são bem interessantes; a legenda é mais explicativa mas rouba parte da personalidade dos personagens.
O 1 é muito impiedoso na hora de formar seu grupo. Sinto que você nunca está satisfeito. Agora falar dos personagens que peguei nas duas vezes que joguei:
- Roddick (Ratix no japa): Main genérico. 0 personalidade.
- Millie: dona meio tomboy mas que o com o tempo vai amaciando. É o par padrão do Roddick. É legal a interação dela com Ilia e Ronyx. Se você tiver a Pericci no grupo ela começa a ficar com mais ciúmes do Roddick.
- Ronyx: bastante importante pra história, quase nenhuma importância nas batalhas. Personalidade séria. Pouca relevância nas PAs quando está sozinho.
- Ilia: dona comédia quando fica com ciúmes do Ronyx. As PAs com ela, Ronyx e um terceiro personagem são ótimas.
- Cyuss: porradeiro gente boa. Sinto que perdi boa parte do desenvolvimento dele ao não ter a Phia no grupo.
- Ioshua: um zero à esquerda de um zero à esquerda. Tão irrelevante que está ciente de sua irrelevância. Só tem serventia como healer na ausência da Millie.
- T'nique (Tunik): um personagem random que é bonzinho de porrada e tem boas PAs com a Pericci. Peguei ele na primeira vez usando cheats, pois queria ver se ele era bom mesmo.
- Pericci: dona gata com voz da Tamura Yukari. Meio chatinha sozinha, mas ótima quando dá em cima do Roddick, especialmente quando a Millie está vendo.
- Mavelle: dona zero à esquerda. Personalidade -1, que o jogo explica o motivo, mas não a torna legal.
Você ter jogado o 2 ajuda bastante no 1, porque é só usar os mesmos truques pra desenvolver SPs e criar itens. O jogo fica bem mais fácil.
Em batalha eu usei meu time padrão de 3 porradeiros + 1 healer. O healer só trabalha mesmo nos chefões, nas dungeons finais ou quando os inimigos usam magias. Magos de ataque no sistema de batalha do SO1-2 são 300% inúteis, pois as magias demoram tanto a serem conjuradas que mesmo elas causando mais dano que um ataque comum, os porradeiros atacam o suficiente durante o tempo de conjuração para causarem mais dano que a magia. Uma magia causando 9000 de dano perde de 12 ataques causando 1000, sem contar que a magia para a luta, sendo ainda mais sacal.