Memória RAM

Páginas (36): 1 ... 20 21 22 23 24 ... 36
351 respostas neste tópico
 #211
(13/06/2020, 23:10)rapier Escreveu: Ah, tem chips da Hynix. É, você deu azar. É realmente comum povo com ela não conseguir mais que 3200MHz com qualquer Ryzen.

Tem gente que conseguiu esse clock botando 1.4-1.5V na RAM... boa sorte. Eu não tentaria essa tensão toda.

Icon_lol Icon_lol
ou seja RAM bosta anyway....
Responder
 #212
segui post desse cara...
https://www.overclock.net/forum/11-amd-m...st26242714

bootou... mas deve cair em mesma coisa de não bootar de vez em quanto...
de toda forma por enquanto vou deixar assim...

[Imagem: 5gjjpLC.png]

a parte em vermelho n modifiquei pq n achei no UEFI

bench
[Imagem: aAHcyaV.png]

HWiNFO64
[Imagem: ctp7oCw.png]

Soc Voltage caiu de 1.09 (Auto) para 1.01 com a mudança em VDDCR_SOC p/ 1.025V
sinceramente nem sei se botar VDDCR_SOC manual é seguro ou n. Apenas segui o cara do fórum.
Responder
 #213
depois de reiniciar n bootou mais.... Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes

fui vendo até qual frequência em "auto" o Soc Voltage suga 1.01 em vez de 1.09, e vi que até 2933.
Acima disso em "auto" começa sugar 1.09.

Então configurei em 2933, e mexi no timming. E RAM deixei em 1.35 V.

[Imagem: t01FA0x.png]

[Imagem: 9mCmG11.png]

bem vamos ver dessa maneira ai fica estável ou n.
se n ficar tenho que voltar novamente para 2666 lol.
Responder
 #214
o config acima tbm deu merda...
não aguentou se quer 1 min de stress de memória AIDA64.
Fui aumentando timming até n dar erro por 5 min em AIDA64 e e depois passei para o teste de MemTest86 (2 passos e sem Hammer test). Passou sem erro...
ficou com config abaixo... memória ruim mesmo este aqui lol.

[Imagem: EiVz8Mw.png]
Responder
 #215
(14/06/2020, 08:35)martec Escreveu: o config acima tbm deu merda...
não aguentou se quer 1 min de stress de memória AIDA64.
Fui aumentando timming até n dar erro por 5 min em AIDA64 e e depois passei para o teste de MemTest86 (2 passos e sem Hammer test). Passou sem erro...
ficou com config abaixo... memória ruim mesmo este aqui lol.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: EiVz8Mw.png]

Acho que ainda não fica estável com esse RAS em 30. Talvez precise botar 33 ou 34 nele. Mas isso você verá com o tempo.

Se bem que 2933 16-17-17-30 é péssimo pra essa memória, só o RAS salva. Eu uso 2933 16-18-18-35, mas minha RAM era 2400, e uso ela a 1.25V.
Responder
 #216
(14/06/2020, 09:08)rapier Escreveu: Acho que ainda não fica estável com esse RAS em 30. Talvez precise botar 33 ou 34 nele. Mas isso você verá com o tempo.

Se bem que 2933 16-17-17-30 é péssimo pra essa memória, só o RAS salva. Eu uso 2933 16-18-18-35, mas minha RAM era 2400, e uso ela a 1.25V.

n tem muito que fazer...
botar mais frequência na RAM vai fazer com que o sistema puxe mais energia para Soc Voltage (passa de 1.01 p/ 1.09)... e volta aquele problema de uma hora dá boot e na outras vez n... se bem que mesmo com config acima pode acontecer lol.
E RAM já ta em 1.35 V... diminuir mais timming teria que aumentar voltagem para está RAM lol.... e fica instável e n passa no teste de stress lol.
e tbm tentei reduzir esse 1.35 V... claro nem boot dá... Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes

claro tudo fica estável se dar monte de energia para SOC Voltage... mas eu n vou ficar arriscando nisso n....
se for para arriscar nisso prefiro comprar memória SPD 2666 e ter menos dor de cabeça.
Responder
 #217
(30/11/2019, 08:38)rapier Escreveu: Primeiro, é possível que a memória esteja instável não por causa dela em si, mas sim por causa da tensão no SoC. Quanto maior o clock da RAM, mais energia o controlador de memória precisa pra aguentar esse clock.

Pra 3600MHz, o VDD_SoC (SoC Voltage) deve estar entre 1.1 e 1.2V (acima de 1.2 é perigoso). Se tiver em 1.0 ou menos com certeza o PC vai ficar travando. Às vezes ele em Auto, a opção padrão, bota mais ou menos tensão que essa faixa. Você pode ver essa tensão no Windows usando o HWInfo64.

Se no Win a tensão estiver fora do intervalo que te falei aí você vai na BIOS, muda isso de Auto pra Manual e testa os valores entre 1.1 e 1.2V. Eu começaria testando 1.15V.

A mobo nas suas especificações suporta no máximo 3533 MHz, ela não tem obrigação de suportar 3600. E é mais fácil ela suportar 3600 com os pentes nos slots A2 e B2.

Se 3600MHz for o perfil XMP da sua RAM, você pode ver na BIOS se o command rate tá em 1T e reduzi-lo pra 2T (mais lento, mais compatível). Ou pode botar o XMP manualmente.
  • Em Load XMP Setting bote em off, caso tenha a opção.
  • Em DRAM Frequency bote o clock da sua memória. A partir desse clock a mobo já deve mudar uns timings da memória.
  • Em DRAM Timing Configuration bote os 4 timings principais da sua RAM, por exemplo 15, 16, 16, 35. Dependendo da sua mobo ela vai mostrar uma ruma de timings, ou talvez mais de 4 como "principais", aí você tem que botar apenas CL, tRCD, tRP, tRAS.
  • Mude manualmente a voltagem da sua RAM pra voltagem do XMP, por exemplo 1.35V.

Lembrando que mexer nessas configs de RAM pode fazer com que o PC nem boote (tela preta sempre) e você pode ter que resetar a BIOS.

citando post old.
afinal qual diferença de VDD_SOC voltage e VDDCR_SOC voltage?

naquela ocasião eu mexia no VDD_SOC e o sistema recusava reduzir o soc voltage quando aumentava frequência de RAM.
mesmo botando 1.08 o sistema subia para 1.2 Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes
https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid377592

e uns post acima eu mexi no VDDCR_SOC e parece que o sistema obedece mais a ordem do que VDD_SOC no caso de controlar o soc voltage.
https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid403325

afinal e seguro modificar esse valor de VDDCR_SOC?
Responder
 #218
hj entrei no site da ASRock e tinha novo Bios....
[Imagem: 0xqnDqU.png]

atualizei na hora, já que tem citação sobre "3. Improve memory compatibility".

Depois de atualizado testei com 3600 (XMP)...
bem deu boot normal e fui ver oq esse bios tava fazendo para conseguir dar boot...
como pode adivinhar o bios em auto tava botando soc voltage em 1.2V. Bem assim é fácil.
Como FCLK tava em 1600 menos de metade do clock de ram, e n sincronizado com a memória fui no Bios e botei FCLK em 1800 e testei Bench para ver o que dá para extrair disso..

[Imagem: 2XSTdEq.png]

bem gostei do resultado, mas n sou idiota em usar o PC em Soc voltage em 1.2V.

Reduzi para 3200 e dei boot...
deixei timming do XMP mesmo... e agora em auto o sistema tava botando Soc Voltage em 1.09. Bem assim OK.
mas..... no antigo Bios quando botava 3200 automaticamente botava FCLK em 1600. Mas parece que esse novo Bios é meio bugado, botou 1500 em auto lol... Fui no Bios e botei manualmente o FCLK em 1600.

[Imagem: bGvctjv.png]

talvez tenha um pouco de margem para mexer no timming....
só testei stress de memória de AIDA por 5 min. Ainda tenho que fazer um teste maior com Memtest86.
De toda forma, espero que com esse novo Bios esse RAM lixo estabilize.
Responder
 #219
(15/06/2020, 08:06)martec Escreveu: Depois de atualizado testei com 3600 (XMP)...
bem deu boot normal e fui ver oq esse bios tava fazendo para conseguir dar boot...
como pode adivinhar o bios em auto tava botando soc voltage em 1.2V. Bem assim é fácil.
Como FCLK tava em 1600 menos de metade do clock de ram, e n sincronizado com a memória fui no Bios e botei FCLK em 1800 e testei Bench para ver o que dá para extrair disso..

Spoiler: Imagem  
[Imagem: 2XSTdEq.png]

bem gostei do resultado, mas n sou idiota em usar o PC em Soc voltage em 1.2V.

Talvez você consiga reduzir um pouquinho o Soc Voltage, mas 1.2 pra 3600MHz é supercomum. Eu tentaria baixar pra 1.1875 ou algo mais próximo de 1.15 V.

(15/06/2020, 08:06)martec Escreveu:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: bGvctjv.png]

talvez tenha um pouco de margem para mexer no timming....
só testei stress de memória de AIDA por 5 min. Ainda tenho que fazer um teste maior com Memtest86.
De toda forma, espero que com esse novo Bios esse RAM lixo estabilize.

Deve ter, talvez consiga 18-18-18-38.
Responder
 #220
Vou colocar mais memoria na minha máquina, com 8gb windows 10 tem uns engasgos sinistros e da umas travadas bizarras.  Icon_eek

Isso que é nova e com processador bom.
Responder
Páginas (36): 1 ... 20 21 22 23 24 ... 36

Usuários visualizando este tópico: 11 Visitantes