Eu zerei o jogo com 30 horas. Ao fim ele já cria um save pro epílogo.
Não vou falar dos aspectos técnicos porque não interessa muito. A grande questão do jogo feliz e infelizmente é a criação do grupo.
Eu gosto de dar porrada nos inimigos, logo nos RPGs costumo ter um grupo com ao menos 2 porradeiros e 1 suporte. Logo escolhi Duran, Kevin e... Riese. Eu deveria ter escolhido a Charlotte, a true healer e personagem de suporte, mas ela parecia tão chata só pelo char design que substituí ela pela Riese. O jogo me mostrou que a Charlotte é mala mesmo.
Duran é um ótimo main. Joguei com ele e não me arrependo. Na classe 3 escolhi Duelist (Dark/Dark) pra virar um tipo de berserker, que troca HP por maior força e ganha mais STR a cada inimigo derrotado. Muito foda encher os inimigos de critical hits e ficar cada vez mais forte nas batalhas com mais inimigos.
Kevin é um ótimo porradeiro. Coloquei Fatal Fist nele (Dark/Dark) e ele fica superfoda, com ótimos ataques de área.
A Riese... putz, só vi serventia mesmo nela na classe 3 que escolhi, Stargazer. Ela é uma mistura de suporte com ataque mas não é boa em nenhum dos dois, e ela não cura! Eu achei que ela curasse ao ver a tela de seleção de personagens, logo passei o jogo curando apenas com itens. Na classe 3 suas magias de suporte finalmente ficam boas o suficiente pra dar bons buffs nos 2 outros personagens. Não recomendo o personagem, se eu soubesse que ela era assim teria escolhido a Angela.
Pra mim, só senti mesmo poder nas classes na classe 3, que é quando os personagens ganham ataques mais fortes e de área. As batalhas ficam melhores ainda no terço final do jogo, é uma parte que passa mais rapidamente.
Além de curar, outra dificuldade que tive por causa do tipo de grupo que escolhi foi matar inimigos voadores. É muito chato matá-los sem usar magia, e meu grupo não usava magia de ataque. O último desafio, que era voador, demorou mais que o esperado só por voar, não por ser muito resistante.
Falando nos chefões, no terço final do jogo eles dão uma diferenciada. Chefões com múltiplas fases, vários pontos de acerto, com escudos protetores...
Do sistema de luta, acho o "anel de itens" super chato especialmente porque o jogo força ele até fora das batalhas. A IA dos colegas é lenta e eles agem muito pouco: meu APM jogando é uns 2-3x maior que o do IA, isso é triste. Mesmo pedindo pra eles usarem itens adoidado eles não usam, o que pode ser bom pro geral mas não era bom pro meu caso, que precisava dos itens pra curar.
Joguei com apenas 2 cheats, que são os que comumente uso: $ infinito, menos necessário na metade pra frente do jogo; e acelerar o personagem nos cenários, pois a corrida do jogo é lentinha. Aumentei a sorte dos personagens mas não vi diferença, logo não considero que foi um cheat.
Isso de escolher apenas 3 personagens é trollagem do jogo porque você fica preso a escolhas que podem não refletir seu jeito de jogar um RPG. Isso me desanima a jogá-lo novamente, mas devo completar o epílogo.
A história é bem comunzinha e nem merece comentários. Sobre a participação dos personagens, Duran e Riese quase não têm personalidade. Charlotte é mongolóide, Kevin possui personalidade -999, Hawkeye tem personalidade mas eu não gosto do jeito dele e a Angela é quem parece ter mais presença. Falo "parece" porque não joguei com ela...