Eu amo esse anime.
Foi um dos primeiros Slice of Life Sobrenatural que assisti, quando eu era bem noob ainda... início da vida anímica. Eu assistia pra relaxar antes de dormir, assim como Mushishi.
O plot é bem simples:
O Natsume tem a habilidade de ver espíritos, assim como a avó dele tinha. E a avó foi uma "medium" muito poderosa que conseguiu "escravizar" os yokais, guardando o nome deles em um livro. A cada episódio o Natsume liberta um Yokai desse laço. Como ele carrega o sangue da avó, muitos yokais vem procurá-lo achando que ele é a própria avó para que os libertem. Tem também os Yokais que querem a posse do livro, o caso do Madara ou Nyanko sensei.
Fora essa temática sobrenatural tem o drama mesmo de vida do Natsume. Ele perdeu os pais muito cedo e sempre foi considerado um estorvo pro resto da família. Ninguém queria ficar com ele, ele só encontrou paz quando foi adotado pela família Fujiwara.
Eu assisti todas as temporadas disso. Tecnicamente falando não tem muito do que reclamar na parte da animação, dá até uma queda em alguns episódios mas nada muito evidente, até por que o plot do anime é bem tranquilo, nada que exija tanta ação e cenas rápidas em todos os eps. Eu amo a trilha sonora, OPs e EDs da maioria das temporadas.
Nessa primeira o encerramento me marcou muito, mais que a OP.
Aliás em Natsume eu costumo gostar mais das EDs, de modo geral (em todas as temporadas). Quando tinha episódio muito triste então era impossível não cair uma lágrima quando tocava as EDs. Gosto do clima tranquilo que essas músicas passam.
PS: Eu passei a gostar do Kamiya Hiroshii (seiyuu) por causa desse anime.