Arte

Tópico em '2020' criado por rapier em 18/07/2019, 08:16.
Páginas (20): 1 ... 8 9 10 11 12 ... 20
197 respostas neste tópico
Tenho a impressão que esse projeto foi decidido assim: "vamos fazer esse anime feminista, mas não muito".
Não dá para entender as decisões de roteiro e de direção dessa adaptação. Posso resumir muito que há de errado em uma imagem:

[Imagem: sYkSGia.jpg]

Você pode até dizer, que na animação não daria para desenhar a arte correndo naquela pose como no mangá, que não funcionaria do mesmo jeito. Mas esse apagamento de personalidade está presente em todas as cenas do anime. Eu assisto o episódio e não reconheço os personagens lá.

Voltando ao roteiro, mudaram a ordem dos acontecimentos e acabou ficando sem sentido. Zoaram até com as estações do anime sem se importar. E além de exagerarem no romance como esperado repetiram o mesmo que fizeram com o Angelo no episódio anterior fazendo discurso para as irmãs. Ao invés do Leo apenas dar a dica para a Arte do que ela estava fazendo de errado e ela mesma pensar e descobrir sozinha, não, ele já explica para ela.
É um daqueles roteiros sem um fiapo de sutileza que se explica para o espectador, e no caso desse episódio mais um exemplo de como as personalidades dos personagens não estão lá. O Leo é taciturno e não muito comunicativo, por isso que ele apenas dá a dica para a Arte do que ela estava fazendo de errado ao invés de explicar para ela, e essa personalidade dele é fonte de muita angustia para ela no início alimentando uns ataques de pessimismo quando ainda estava incerta sobre o futuro.
Responder
Episódio 3

Foi um episódio que focou no aprimoramento da Arte, de forma que ela não foque apenas em pintar/desenhar o melhor possível, mas entender o que o cliente quer. Outro foco do ep foi no romance: como previsto ela já está sentindo alguma coisa pelo Leo.

Tem sido um anime legalzinho até aqui, devo continuar vendo.

[Imagem: W302eoo.jpg]
Responder
Estou gostando de como o anime está caminhando. Entendo que estejam acelerando algumas etapas e que isso possa prejudicar o desenvolvimento dos personagens, mas está muito bom para uma animação de apenas 12 episódios.

(18/04/2020, 14:52)PaninoManino Escreveu: Tenho a impressão que esse projeto foi decidido assim: "vamos fazer esse anime feminista, mas não muito".
Após ler todas as respostas desse tópico, posso dizer o mesmo sobre a tua postura por aqui: Feminista, mas não muito. Talvez se tu pensasse mais no anime em si, ao invés de insistir em compará-lo com o mangá, conseguirias apreciá-lo.
Responder
(21/04/2020, 13:55)ketolow Escreveu: Estou gostando de como o anime está caminhando. Entendo que estejam acelerando algumas etapas e que isso possa prejudicar o desenvolvimento dos personagens, mas está muito bom para uma animação de apenas 12 episódios.

Após ler todas as respostas desse tópico, posso dizer o mesmo sobre a tua postura por aqui: Feminista, mas não muito. Talvez se tu pensasse mais no anime em si, ao invés de insistir em compará-lo com o mangá, conseguirias apreciá-lo.

Adoro essa comparação seletiva que fazem aqui. Pelo bem de criticar uma obra às vezes ignoram a existência do mangá e às vezes lembram rapidamente. Típico de gente que não sabe aproveitar a mídia do jeito que ela é.

Gostei bastante do anime. Apesar de ser ficção, tem uns paralelos legais que já vi em aspirantes a artistas reais.
Responder
(21/04/2020, 13:55)ketolow Escreveu: Após ler todas as respostas desse tópico, posso dizer o mesmo sobre a tua postura por aqui: Feminista, mas não muito. Talvez se tu pensasse mais no anime em si, ao invés de insistir em compará-lo com o mangá, conseguirias apreciá-lo.

Estou sendo crítico aqui com esse anime do mesmo jeito que sou com qualquer outro anime adaptado de um mangá que conheço e gosto. Estou sendo negativo porque além da produção não se destacar pela qualidade aos meus olhos o anime está enfraquecendo a Arte.
Como não criticar desse jeito? Você prestou atenção nas críticas que eu fiz? Sobre como eu apontei que deixaram a Arte física e psicologicamente mais "fraca", sobre como a mudança na ordem dos eventos pode fazer a Arte parecer irresponsável e menos inteligente do que ela é?

Insiste, "vamos fazer esse anime feminista, dizem que vende hoje em dia, mas vamos dar nossa interpretação de feminismo no anime, não a do mangá". Resultado que o anime ficou mais besta do que deveria.
Responder
(21/04/2020, 15:18)PaninoManino Escreveu: Estou sendo crítico aqui com esse anime do mesmo jeito que sou com qualquer outro anime adaptado de um mangá que conheço e gosto. Estou sendo negativo porque além da produção não se destacar pela qualidade aos meus olhos o anime está enfraquecendo a Arte.
Em alguns momentos não fica claro se estás defendendo as atitudes tomadas pela personagem no mangá por achá-las coerentes, ou apenas por terem saído do mangá.

(21/04/2020, 15:18)PaninoManino Escreveu: Como não criticar desse jeito? Você prestou atenção nas críticas que eu fiz? Sobre como eu apontei que deixaram a Arte física e psicologicamente mais "fraca", sobre como a mudança na ordem dos eventos pode fazer a Arte parecer irresponsável e menos inteligente do que ela é?
Estás supondo isso baseado no que tu entendes de feminismo ou psicologia, mas vale lembrar que essa é apenas a tua interpretação. Tu achastes que ela pareceu fraca, e que ela poderá parecer irresponsável e menos inteligente por não agir da forma como sua versão em mangá. Será? Bem, já fostes refutado algumas vezes, como em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid393251 mas tu sequer respondestes.

(21/04/2020, 15:18)PaninoManino Escreveu: Insiste, "vamos fazer esse anime feminista, dizem que vende hoje em dia, mas vamos dar nossa interpretação de feminismo no anime, não a do mangá". Resultado que o anime ficou mais besta do que deveria.
Tu não precisas expressar a tua opinião de forma genérica, pois não faz o menor sentido. O anime ficou mais besta do que deveria para ti, porque tu não concordas com a "interpretação de feminismo" escolhida pelos produtores. Para mim, está ótimo. Na cena dos sacos de cimento, por exemplo, assim que ela começou a tentar levantá-lo, pensei "espero muito que ela não consiga, pois não fará o menor sentido", afinal, no anime, não houve desenvolvimento algum para a personagem aparecer super forte de um episódio para o outro. Mesmo que tenham dito que ela passou 1 semana reformando o quarto, esse não foi um acontecimento notável o suficiente para que na hora eu logo pensasse "oh, claro, ela está forte pois reformou seu quarto" ou algo do tipo. Em contrapartida, ela ter relembrado uma ocasião que de fato havia sido relevante e, a partir disso, inferir como superar sua limitação física sozinha, foi simplesmente bem legal, demonstrou uma evolução da personagem de uma forma plausível.

Bem, pelo que estou entendendo tu estás criticando o anime apenas por ele ser o anime e não o mangá. Essas comparações de anime x mangá não são tão fáceis de se fazer quanto parece. Muita coisa deve ser considerada durante a comparação, e a principal é o básico: são coisas diferentes. Nem sempre o que aconteceu no mangá vai fazer sentido para o contexto do anime, e tudo bem. As cenas principais serão adaptadas levando o contexto do anime em consideração, pois ele é a única coisa que existe ali. Ler o mangá não é uma premissa para poder assistir o anime, e cientes disso os produtores fazem com que as cenas se encaixem como podem, afinal, é lógico que encontrarão muitas limitações ao tentarem encaixar uma história gigantesca em 12 episódios de 20 minutos.
Responder
(21/04/2020, 15:18)PaninoManino Escreveu: Insiste, "vamos fazer esse anime feminista, dizem que vende hoje em dia, mas vamos dar nossa interpretação de feminismo no anime, não a do mangá". Resultado que o anime ficou mais besta do que deveria.

Eu que desconheço o mangá original em momento algum achei a personalidade da Arte "fraca ou besta". O anime está me passando a mensagem de uma pessoa corajosa e esforçada, que encontra alguns percalços pra subir na vida.

Eu acho válido ficar um pouco chateado com a adaptação de um anime e com as mudanças que vem do original e etc.

Mas acho que o ponto que a @ketolow está querendo dizer é que vc acaba não curtindo o anime como deveria, pq fica comparando o tempo todo com o mangá.

E são detalhes que podem importar muito pra vc, mas pra quem só assiste o anime são mudanças tão bestas que fica parecendo que vc está sendo pedante (procurando pelo em ovo).
Responder
(21/04/2020, 16:40)ketolow Escreveu: Bem, pelo que estou entendendo tu estás criticando o anime apenas por ele ser o anime e não o mangá. Essas comparações de anime x mangá não são tão fáceis de se fazer quanto parece. Muita coisa deve ser considerada durante a comparação, e a principal é o básico: são coisas diferentes. Nem sempre o que aconteceu no mangá vai fazer sentido para o contexto do anime, e tudo bem. As cenas principais serão adaptadas levando o contexto do anime em consideração, pois ele é a única coisa que existe ali. Ler o mangá não é uma premissa para poder assistir o anime, e cientes disso os produtores fazem com que as cenas se encaixem como podem, afinal, é lógico que encontrarão muitas limitações ao tentarem encaixar uma história gigantesca em 12 episódios de 20 minutos.

Falo de "feminismo" nessa historia porque Arte é um mangá que sempre foi comentado dessa forma, "esse é um mangá que o público feminista elogiaria", "mangá de viés feminista feito do jeito certo".

É inevitável eu comparar com o mangá, afinal, só estou assistindo por conhecer o mangá.
O mangá tem os mesmos eventos do anime, se diferenciando nos detalhes em como esses eventos são apresentados, como a Arte age. Foram esses detalhes no mangá que me chamaram atenção, me fizeram gostar, foram esses mesmos detalhes que fizeram o mangá ser elogiado daquela forma e pessoas terem expectativas para essa animação. As expectativas não foram correspondidas justamente por causa desses detalhes que são diferentes. Esses detalhes estão fazendo o anime ser inferior, não terem o destaque que deveriam ter porque todo o diferencial do mangá está sendo descartado.

"Vamos animar esse anime feminista, mas não muito", justamente porque esses pequenos detalhes em todas as situações que foram os responsáveis por fazer os leitores apreciarem tanto o mangá são justamente os detalhes que o anime está alterando. Por que? Por que exatamente o anime está mudando desses detalhes e não outros? Por que não está concentrando esforços em apresentar melhor o mundo e e a época em que a personagem vive?

Dei vários exemplos com comparações para entenderem melhor o que exatamente estou criticando, mas a cada episódio eu comento menos e menos por aqui, talvez isso tenha feito não gostar das minhas críticas.

Deixando os detalhes de lado, me incomoda muito a mudança na ordem dos capítulos. Não vejo sentido para essa mudança, como comentei nem se preocuparam em esconder as estações foram de ordem.
A Arte forçar entrada no atelier do Danilo antes de receber qualquer trabalho do Leo, antes de ser levada por ele para qualquer lugar para aprender algo, isso faz sim a personagem parecer meio irresponsável. Esse contrato de aprendizado é algo de anos, o aprendiz começa muito por baixo. Demorou mais de meio ano para a Arte fazer mais do que limpar chão e fazer compras para o Leo, e isso faz sentido. A trajetória da Arte no anime está muito não linear, e isso em um mangá que já não era um registro história muito sério.

(21/04/2020, 17:48)juno Escreveu: E são detalhes que podem importar muito pra vc, mas pra quem só assiste o anime são mudanças tão bestas que fica parecendo que vc está sendo pedante (procurando pelo em ovo).

Do jeito que o anime está sendo eu não gostaria dele se não existisse o mangá e já teria dropado no segundo episódio.
Responder
(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: "Vamos animar esse anime feminista, mas não muito", justamente porque esses pequenos detalhes em todas as situações que foram os responsáveis por fazer os leitores apreciarem tanto o mangá são justamente os detalhes que o anime está alterando. Por que? Por que exatamente o anime está mudando desses detalhes e não outros? Por que não está concentrando esforços em apresentar melhor o mundo e e a época em que a personagem vive?

Por que estão alterando? https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid393251... tão nivelando o anime pruma visão mais amigável do negócio.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: É inevitável eu comparar com o mangá, afinal, só estou assistindo por conhecer o mangá.
O mangá tem os mesmos eventos do anime, se diferenciando nos detalhes em como esses eventos são apresentados, como a Arte age. Foram esses detalhes no mangá que me chamaram atenção, me fizeram gostar, foram esses mesmos detalhes que fizeram o mangá ser elogiado daquela forma e pessoas terem expectativas para essa animação. As expectativas não foram correspondidas justamente por causa desses detalhes que são diferentes. Esses detalhes estão fazendo o anime ser inferior, não terem o destaque que deveriam ter porque todo o diferencial do mangá está sendo descartado.

Foram esses detalhes que fizeram 20 pessoas gostarem do negócio. O anime custa mais caro, precisa de um público mais amplo.

O mangá parece ter um viés social que se alinha com o seu. O anime tem um viés social que o torna mais possível de se alinhar com o de muitos. O meu post que eu citei tem justamente duas situações onde o anime reduz a carga feminista da obra pra não tentar dar liçãozinha pros espectadores.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Dei vários exemplos com comparações para entenderem melhor o que exatamente estou criticando, mas a cada episódio eu comento menos e menos por aqui, talvez isso tenha feito não gostar das minhas críticas.

Não li o mangá, mas o que você parece estar criticando é o anime ter uma pegada mais suave na sua visão social. O anime possivelmente tá mais "uma mulher que sonha ter uma profissão" do que "uma obra que tem uma bandeira, uma causa a ser divulgada para os leitores".
1 usuário curtiu este post: Gabrinius
Responder
(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Falo de "feminismo" nessa historia porque Arte é um mangá que sempre foi comentado dessa forma, "esse é um mangá que o público feminista elogiaria", "mangá de viés feminista feito do jeito certo".

É inevitável eu comparar com o mangá, afinal, só estou assistindo por conhecer o mangá.

"Vamos animar esse anime feminista, mas não muito", justamente porque esses pequenos detalhes em todas as situações que foram os responsáveis por fazer os leitores apreciarem tanto o mangá são justamente os detalhes que o anime está alterando. Por que? Por que exatamente o anime está mudando desses detalhes e não outros? Por que não está concentrando esforços em apresentar melhor o mundo e e a época em que a personagem vive?
Tu estás descartando a possibilidade do anime estar passando uma ideia feminista simplesmente por ele não reproduzir exatamente as cenas como no mangá? É como se tu estivesses colocando o mangá de Arte como parâmetro para feminismo, sem julgar as atitudes da personagem como feministas ou não por saberes de fato o que seria uma atitude feminista, e sim por elas não terem sido como foram no mangá. Sendo que, no meu ponto de vista (e eu acho que ele é bem relevante nessa discussão), a Arte no anime se mostrou forte e tomou atitudes que orgulhariam muitas feministas, ainda mais considerando a época em que a história se passa.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Por que? Por que exatamente o anime está mudando desses detalhes e não outros?
Para que as situações não fiquem sem contexto.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Por que não está concentrando esforços em apresentar melhor o mundo e e a época em que a personagem vive?
Eles não devem ter achado isso tão relevante para a história do anime. Entenda, o anime não tem como ser mais do que um resumo do mangá.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: A Arte forçar entrada no atelier do Danilo antes de receber qualquer trabalho do Leo, antes de ser levada por ele para qualquer lugar para aprender algo, isso faz sim a personagem parecer meio irresponsável.
Ela não me pareceu nada irresponsável por isso. Tu novamente estás julgando o anime pelo contexto que tens do mangá. Eu sei lá quem é esse tal de Danilo pra achar que a Arte foi "irresponsável" simplesmente por querer, se esforçar e conseguir entrar no atelier dele. Facepalm

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Esse contrato de aprendizado é algo de anos, o aprendiz começa muito por baixo. Demorou mais de meio ano para a Arte fazer mais do que limpar chão e fazer compras para o Leo, e isso faz sentido. A trajetória da Arte no anime está muito não linear, e isso em um mangá que já não era um registro história muito sério.
Vou te explicar o que aconteceu no anime, então: O Leo reconheceu o talento que a Arte possuia, afinal, ela passou anos em casa se dedicando e aprendeu a desenhar muito bem. Ignorar isso seria tanto desperdício de tempo quanto desvalorização da personagem. Novamente, o mangá teve tempo para desenvolver essa história toda que contastes, mas o anime não terá, então será impossível que faça sentido. A menos que tu consideres que a história inteira do mangá de Arte possa ser resumida em 12 episódios onde a Arte, talentosíssima, ao invés de se desenvolver como uma grande artista, aprimorando suas técnicas de desenho, acaba por passar todo o tempo apenas lavando o chão e fazendo compras para um homem.

(22/04/2020, 15:53)PaninoManino Escreveu: Do jeito que o anime está sendo eu não gostaria dele se não existisse o mangá e já teria dropado no segundo episódio.
Será? Tu estás afirmando algo que é impossível de saber. Para mim, está bem claro que o motivo de não estares gostando do anime é o fato de teres lido o mangá e gostado a ponto de colocá-lo em outro patamar, o patamar da justiça e da verdade. Todas as tuas críticas em relação ao anime são baseadas em comparações dele com o mangá. E o mais engraçado é que tu sempre soubestes que seriam coisas diferentes, desde as primeiras páginas do tópico tu falastes que o anime serviria apenas para a divulgação do mangá, então não é possível que tenhas imaginado que entregariam nele exatamente o que entregaram no mangá, ainda mais em tão pouco tempo. Não é novidade alguma que a versão animada pula arcos e foca nos momentos mais interessantes da história, mas tu estás sendo especialmente implicante com as mudanças dessa história por achares que o anime está perdendo a essência feminista ou algo do tipo, sendo que... não. Arte ainda não chegou ao fim, mas, até então, já posso dizer que esse é um dos animes que indicaria com facilidade caso alguma amiga me pedisse uma recomendação de anime de empoderamento feminino ou algo do tipo.
Responder
Páginas (20): 1 ... 8 9 10 11 12 ... 20

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes