Enquete: Qual destas garotas de Madoka é a melhor?
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Kaname Madoka
21.35%
19 21.35%
Miki Sayaka
11.24%
10 11.24%
Sakura Kyouko
29.21%
26 29.21%
Tomoe Mami
38.20%
34 38.20%
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Mahou Shoujo Madoka Magica

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157 respostas neste tópico
 #131
(05/04/2020, 16:18)rapier Escreveu: Trocando as mulheres do anime por homens, o impacto do contexto metanarrativo se mantém? Acho que você também nota que a resposta é não.
O contexto se mantém e a interpretação também. O impacto de fato diminui, porque garota sofrendo tem mais impacto que homem sofrendo.
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 #132
(05/04/2020, 16:19)SStriker Escreveu: O contexto se mantém e a interpretação também. O impacto de fato diminui, porque garota sofrendo tem mais impacto que homem sofrendo.

Você tá vendo o anime de dentro pra fora, eu de fora pra dentro.

Pra mim, o contexto não gera o sofrimento das donas. A necessidade de colocar as donas sofrendo, causar impacto ao mesmo tempo que aumenta as chances do negócio vender, é que gera o contexto como uma pseudojustificativa do narrador. Isso daqui ainda seguir outras lógicas otaku, como a das putas virgens advinda da garotinhagem (as donas têm que se relacionar entre si, homem estraga o negócio), pra mim mostra que o anime foi pensado primeiro como obra mercadológica, a filosofia veio como consequência.
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 #133
Não é só o gênero ai que vai importar.
A idade tbm. São garotas pré adolescentes, fazer esse tipo de garota sofrer dá um impacto enorme em quem assiste.

Madoka Magica é um anime bom em muitos aspectos, mas ruim em outros, como de desenvolvimento de personagens, por exemplo.
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 #134
(05/04/2020, 16:23)rapier Escreveu: Você tá vendo o anime de dentro pra fora, eu de fora pra dentro.
Pra mim, o contexto não gera o sofrimento das donas. A necessidade de colocar as donas sofrendo, causar impacto ao mesmo tempo que aumenta as chances do negócio vencer, é que gera o contexto como uma pseudojustificativa do narrador. Isso daqui ainda seguir outras lógicas otaku, como a das putas virgens advinda da garotinhagem (as donas têm que se relacionar em si, homem estraga o negócio) pra mim mostra que o anime foi pensado primeiro como obra mercadológica, a filosofia veio como consequência.
Sim, esses elementos mercadológicos existem com toda certeza, mas eu nunca levo eles muito em consideração, já que a  maioria das obras tem que balancear os dois elementos hoje em dia pra serem boas e terem sucesso ao mesmo tempo.

Obviamente eu sei que Madoka tem garotinhas sofrendo e yuri undertones pra vender, mas pra mim esses elementos "pra vender" não importam pois a "pseudojustificativa" foi feita e executada de uma forma tão boa que ela se segura por si mesma, e as discussões foram interessantes, legítimas e me agradaram. Eu gostaria tanto de Madoka quanto gosto se fossem garotos mágicos ao invés de garotas mágicas sofrendo então a parte mercadológica pra otaku pouco importa pra mim, colocar esses elementos não torna a série pior ou suas discussões menos legítimas na minha visão.
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 #135
(05/04/2020, 16:36)SStriker Escreveu: Eu gostaria tanto de Madoka quanto gosto se fossem garotos mágicos ao invés de garotas mágicas sofrendo então a parte mercadológica pra otaku pouco importa pra mim, colocar esses elementos não torna a série pior ou suas discussões menos legítimas na minha visão.

Tá certo. O importante é você notar que se isso daqui fosse uma série de garotos mágicos não teria 1/10 da repercussão. HAHA!
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 #136
até porque ia ser um tipo de obra totalmente diferente, tipo os free e os shounem idol esquisitão

(05/04/2020, 16:36)SStriker Escreveu: Eu gostaria tanto de Madoka quanto gosto se fossem garotos mágicos ao invés de garotas mágicas sofrendo então a parte mercadológica pra otaku pouco importa pra mim

duvido que voce mesmo acredite nisso. quem assiste anime sabe o que tá fazendo e por que tá fazendo
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 #137
(05/04/2020, 16:05)SStriker Escreveu: "Coisa ruim" é algo relativo de pessoa pra pessoa. Pra mim Madoka é um dos melhores animes que eu já assisti, só não supera os do Ikuhara e LOTGH.

Enfim, Madoka tem referência a "coisas filosóficas" escondidas até no cenário, tem trechos de Fausto e de obras do Nietzsche escondidas em runas e até em diálogos pra te dar um exemplo. As interpretações das pessoas se dão com base neles elementos escondidos e similaridades temáticas entre a série e suas supostas inspirações (como Fausto e Nietzsche), acho difícil que seja invenção das pessoas ao invés de inspiração própria do autor nesse quesito tendo em vista que se chegou a ponto de explicitar a referência na obra em si.

Mesmo ignorando as referências faustianas/nietzscheanas ainda tem a discussão moral que é extremamente típica do autor, tudo que o Urobuchi escreve de fato (porque tem coisa que ele assina mas não escreve, tipo Suisei no Gargantia e Aldnoah.Zero) costuma ter algum elemento de moralismo cinza e discussões morais, no caso de Madoka isso se dá através do personagem do Kyubey e o choque de suas visões com outros humanos, como a própria Madoka por exemplo. O Kyubey segue uma espécie de utilitarismo extremamente lógico e sem nenhum aspecto emocional, ele quer trazer o bem ao universo como um todo ao prolongar seu tempo de existência, mas a única forma de fazer isso é fazendo garotinhas assinarem contratos em troca de desejos cumpridos que separam sua alma de seus corpos e eventualmente culminarão nelas se transformando em algo que não gostariam (bruxas) a fim de produzir energia. Suas ações são estritamente imorais para as garotas visto que ele esconde detalhes do contrato (como a separação entre corpo e alma e o fato de se tornarem bruxas eventualmente) e efetivamente as trata como gado, mas ao mesmo tempo essas ações que seriam imorais para seu humano médio permitem que o universo continue a existir por mais tempo. Isso o torna um antagonista no mínimo interessante e gera uma certa discussão moral em torno de suas ações.

Também não acho que seja justo falar que esses elementos de Madoka são inventados tendo em vista que eles começam a aparecer justamente após o terceiro episódio (tudo do EP1 ao 3 é o anime se disfarçando de mahou shoujo padrão) e pelo que tu me disse tu dropou no 3, além de, como já citei, ser um elemento bem típico do autor mesmo fazer esse tipo de discussão.

Foda, ela é a que eu mais curto. Vou votar na Sayaka então já que tem o arco que mais gosto no anime depois da Homura.

O Kyuubei não falar tudo é a ironia. O utilitarismo é meio que uma das bases do liberalismo, que tem como ym dos principais princípios o contrato e o acordo entre duas partes. O argumento utilitarista dele é puro sofisma, a única intenção é manipular as garotas mesmo.

Utiliza os sonhos da garotas para consumir energia. Isso significa tanta coisa...
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 #138
(05/04/2020, 16:40)Gabrinius Escreveu: até porque ia ser um tipo de obra totalmente diferente, tipo os free e os shounem idol esquisitão

duvido que voce mesmo acredite nisso. quem assiste anime sabe o que tá fazendo e por que tá fazendo
Se fosse um anime tipo "Free!" não seria um problema pra mim, num dos meus primeiros posts aqui falei que ajudei a fazer uma VN bara.

A parte que mais gosto de Madoka é justamente as discussões morais/filosóficas do autor, seguido de personagens específicas (como a Homura e o Kyubey), e então o drama que eu considero ser bem-executado. Os dois primeiros se manteriam mesmo se tu fizesse genderbending de todo mundo, o drama em retrospecto provavelmente teria que ter algumas adaptações já que tem umas problemáticas bem femininas mesmo como a da Sayaka e teria menos impacto pra outros mas eu ainda gostaria se seguisse as mesmas linhas gerais. Acho difícil, realmente, me ver desgostando de um Mahou Shounen Masaki Magico.

(05/04/2020, 16:50)Lonely Escreveu: O Kyuubei não falar tudo é a ironia. O utilitarismo é meio que uma das bases do liberalismo, que tem como ym dos principais princípios o contrato e o acordo entre duas partes. O argumento utilitarista dele é puro sofisma, a única intenção é manipular as garotas mesmo.
O argumento do Kyubey é tão válido quanto qualquer outro argumento moral, mas de fato não é utilitarismo no contexto liberal/histórico da palavra, tá mais pra uma corruptela. O que dá pra questionar dele de fato são os meios, já que ele não deixa os termos do contrato claros. O objetivo dele faz sentido.
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 #139
(05/04/2020, 16:50)SStriker Escreveu: Se fosse um anime tipo "Free!" não seria um problema pra mim, num dos meus primeiros posts aqui falei que ajudei a fazer uma VN bara.

A parte que mais gosto de Madoka é justamente as discussões morais/filosóficas do autor, seguido de personagens específicas (como a Homura e o Kyubey), e então o drama que eu considero ser bem-executado. Os dois primeiros se manteriam mesmo se tu fizesse genderbending de todo mundo, o drama em retrospecto provavelmente teria que ter algumas adaptações já que tem umas problemáticas bem femininas mesmo como a da Sayaka e teria menos impacto pra outros mas eu ainda gostaria se seguisse as mesmas linhas gerais. Acho difícil, realmente, me ver desgostando de um Mahou Shounen Masaki Magico.

O argumento do Kyubey é tão válido quanto qualquer outro argumento moral, mas de fato não é utilitarismo no contexto liberal/histórico da palavra, tá mais pra uma corruptela. O que dá pra questionar dele de fato são os meios, já que ele não deixa os termos do contrato claros.

É inválido porque é um jogo de palavras. O Kyuubei é profundamente amoral. Ele é injusto e justifica a injustiça com outra injustiça (o fim do universo) e ele assume uma posição de falso moralismo para justificar. É um sofisma bem feio.

Tenho que pensar um pouco, mas a Homura quando se transforma no Ubermenschen no filme e pelo egoísmo trás a Madoka de volta, de alguma forma é a negação do sofima dele. A Madoka se sacrifica pelo universo, a Homura usa sua potência. Mas eu posso estar falando besteira também, tempo que vi o filme.
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 #140
(05/04/2020, 17:06)Lonely Escreveu: É inválido porque é um jogo de palavras. O Kyuubei é profundamente amoral. Ele é injusto e justifica a injustiça com outra injustiça (o fim do universo) e ele assume uma posição de falso moralismo para justificar. É um sofisma bem feio.

Tenho que pensar um pouco, mas a Homura quando se transforma no Ubermenschen no filme e pelo egoísmo trás a Madoka de volta, de alguma forma é a negação do sofima dele. A Madoka se sacrifica pelo universo, a Homura usa sua potência. Mas eu posso estar falando besteira também, tempo que vi o filme.
Isso depende de qual moral você segue, e literalmente vai criar uma discussão infinita se formos discutir a fundo. Mas eu concordo que de um ponto de vista liberal/libertário o Kyubey tá errado tão meramente por criar fraudes contratuais. O consentimento mútuo das garotas é inválido tão somente com base no fato de ser um contrato verbal em que ele omite cláusulas contratuais e o contrato deveria ser inválido por isto. Mas os objetivos dele permanecem sólidos, e a ideia de sacrificar uns (as garotas) pra salvar muitos (todo um universo) é validada por outros sistemas morais consequencialistas.

Quanto à parte do filme, tenho a mesma interpretação sobre a Homura virando übermensch.
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