Joguei bastante Mu lá na época dele, assim como o Dota. No LoL tenho mais de 1000 horas de jogo, conheço os dois títulos o suficiente pra achar que existem semelhanças. Não tô dizendo que são iguais, que são baseados em um ou outro, só que o conceito é parecido. Falando do gênero, o Moba está bem longe do RTS, o próprio Warcraft já é uma falha como jogo do gênero, uma vez que foi adicionado elementos de RPG nele. O modo de jogo dos mobas é muito mais parecido com os "minigames pvp" dos mmorpgs do passado, Mu, Ragnarok e outros já tinham modos de jogo MUITO semelhantes aos objetivos dos Mobas, a diferença maior está no número de jogadores. Aliás, foi aí onde o moba acertou, pegou o que tinha de bom no mmorpg e compactou, deixando as coisas mais simples, porém mantendo o sentimento de progressão.
(17/02/2020, 20:52)Ash_ Escreveu: Joguei bastante Mu lá na época dele, assim como o Dota. No LoL tenho mais de 1000 horas de jogo, conheço os dois títulos o suficiente pra achar que existem semelhanças. Não tô dizendo que são iguais, que são baseados em um ou outro, só que o conceito é parecido. Falando do gênero, o Moba está bem longe do RTS, o próprio Warcraft já é uma falha como jogo do gênero, uma vez que foi adicionado elementos de RPG nele. O modo de jogo dos mobas é muito mais parecido com os "minigames pvp" dos mmorpgs do passado, Mu, Ragnarok e outros já tinham modos de jogo MUITO semelhantes aos objetivos dos Mobas, a diferença maior está no número de jogadores. Aliás, foi aí onde o moba acertou, pegou o que tinha de bom no mmorpg e compactou, deixando as coisas mais simples, porém mantendo o sentimento de progressão.
Semelhanças existem mas nesse caso é mera coincidência, assim como tem em outros gêneros por aí. Eu vejo essas semelhanças como muito superficiais, não dá pra colocar tudo no mesmo grupo.
E eu nunca vi um jogo do passado ser parecido com algo do futuro. Isso não existe.
Um dos pontos mais relevantes de MMO é serem infinitos e por consequência ser possível o cara investir centenas de horas em um personagem/conta pra conseguir item, isso não existe em MOBA já que é zerado a cada partida.
Tava eu aqui de boas no diablo 2 quando fui inventar de testar o celeste que a epic games liberou de graça a tempos atrás. Já fiz 10 horas e não cansei, mas bateu o arrependimento de deixar o d2 sagrado de lado pra jogar esse maldito clone do super meat boy.