Discussão sobre processadores 2015-2023

Páginas (203): 1 ... 131 132 133 134 135 ... 203
 
2028 respostas neste tópico
 #1.321
(09/01/2020, 16:30)TiagoSG Escreveu: Basta vc saber que a temperatura limite deste processador e 95c°
Eu sei, inclusive comentei isso em: https://anime-forum.info/showthread.php?...7&page=131

(09/01/2020, 16:30)TiagoSG Escreveu: Para mim ta faltando ventilação no seu gabinete.

Está faltando, como foi dito em: https://anime-forum.info/showthread.php?...63&page=20

Vou colocar um cooler intake com boa pressão, pra ver se melhora a temperatura interna no gabinete e por tabela do processador.
 #1.322
https://adrenaline.uol.com.br/noticias/v...de-energia

Intel ta precisando de nova arquitetura urgentemente....
cheio de bug de segurança e o consumo só aumenta...
essa arquitetura n foi pensado para alta quantidade de núcleos...
e pelo jeito nem reduzindo a litografia para 10nm para conter o consumo...

se bem que a intel já falhou em Pentium 4 (NetBurst)... e atual arquitetura é baseado em Pentium 3 (P6 microarchitecture).
só falta nova arquitetura ser outro Pentium 4 da vida...
 #1.323
(11/01/2020, 21:30)martec Escreveu: https://adrenaline.uol.com.br/noticias/v...de-energia

Intel ta precisando de nova arquitetura urgentemente....
cheio de bug de segurança e o consumo só aumenta...
essa arquitetura n foi pensado para alta quantidade de núcleos...
e pelo jeito nem reduzindo a litografia para 10nm para conter o consumo...

Intel já tem Sunny Cove, que tá nos Ice Lake. https://www.anandtech.com/show/14514/exa...sunny-cove fala sobre ela. É uma nova arquitetura mesmo. É só que ela ainda não escala bem nos clocks, logo acaba perdendo em desempenho bruto pras CPUs Intel atuais pra desktop.

(11/01/2020, 21:30)martec Escreveu: se bem que a intel já falhou em Pentium 4 (NetBurst)... e atual arquitetura é baseado em Pentium 3 (P6 microarchitecture).
só falta nova arquitetura ser outro Pentium 4 da vida...

Não acho que P4 foi uma falha, apenas chegaram a um beco sem saída.
 #1.324
(11/01/2020, 21:39)rapier Escreveu: Intel já tem Sunny Cove, que tá nos Ice Lake. https://www.anandtech.com/show/14514/exa...sunny-cove fala sobre ela. É uma nova arquitetura mesmo. É só que ela ainda não escala bem nos clocks, logo acaba perdendo em desempenho bruto pras CPUs Intel atuais pra desktop.

Citar:Sunny Cove Microarchitecture: Going Deeper and Wider

Ice Lake falls under Intel’s ‘10th Gen Core’ family, and is based around the latest iteration of the ‘Core’ microarchitecture, which initially debuted over a decade ago and has received plenty of key critical enhancements and extra features along the way. Over the years we’ve seen improved prefetchers, smarter branch predictors, adjusted cache sizes and capabilities, deeper and wider execution, micro-op caches, accelerated calculation logic, and lower power operation, all designed to increase the instruction throughput, decrease cache misses, and improve power efficiency.

When Intel designs a new generation of Core, it tends to go in a lot of things: mobile CPUs, desktops, servers, sometimes embedded, new communications technologies, and plenty of other custom silicon besides. As a result, it has to scale, from low-end to high-end. One of Intel’s new Chief Architects, Jim Keller, says that Intel has a ‘milliwatt-to-megawatt’ strategy when it comes to product design, and it’s the Core microarchitecture that is currently bringing in the big $$$ to fund a lot of the R&D.

Before we go into the new Sunny Cove core, I should preface the explanations with a little warning. Intel’s previous microarchitecture update and design, Skylake, is Intel’s most profitable design ever. Part of that reason is that it has been around the block for four generations of products. Intel hasn’t changed the core in that time, for almost four years. At this point, we’ve been yearning for something that actually has changes. So please forgive a little excitement when covering a few of the more mundane updates.

eu lendo o link fornecido pra mim é apenas update da arquitetura core.
diferente do que a intel fez no passado criando a arquitetura NetBurst.

(11/01/2020, 21:39)rapier Escreveu: Não acho que P4 foi uma falha, apenas chegaram a um beco sem saída.

pra mim é falha sim... saiu da arquitetura P6 microarchitecture para uns anos depois voltar a usar arquitetura baseada em P6 microarchitecture. Ou seja só deu volta sem necessidade...
 #1.325
(11/01/2020, 22:06)martec Escreveu: eu lendo o link fornecido pra mim é apenas update da arquitetura core.
diferente do que a intel fez no passado criando a arquitetura NetBurst.

Povo só muda muito quando o anterior chega a um beco sem saída, tipo AMD com os Bulldozer ou Intel com os P4. O nível das mudanças nos Icelake é suficiente pra dizer que é uma nova arquitetura.

Nova arquitetura não é só revolução, mas também evolução.

Sunny Cove dá 18% de IPC a mais comparando com Skylake, o que é suficiente pra concorrer com o Ryzen 2 nesse aspecto. O porém é que a Intel não tem ainda o equivalente a chiplets (EMIB) funcionando com processadores, logo ela ainda tá presa nos dies monolíticos que ficam caros pra caralho em CPU acima de 8 cores.

(11/01/2020, 22:06)martec Escreveu: pra mim é falha sim... saiu da arquitetura P6 microarchitecture para uns anos depois voltar a usar arquitetura baseada em P6 microarchitecture. Ou seja só deu volta sem necessidade...

Na época ainda se achava que seria molezinha subir o clock das CPUs até 10GHz. Não vejo como falha considerando a situação da época.
 #1.326
(11/01/2020, 22:13)rapier Escreveu: Povo só muda muito quando o anterior chega a um beco sem saída

mas isso que estou dizendo...
a intel já está em beco sem saída e ta precisando de nova arquitetura de zero.

sei que é rumor... mas a intel n consegue conter o consumo mesmo reduzindo p/ 10nm como eu disse no post abaixo.

https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid382379
 #1.327
(11/01/2020, 22:17)martec Escreveu: sei que é rumor... mas a intel n consegue conter o consumo mesmo reduzindo p/ 10nm como eu disse no post abaixo.

https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid382379

Não acho que seja só rumor porque o 9900K de 8 cores já chega a mais de 200W.

O consumo máximo de 300W deve ser obtido com turbo em todos os cores e AVX2 ou AVX512. O TDP pra Intel e AMD indica apenas o consumo com todos os cores no clock base. Com clock perto de 5GHz na CPU top realmente não vai consumir pouco.

Essa questão do consumo é só que a Intel tá forçando a arquitetura atual, assim como a AMD fez com Polaris nas RX 590.
 #1.328
(11/01/2020, 22:32)rapier Escreveu: Essa questão do consumo é só que a Intel tá forçando a arquitetura atual, assim como a AMD fez com Polaris nas RX 590.

exato...
atual arquitetura já está no estado terminal.
precisa de nova arquitetura de zero que nem AMD a arquitetura Zen.
 #1.329
Ontem cheguei em casa e vi que o PC tinha reiniciado mas não tinha dado boot sozinho.
Dei uma fuçada na bios e vi que tem um suposto "Generic USB driver" que pegou prioridade de boot do nada e por isso não iniciava o windows sozinho, na tela da bios vi algo que me chamou muito a atenção: O processador estava a 60C° mesmo sem atividade e sem estar rodando o windows.

Depois que deu boot no sistema eu abri o programa que monitora a placa mãe e estava lá, 60C° sem atividade.

Dai abri o forza horizon 4 e joguei um pouco, consumo de CPU ia de 70 a 90% e a temperatura chegou a 76C°.
Depois disso encodei um vídeo, oque fez a CPU ir a 100% e a temperatura chegou a 80C°.
Que eu me lembre isso não é normal pra um i3, hoje vou tirar o PC da escrivaninha e ver oq tem de errado nele, deve ser só uma camada de poeira entre o dissipador e o cooler.
 #1.330
(14/01/2020, 09:13)DK666 Escreveu: Ontem cheguei em casa e vi que o PC tinha reiniciado mas não tinha dado boot sozinho.
Dei uma fuçada na bios e vi que tem um suposto "Generic USB driver" que pegou prioridade de boot do nada e por isso não iniciava o windows sozinho, na tela da bios vi algo que me chamou muito a atenção: O processador estava a 60C° mesmo sem atividade e sem estar rodando o windows.

Depois que deu boot no sistema eu abri o programa que monitora a placa mãe e estava lá, 60C° sem atividade.

Dai abri o forza horizon 4 e joguei um pouco, consumo de CPU ia de 70 a 90% e a temperatura chegou a 76C°.
Depois disso encodei um vídeo, oque fez a CPU ir a 100% e a temperatura chegou a 80C°.
Que eu me lembre isso não é normal pra um i3, hoje vou tirar o PC da escrivaninha e ver oq tem de errado nele, deve ser só uma camada de poeira entre o dissipador e o cooler.

Na BIOS o processador não economiza energia, logo não é anormal estar a 60°. A única temperatura estranha aí é 60° logo depois de bootar.
Páginas (203): 1 ... 131 132 133 134 135 ... 203
 

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes