Respostas: 1.454
Tópicos: 19
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
264
(02/09/2014, 22:14)
Opeth
02/09/2014, 22:14
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 23:11 por Opeth.)
|
Mangá como um estilo de desenho é conhecido popularmente por características como os olhos grandes e expressivos, economia e simplificação de linhas e uso de recursos da arte gráfica como as retículas, herdadas da gravura em metal. No caso dos animes, particularmente os da era digital, a colorização é baseada em cores "chapadas" e sombras bem demarcadas, que emprestam suas técnicas da ilustração gráfica. De uso desta fórmula que é tida como a estilização moderna do desenho japonês cuja maior influência se atribui ao Tezuka, chega-se ao traço "padrão" ou "clichê"(no sentido original do termo).
Minha intenção com o tópico é reunir imagens de artistas que vocês considerem originais dentro do mangá ou animê, de preferência os que não saiam da estilização supracitada para um traço mais realista, como é o caso do desenhista de vagabond, que faz um trabalho excelente no realismo e na aguada de nanquim. Vale de tudo: imagens de anime, mangá, e coisas random (de preferência com fonte ou nome do artista). Quero avaliar o quanto o traço padrão tem a oferecer e o quanto ainda pode ser explorado sem perder sua originalidade.
Organização: Vamos manter as imagens dentro das caixas de spoiler pra não virar bagunça, e pra facilitar, diga o nome do anime ou mangá, quando possível, assim quem conhece não perde tempo carregando imagens à toa.
Edit: Passei pra itálico o importante pra galera não ter que ler a redação.
No Game No Life:
Comecei com a primeira coisa que me veio à cabeça. Um anime recente que acho que usa de forma genial o traço padrão, com um design de personagens e cores bem diferentes do resto dos animes por aí. O Design da Shiro, em especial, é excelente. Gosto também de como o desenho tem movimento e abusa da linha sem gerar excesso de informação a ponto de dificultar a visualização.
Respostas: 90.303
Tópicos: 2.775
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5825
(02/09/2014, 22:19)
rapier
(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: Minha intenção com o tópico é reunir imagens de artistas que vocês considerem originais dentro do mangá ou animê, de preferência os que não saiam da estilização supracitada para um traço mais realista, como é o caso do desenhista de vagabond, que faz um trabalho excelente no realismo e na aguada de nanquim.
Boa limitação. Ficar citando gente com traço realista seria muito fácil.
(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: Quero avaliar o quanto o traço padrão tem a oferecer e o quanto ainda pode ser explorado sem perder sua originalidade.
Pra mim o traço default de animes não tem como simplificar mais. Espero um visual mais rebuscado não nos corpos, mas sim nas roupas e acessórios advindo do uso de CG.
(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: No Game No Life:
Comecei com a primeira coisa que me veio à cabeça. Um anime recente que acho que usa de forma genial o traço padrão, com um design de personagens e cores bem diferentes do resto dos animes por aí. O Design da Shiro, em especial, é excelente. Gosto também de como o desenho tem movimento e abusa da linha sem gerar excesso de informação a ponto de dificultar a visualização.
O povo considera justamente o contrário na parte "dificultar a visualização". Tem gente que acha carregado o estilo de pintura de Nogenora. Pra mim é bonito e destoa o suficiente do cenário. Só não destoa mais no anime porque a resolução nativa do anime é apenas 720p.
Respostas: 2.905
Tópicos: 7
Data de registro: 19/06/2014
Curtir:
168
(02/09/2014, 22:32)
skarpzinho
Questão de traços em mangás é um pouco diferente. A arte pode ser essencial, complemento ou até mesmo irrelevante em uma obra. Procurar uma arte peculiar é praticamente comentar sobre o mangá em sí.
darei alguns exemplos:
Sun Ken Rock = tá ele é bastante realista, porém é lindo de se ver os detalhes nas expressões faciais que o mangaká usa.
The Music of Marie = o Surrealismo expressado em cada cenário, explicando de forma eloquente o enredo.
Yotsubato! = traço simplório que cativa qualquer um.
Bom , claro que tenho os meus mangakás/desenhistas preferidos como a Amano (Katekyo hitman Reborn, Psycho Pass)
Respostas: 90.303
Tópicos: 2.775
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5825
(02/09/2014, 22:38)
rapier
02/09/2014, 22:38
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 22:40 por rapier.)
|
(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: darei alguns exemplos:
Sun Ken Rock = tá ele é bastante realista, porém é lindo de se ver os detalhes nas expressões faciais que o mangaká usa.
Tá, você já começou fugindo da proposta do tópico.
É tão difícil assim citar mangás com traço bom que não sejam realistas?
(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: Yotsubato! = traço simplório que cativa qualquer um.
Dei uma olhada no Google Images por aí e o traço não parece nada diferente do padrão em animes com sérias restrições orçamentárias.
(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: Bom , claro que tenho os meus mangakás/desenhistas preferidos como a Amano (Katekyo hitman Reborn, Psycho Pass)
O traço dela é obviamente voltado pra yaoi/shoujo: caras com jeitão yaoi e donas feias.
Falando de traço de anime, o de Chaika ( http://anime-forum.info/showthread.php?t...8#pid18218) é eficaz e bastante detalhado no que se propõe. Os olhos possuem um nível ótimo de detalhamento, não só na pupila mas também nos cílios e nas sobrancelhas. Olha só o detalhe em Z no canto exterior do olho.
Respostas: 1.454
Tópicos: 19
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
264
(02/09/2014, 22:41)
Opeth
02/09/2014, 22:41
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 22:47 por Opeth.)
|
(02/09/2014, 22:19)rapier Escreveu: Pra mim o traço default de animes não tem como simplificar mais. Espero um visual mais rebuscado não nos corpos, mas sim nas roupas e acessórios advindo do uso de CG.
A coisa mais forte e difícil em termo de visual criativo de personagem acaba sendo a silhueta. Um bom design geralmente se reconhece só pela sombra (exemplo bobo, mickey mouse, exemplo decente, os personagens de blazblue). Isso acho que sempre é passível de exploração, mesmo que não seja rebuscado.
@ skarpzinhoCitar:A arte pode ser essencial, complemento ou até mesmo irrelevante em uma obra. Procurar uma arte peculiar é praticamente comentar sobre o mangá em sí.
A intenção é postar justamente só o valor da imagem, não da história. Mas a Amano é um ótimo exemplo, tu podia upar uma imagem que goste dela. Acho a lineart dela excelente.
Edit: @ rapier, vi que postou chaika. A Chaika é uma que tem uma silhueta muito boa. O traço e colorização do anime é bom no nível: Se tu vê um personagem random, sabe de onde é.
Respostas: 90.303
Tópicos: 2.775
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5825
(02/09/2014, 22:46)
rapier
02/09/2014, 22:46
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 22:54 por rapier.)
|
(02/09/2014, 22:41)Opeth Escreveu: A coisa mais forte e difícil em termo de visual criativo de personagem acaba sendo a silhueta. Um bom design geralmente se reconhece só pela sombra (exemplo bobo, mickey mouse, exemplo decente, os personagens de blazblue). Isso acho que sempre é passível de exploração, mesmo que não seja rebuscado.
A "criatividade" atual que vejo nisso é botarem donas com 24 pares de costelas, como aquela capa famosa do mangá de Evangelion e em http://anime-forum.info/showthread.php?tid=441&page=5. Aliás, nessa página aí tem um desenhista que eu acho muito foda: Oyari Ashito. Ele é muito bom em desenhar corpos, veja aí como a Yuniko consegue ser loli e ter um corpo bem delineado.
Outro cara bom do mundo dos animes é o Range Murata, de Last Exile e Blue Submarine. O cara desenha donas com corpos realistas, mas com rostos bem estilizados que ainda ficam lindos. Exemplo:
A sensualidade que o corpo dela passa é incrível, é uma imagem que dá tesão de ver.
@ Opeth, particularmente também gosto do traço do Naruko Hanaharu (Gargantia, http://anime-forum.info/showthread.php?tid=154). Você deve ter vito Gargantia e se lembrar do traço. Tem homens e mulheres bem definidos e diferentes, e traço feminino bem marcado nas partes que mais interessam. O Ledo no traço de outro desenhista seria um baitolão, já no traço dele é visivelmente um macho.
Respostas: 1.454
Tópicos: 19
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
264
(02/09/2014, 22:55)
Opeth
02/09/2014, 22:55
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 22:55 por Opeth.)
|
(02/09/2014, 22:46)rapier Escreveu: A "criatividade" atual que vejo nisso é botarem donas com 24 pares de costelas, como aquela capa famosa do mangá de Evangelion e em http://anime-forum.info/showthread.php?tid=441&page=5. Eu ri alto aqui. A preta de neve é um ótimo exemplo disso.
O Range Murata é muito bom. Baixei várias imagens dele aqui.
Respostas: 90.303
Tópicos: 2.775
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5825
(02/09/2014, 22:58)
rapier
Lembrei de outro cara que considero bom desenhista ao estilo anime: redjuice (Guilty Crown). O rosto dos personagens não têm muitos detalhes únicos, mas o traço no geral é bom o suficiente pra deixar aquela de impressão de familiaridade, mas não cópia. Basicamente, um traço pensado pra ser facilmente adaptável pra anime.
Respostas: 1.454
Tópicos: 19
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
264
(02/09/2014, 23:02)
Opeth
Também curto muito essa arte de Guilty Crown. Nesse caso em especial a pintura.
Mais range murata aí:
Respostas: 90.303
Tópicos: 2.775
Data de registro: 06/12/2013
Curtir:
5825
(02/09/2014, 23:04)
rapier
02/09/2014, 23:04
(Resposta editada pela última vez 02/09/2014, 23:05 por rapier.)
|
(02/09/2014, 23:02)Opeth Escreveu: Também curto muito essa arte de Guilty Crown. Nesse caso em especial a pintura.
Se você analisar os componentes da imagem em separado, você não vai ver muito detalhe ali. Mas como um todo, o traço do redjuice é ótimo.
(02/09/2014, 23:02)Opeth Escreveu: Mais range murata aí:
Prefiro esse tipo de traço, onde há uma diferenciação clara entre homens e mulheres e o traço de ambos é bem feito. Não gosto de traço onde todo mundo tem cara de macho ou de dona.
|