(30/11/2019, 21:02)StrikerFX Escreveu: @rapier, como vc configura as rotações das piranhas na bios da sua placa-mãe? Deixa elas default ou muda algo, tanto pra temperatura mínima/máxima?
Eu uso curvas de fan, minha mobo permite isso. Vão pra 100% a 75°. Exemplo de como funciona na MSI, usando uma mobo com uma ruma de headers:
A minha é mais parecida com
com menos opções mas ainda bastante funcional.
(30/11/2019, 21:02)StrikerFX Escreveu: Algo que já estou começando a me arrepender é desse filtro de poeira da parte frontal, pois usando o dedo pra medir o vento, as vipers só geram um bom fluxo de ar com rotações altas, mas o barulho gerado é sem condições, a não ser que eu use headset, mas não sou muito fan.
O barulho gerado é a soma do barulho da ventoinha com o deslocamento do ar passando pelo filtro.
(30/11/2019, 21:02)StrikerFX Escreveu: Devia mesmo era ter pego algum com frente mesh, vou terminar é adaptando isso nele. Hoje já fui em uma metalúrgica aqui pra fazer uma tampa lateral pra por no lugar do vidro temperado, pois esse troço realmente ajudou foi a esquentar a parte interna, espero que ganhe uma melhora na refrigeração com a troca.
Depende das suas temperaturas. Não falou qual é sua CPU, o cooler, a placa de vídeo... se já estiver tudo razoavelmente frio, abaixo de 70° (obviamente a 100% de uso), tirar o vidro não vai mudar muita coisa.
Essa imagem tá melhor de entender:
(30/11/2019, 21:14)rapier Escreveu: Eu uso curvas de fan, minha mobo permite isso. Vão pra 100% a 75°. Exemplo de como funciona na MSI, usando uma mobo com uma ruma de headers:
Spoiler: Imagem
A minha é mais parecida com
Spoiler: Imagem
com menos opções mas ainda bastante funcional.
O barulho gerado é a soma do barulho da ventoinha com o deslocamento do ar passando pelo filtro.
Depende das suas temperaturas. Não falou qual é sua CPU, o cooler, a placa de vídeo... se já estiver tudo razoavelmente frio, abaixo de 70° (obviamente a 100% de uso), tirar o vidro não vai mudar muita coisa.
Entendi, a minha mobo é bem mais limitada nesse ponto, mas acho que dá pra configurar algo parecido com os prints.
Sobre a cpu e cooler, ainda uso um i7 de 4ª geração, o 4770k, o cooler é um gammaxx gte, sem vga no momento, só com a onboard mesmo, placa-mãe é uma z87-gd65 gaming da msi.
Demorei pra responder essa parte pois resolvi fazer um teste pra tirar uma dúvida que tenho a algum tempo. Com o turbo boost ativo, a cpu chegou a 90º fácil, lembro que algum dos cores chegou a ~95º.
Placa mãe sempre em 40~45º, PCH também varia na mesma temperatura. Já com o turbo boost desligado, com o 4770k rodando na frequência padrão dele, que é de 3,5ghz a história foi diferente.
Temperatura mais alta que ele chegou foi 68º, núcleos variando entre 61 e 68º, em nenhum momento ele chegou a 70º. Chego a achar que minha mobo tem um gerenciamento de voltagem ruim ou o próprio i7 que é ruim.
O que vc acha dessa diferença de temperatura do turbo boost ligado e dele desligado?
(30/11/2019, 21:50)StrikerFX Escreveu: Entendi, a minha mobo é bem mais limitada nesse ponto, mas acho que dá pra configurar algo parecido com os prints.
Sobre a cpu e cooler, ainda uso um i7 de 4ª geração, o 4770k, o cooler é um gammaxx gte, sem vga no momento, só com a onboard mesmo.
Demorei pra responder essa parte pois resolvi fazer um teste pra tirar uma dúvida que tenho a algum tempo. Com o turbo boost ativo, a cpu chegou a 90º fácil, lembro que algum dos cores chegou a ~95º.
Placa mãe sempre em 40~45º, PCH também varia na mesma temperatura. Já com o turbo boost desligado, com o 4770k rodando na frequência padrão dele, que é de 3,5ghz a história foi diferente.
Temperatura mais alta que ele chegou foi 68º, núcleos variando entre 61 e 68º, em nenhum momento ele chegou a 70º. Chego a achar que minha mobo tem um gerenciamento de voltagem ruim ou o próprio i7 que é ruim.
O que vc acha dessa diferença de temperatura do turbo boost ligado e dele desligado?
Um bom método testar a temperatura dentro do gabinete:
Rode o prime95 usando n-1 threads. No seu caso devem ser 7.
Abra o FurMark pra ele usar a última thread.
Pronto, assim você fica com 100% na CPU e na GPU.
No seu caso acho que nem vai rolar pois tá usando onboard...
Não raro esse Corsair Obsidian 750D some do estoque da Kabum. Meio que demonstra que há público ainda para esse tipo de gabinete. Nem tude se resume a SSD e ausência de drives para DVD/BD.
Ele possui filtros na parte frontal e em cima, além do tradicional para a fonte. E parece que são todos fáceis de limpar mesmo para um leigo como eu.
Se já tem um fan no gabinete é melhor tirar pra colocar o radeador ou é melhor deixar lá mesmo e fazer um "sanduíche"? Considerando que o que já tá no lugar não aparenta ser muito bom.
(29/12/2019, 12:53)Aioros Escreveu: Se já tem um fan no gabinete é melhor tirar pra colocar o radeador ou é melhor deixar lá mesmo e fazer um "sanduíche"? Considerando que o que já tá no lugar não aparenta ser muito bom.
Push-pull funciona quando ambas as fans são de alta pressão estática, e mesmo assim gera mais barulho. Se uma das ventoinhas for comum não fará nem 1-2° de diferença. Sem contar que uma das ventoinhas fará parte da poeira ficar presa embaixo da ventoinha, tornando a limpeza bem mais difícil.
(08/01/2020, 17:26)Anthrax Escreveu: Preciso por um WC ou só colocar Fans em função de exaustor já resolve?
Se você não tem nenhum cooler no gabinete, colocar um exaustor na traseira já reduz a temperatura da CPU em até 10°, e ajuda a temperatura a cair bem mais rápido. O ruim é que ter apenas exaustor sem intakes pra compensar vai fazer com que o gabinete sugue a poeira do ambiente pelas frestas, aumentando o acúmulo de sujeira.
(08/01/2020, 17:34)rapier Escreveu: Se você não tem nenhum cooler no gabinete, colocar um exaustor na traseira já reduz a temperatura da CPU em até 10°, e ajuda a temperatura a cair bem mais rápido. O ruim é que ter apenas exaustor sem intakes pra compensar vai fazer com que o gabinete sugue a poeira do ambiente pelas frestas, aumentando o acúmulo de sujeira.
Tem um cooler padrão que já veio com o gabinete: Aero-500
E sim, o fan exaustor estava soprando um tubo de calor, dava até pra sentir as ondas de calor de vez em quando. Cooler Fan