(30/11/2019, 20:09)martec Escreveu: pelo que @Zefiris está dizendo parece que as lojas n tem mais em estoques....
e próxima safra é bem capaz de ser a revisão 4 que é capado no quesito "fases"
Sim, o rev 4 são 1 fase de baixa e 1 fase de alta. mesmo assim segura... já que os chips são os mesmo usando na da Asus!!
A320 foram feita para suportar Ryzen de 1 geração que tem uma demanda de Tensão muito maior que o de 2 ou 3 geração!
Comprei a minha na pichau! no kit upgrade pq assim ele atualizaram a BIOS!
(30/11/2019, 20:12)TiagoSG Escreveu: Sim, o rev 4 são 1 fase de baixa e 1 fase de alta. mesmo assim segura... já que os chips são os mesmo usando na da Asus!!
A320 foram feita para suportar Ryzen de 1 geração que tem uma demanda de Tensão muito maior que o de 2 ou 3 geração!
Comprei a minha na pichau! no kit upgrade pq assim ele atualizaram a BIOS!
A situação que considero mais kamikaze é a pessoa querer gastar com processador de 8-12 núcleos, e querer economizar com a placa-mãe mais barata possível.
Sobre a Asus Prime A320M-K, tem no Terabyteshop por R$ 469,00, e anunciam com bios atualizada para Ryzen 3000. Como o esperado de placas nesta faixa de preço, os chipsets de audio e rede são das versões mais simples da Realtek. E sem dissipador para os MOSFETs.
(30/11/2019, 20:15)Zefiris Escreveu: A situação que considero mais kamikaze é a pessoa querer gastar com processador de 8-12 núcleos, e querer economizar com a placa-mãe mais barata possível.
Sobre a Asus Prime A320M-K, tem no Terabyteshop por R$ 469,00, e anunciam com bios atualizada para Ryzen 3000. Como o esperado de placas nesta faixa de preço, os chipsets de audio e rede são das versões mais simples da Realtek. E sem dissipador para os MOSFETs.
no caso de @Gabrinius deve catar cpu abaixo de Ryzen 3600... então a placa mãe deve aguentar....
talvez venha ser empecilho na hora de upgrade, mas AM4 n vai durar muito... lá para 2021 deve sair AM5.
(09/12/2019, 13:10)TimeBandit Escreveu: O boot do windows é praticamente instantâneo, só preciso ver como acelerar o post da mobo
Primeiro tem que usar modo apenas UEFI na mobo (acho que é Windows 10 WHQL Mode em Enabled, espero que você já tenha ativado isso antes de instalar o Windows no disco). Quanto mais pentes de RAM mais o POST demora.
Talvez a mobo tenha a opção Fast Boot, é só achá-la e ativá-la.
Aqui o POST da mobo dura menos de 5 segundos, aí já começa a mostrar o loading do Windows 10 (com o logo da mobo e o "anel" de carregamento).
Por algum motivo o ssd M.2 não é reconhecido como um disco UEFI sendo que fiz o mesmo procedimento de quando instalei o w10 no outro ssd sata.
Vou tirar o sata e ver o que acontece na bios
Estou formatando o m2 de novo.
Dessa vez a instalação criou os arquivos de boot direitinho
No Terabyteshop apareceu 3 placas-mãe ASRock X470 com aviso que estão com o bios atualizado para o Ryzen 3000. A mais cara delas, série Taichi, tem melhores componentes que as de baixo custo com chipset X570.