24/09/2019, 15:57 |
(24/09/2019, 14:11)gangrena Escreveu: Sobre advogados o que vc escreveu se aplica em qualquer area, vc pode ser um programador fazer uma gama de contatos e abrir uma startup.
Sobre evolução de carreira nessa area vejo da seguinte forma, existe 3 caminhos:
1 - vc evoluir técnicamente e sei lá virar um arquiteto ou especialista, esse cara ganha muita grana mesmo.
2 - agregar outras skills como gerenciamento,administração e etc, mas tudo dentro da mesma aréa e subir verticalmente em uma mesma empresa. Também é bom.
3 - virar um empreendedor e fundar uma startup/empresa.
Pessoalmente hoje já passei do primeiro e não consigo me encaixar mais nas empresas recebendo e trabalhando em linha de produção, só volto a fazer isso por muita grana e estabilidade.
Sobre gerenciamento é algo que não gosto, trabalhar com projetos é uma merda, faço isso hoje,mas é um inferno.
Terceiro item se encaixa mais para mim. Gosto de liberdade, não tenho horários mas vem o ônus instabilidade.
Negócio próprio é foda, tem que lidar com pessoas filhos da puta de tudo que é lado: funcionário cuzão que te deixa na mão, cliente desgraçado que não paga, parceiro filho da puta que te sacaneia para ganhar mais. É muito tubarão tentando predar vc. mas se for resilente e escolher o caminho certo pode colher bons frutos.
Vai do perfil da pessoa, desde pessoas que tem emprego apenas para pagar boleto, outras que gostam do que fazem, outras que ambicionam algo mais profissionalmente e etc.
Tem a opção de sair do país e encher os bolsos, mas ai tem que ter outro perfil...
Contato é tudo em qualquer profissão,
Eu me expressei mal, eu queria dizer que o advogado faz sua "carteira", e ela tende a crescer muito com o passar do tempo...
Mas enfim, eu sou muito satisfeito como desenvolvedor, apesar de entender e estar por dentro, tenho pouca paciência pra ser arquiteto, então no futuro vou acabar indo mais para área gerencial, mas ainda quero desenvolver por alguns anos.