Os estereótipos, a narração, o objetivo de cada um deles. Os shoujos de 1980 que assisti tinham mais a ver com superação da personagem para uma onda de problemas, uma vida de desvantagens injustas e etc. Sem muito a ver com romance, e quando têm a ver com romance, é mais direto e simples.
Shoujos da atualidade são mais... protagonista ama um cara, esse cara também a ama, ninguém confessa nada um pro outro e vivem assim por toda a obra. Entra uma garota má na história que gosta desse mesmo cara e então pratica bullying com a protagonista, mas mais tarde elas viram amigas. Depois tem a parte que tá na hora de chegar outro garanhão gostando dessa vez da protagonista, causando ciúmes no cara que já gostava dela, mas nunca resultando em nada. Essa é a fórmula do shoujo atual, todos são assim.
(12/07/2019, 19:05)rapier Escreveu: Os rótulos que tu tá citando são gêneros. Ajudam mas não muito.
Mas fazendo um paralelo com Death Note, porque Parasyte seria seinen? Ambos os personagens recebem um superpoder, e isso é mais descarado no caso do Izumi do que do Light, porque o Izumi tem o poder dentro dele, enquanto Light tem o caderno que é um objeto exterior a ele. Ambos trabalham a ideia do bem contra o mal, cada um ao seu modo. E ambos contém violência explícita. Uma das diferenças é a cena de sexo do Parasyte que é censurada, sendo ambas as indicações no MAL para pessoas a partir dos 17 anos [Rating: R - 17+ (violence & profanity)].
(12/07/2019, 19:24)Peregrino Escreveu: Mas fazendo um paralelo com Death Note, porque Parasyte seria seinen? Ambos os personagens recebem um superpoder, e isso é mais descarado no caso do Izumi do que do Light, porque o Izumi tem o poder dentro dele, enquanto Light tem o caderno que é um objeto exterior a ele. Ambos trabalham a ideia do bem contra o mal, cada um ao seu modo. E ambos contém violência explícita. Uma das diferenças é a cena de sexo do Parasyte que é censurada, sendo ambas as indicações no MAL para pessoas a partir dos 17 anos [Rating: R - 17+ (violence & profanity)].
Ter violência não determina se é seinen ou shonen. CDZ é shonen genérico e é bem violento, Hokuto no Ken também.
Público-alvo determina primeiramente... o público-alvo, não algum grau de maturidade do anime. Kiseijuu é seinen mas não necessariamente é mais "maduro" do que Death Note, apesar de ser.
Era isso que tinha percebido, mas não tinha chegado a perguntar. Nem sempre o público-alvo é atingido.
E isso explica muita coisa, diga-se de passagem.
(12/07/2019, 19:37)Peregrino Escreveu: Era isso que tinha percebido, mas não tinha chegado a perguntar. Nem sempre o público-alvo é atingido.
E isso explica muita coisa, diga-se de passagem.
Sim. A parte de cima da imagem referencia Death Note, a de baixo é Precure.