Mary and the Witch's Flower (Mary to Majo no Hana), 2017 Studio Ponoc
Esse é o filme de estreia de um estúdio novo formado por gente que saiu do Ghibli.
Hayao e Isao são insubstituíveis, como diretores, mas o Ghibli é. Seria bom se o estúdio fechasse de vez e libertasse quem trabalha lá. Já tinha sido visto sinais de como isso poderia ser bom com Kimi no Nawa, aquele filme é bem animado em grande parte por participação de gente que trabalhava no Ghibli. Então era esperado que a animação desse filme fosse boa mas mesmo esperando algo de qualidade me surpreendeu. Fantasticamente animado e me chamou atenção a animação da protagonista Mary, é 300% puro Sakuga turbinado. Cada quadro da animação dela é o melhor quadro da animação.
E olha que cabelo fofo delicioso.
Uma pena que isso tenha se tornado tão raro em animação.
E dito isso, o restante do filme também é bom.
Durante uma parte do início eu tinha minhas suspeitas, estava achando muito errado como os acontecimentos estavam se desenrolando mas mesmo que eu tenha terminado com algumas dúvidas (sobre como a flor ficou tanto tempo ali sem que ninguém sequer se preocupasse em procurar) para fazer acabou sendo alarme falso.
A história não é nada demais, e não tem interesse em apresentar grande temas, é apenas uma aventura simples. Por exemplo, quando no início a Mary está entendiada por ter que viver naquele lugar rural sem nada nem ninguém durante as férias o filme não está sugerindo que terá uma grande lição de moral com aquilo, não, apenas que a garota entendiada terá uma distração maior do que poderia esperar (no entanto não posso deixar de mencionar que há detalhes jogados ao vento atoa, como a Mary ser super desastrada e isso ser aparentemente abandonado nos cinco primeiros minutos, e talvez mais importante, os alunos da escola desaparecerem após a introdução daquele cenário).
Então é isso, uma aventura simples, e o filme entrega com uma puta animação de qualidade foda.
Tem bem cara do Ghibli, só que elevado a um patamar de qualidade mais elevado. Os "efeitos especiais" de algumas cenas principalmente durante a parte final são fantásticos.
Pra mim o Yonehayahashi fez um bom trabalho.
Não sei se ele consegue fazer algo além disso, tive meus grandes problemas com Arriety e Marnie que ele dirigiu no Ghibli. Mas lá dentro ele não tinha liberdade para fazer o que é capaz e queria e gostava não é? Agora ele tem liberdade para fazer melhor o que é capaz, e imagino que haja mais gente na condição dele que finalmente poderia se destacar fora do Ghibli.