Black Mirror Bandersnach
Neste filme original Netflix acompanhamos a vida do jovem programador Stefan, onde tem o desejo de recriar em formato de jogo o livro Bandersnatch. Este livro é totalmente interativo, onde as condições escolhidas pelo leitor desencadeiam em novos caminhos na narrativa e esse é o desafio de Stefan, criar o jogo no mesmo molde.
A Netflix apresenta o filme da mesma maneira, interativo, onde aparece um menu com 2 escolhas que você deve fazer. Dependendo da escolha a cena/história pode mudar.
É difícil comentar este filme, pois ele é um filme ou um jogo? Em determinado momento do filme te baixa o espirito de jogador e você não quer saber mais da história e sim destravar todas as cenas possíveis, até minha namorada que não é uma jogadora nata sofreu com isso.
A Netflix não trata o mesmo como filme e sim como um "evento". Mesmo com a interatividade predominando mais que o roteiro ele é um filme sim, você não tem livre arbítrio no personagem, suas escolhas são fixas, se você sair da sala o filme continua, não tem como enrolar.
Ao fim do filme eu estava crente que tinha visto todas as cenas, meu engano. Usuários estão espalhando fluxogramas na internet com as condições necessárias para "destravar cada cena", caso você queira "platinar" o filme, aqui esta o melhor que achei:
https://external-preview.redd.it/3YAutmi...3b71a1c6e5
Para personagem eu destaco Collin interpretado por Will Poulter, ele da show, convence, ainda mais na cena drogado citando conspirações
O diretor e equipe de edição/programadores foram muito bem. A cena não fica congelada na sua decisão, o ator esta interpretando, o diretor foca a câmera de maneira bem devagar no rosto do personagem, como se ele estive pensando ou aguardando a decisão, ficou natural. Destaco a edição, pois dependendo da decisão a ação do personagem é totalmente diferente e não tem corte abrupto algum entre a cenas, loading então inexistente, isso foi o que mais me surpreendeu, eu estava vendo em uma net de 1MB da minha namorada.
Sobre a história acho OK, ela fica as vezes na sombra da interatividade, mas entrega, principalmente no final 5/5 o mundo Black Mirror. Recomendado tanto pra quem quer ver algo diferente ou até mesmo quem curte jogos.