Custo e produção de animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por mandrake_ em 23/09/2015, 22:15.
Páginas (79): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 79
781 respostas neste tópico
 #671
Sempre me perguntava porque empresas como Pioneer se interessava em bancar animes, agora ta explicado.
Responder
 #672
Em comitês de produção, é comum ter uma empresa cabeça, líder, e as auxiliares pra cuidar de aspectos secundários da produção.

A líder costuma ser uma das produtoras grandes: Kadokawa, Universal, Aniplex, Avex, Warner Bros, King Records, Pony Canyon... Essas empresas possuem mais de um papel: produtoras de anime, editoras de mangá/LN, distribuição de mídias físicas...

Depois temos as auxiliares. Uma empresa pode ser líder num projeto e auxiliar em outro, obviamente.

Lista de ramos das auxiliares:
  • As próprias empresas de animação: Kyoani, Bones, TMS, JCStaff, PAWorks...
  • Emissoras de TV: TBS, NHK, Asahi, AT-X, BS11, Tokyo MX...
  • Gravadoras e outras empresas do ramo da música: Lantis, King Records, Exit Tunes, Mages, Avex...
  • Distribuidoras de mídias tanto físicas quanto digitais: NBC Universal, Toho, Movic, Happinet...
  • Distribuidoras focadas em merchan físico: Bandai, Good Smile Company, Animate, Docomo Anime Store...
  • Editoras de mangá/LN: Square Enix, Kadokawa, Houbunsha, Kodansha, SB Creative...
  • Produtoras de jogos: Furyu, Cygames, Sony ForwardWorks...
  • Agências de marketing e propaganda: Sotsu, ADK, East Japan Marketing...
  • Sites de streaming: Crunchyroll, bilibili, Netflix...
Responder
 #673
seria correto concluir então que as grandes produtoras colocam dinheiro (majoritariamente) nos animes pra depois conseguir lucrar pegando royalties de todas as atividades das funções auxiliares?

ou nessa indústria a lógica é diferente?
Responder
 #674
(04/02/2019, 15:27)Gabrinius Escreveu: seria correto concluir então que as grandes produtoras colocam dinheiro (majoritariamente) nos animes pra depois conseguir lucrar pegando royalties de todas as atividades das funções auxiliares?

ou nessa indústria a lógica é diferente?

Cada empresa que investe ganha seus royalties proporcionalmente a seu investimento. A escolha de quem é o líder depende do projeto. E cada empresa tem poder de veto sobre aspectos da produção.
Responder
 #675
então o pagamento pra poder usar a marca é o investimento feito no projeto?

por exemplo, uma bandai não precisaria pagar "comissão" à Shueisha pra fazer um jogo de dragon ball porque ela já pagou quando investiu no projeto mãe?
Responder
 #676
Uma empresa pode ser tanto investidora (produtora) quanto subalterna de um projeto (recebe um valor fixo independente dos lucros).

(04/02/2019, 15:30)Gabrinius Escreveu: por exemplo, uma bandai não precisaria pagar "comissão" à Shueisha pra fazer um jogo de dragon ball porque ela já pagou quando investiu no projeto mãe?

Precisaria pedir permissão porque os direitos dos personagens são da Shueisha. E ao pedir permissão pode-se muito bem envolver dinheiro.
Responder
 #677
sim, mas a pergunta é, se ela é uma das investidoras do projeto, no caso, uma função auxiliar como colocado ali encima, mesmo assim ela teria que pagar ?

eu achava que essas empresas colocavam dinheiro nos projetos justamente pra poderem fazer produtos da marca...as gravadoras venderem singles, as bonecarias venderem seus caríssimos figmas e por aí vai.
Responder
 #678
(04/02/2019, 15:34)Gabrinius Escreveu: sim, mas a pergunta é, se ela é uma das investidoras do projeto, no caso, uma função auxiliar como colocado ali encima, mesmo assim ela teria que pagar ?

Se a CR financiou um anime, ela não precisa pagar pra passar o anime no site.

Ela não precisa pagar, mas as outras produtoras têm poder de veto. Elas podem dizer, "Olha, você pode fazer seu papel original, mas quem vai vender bonequinhos é a empresa Y. Se quiser vender bonequinhos também será um negócio a parte do projeto, logo pague."
Responder
 #679
sim, isso eu entendi, o que quero saber é se a empresa Y, sendo integrante do comitê, precisará pagar comissão da venda de suas bonecas para a produtora que tem os direitos ou se o fato de ser integrante do comitê já dá a ela essa "parcela" dos direitos.
Responder
 #680
(04/02/2019, 15:43)Gabrinius Escreveu: sim, isso eu entendi, o que quero saber é se a empresa Y, sendo integrante do comitê, precisará pagar comissão da venda de suas bonecas para a produtora que tem os direitos ou se o fato de ser integrante do comitê já dá a ela essa "parcela" dos direitos.

Se os lucros são exclusivos ou socializados?

Suponha que o CR lucre 100 reais com streaming do anime X. Desses 100, 20 serão socializados com os outros membros do comitê e os 80 serão exclusivos.

Se sair um bonequinho do anime X, a Bandai fica com por exemplo 70% do lucro e o resto compartilha pros outros membros do comitê.
Responder
Páginas (79): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 79

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes