22/01/2019, 19:56 |
Sempre me perguntava porque empresas como Pioneer se interessava em bancar animes, agora ta explicado.
Custo e produção de animes
Tópico em 'Discussões gerais' criado por
mandrake_ em 23/09/2015, 22:15.
|
781 respostas neste tópico
|
22/01/2019, 19:56 |
Sempre me perguntava porque empresas como Pioneer se interessava em bancar animes, agora ta explicado.
Em comitês de produção, é comum ter uma empresa cabeça, líder, e as auxiliares pra cuidar de aspectos secundários da produção.
A líder costuma ser uma das produtoras grandes: Kadokawa, Universal, Aniplex, Avex, Warner Bros, King Records, Pony Canyon... Essas empresas possuem mais de um papel: produtoras de anime, editoras de mangá/LN, distribuição de mídias físicas... Depois temos as auxiliares. Uma empresa pode ser líder num projeto e auxiliar em outro, obviamente. Lista de ramos das auxiliares:
04/02/2019, 15:27 |
seria correto concluir então que as grandes produtoras colocam dinheiro (majoritariamente) nos animes pra depois conseguir lucrar pegando royalties de todas as atividades das funções auxiliares?
ou nessa indústria a lógica é diferente?
04/02/2019, 15:28 |
(04/02/2019, 15:27)Gabrinius Escreveu: seria correto concluir então que as grandes produtoras colocam dinheiro (majoritariamente) nos animes pra depois conseguir lucrar pegando royalties de todas as atividades das funções auxiliares? Cada empresa que investe ganha seus royalties proporcionalmente a seu investimento. A escolha de quem é o líder depende do projeto. E cada empresa tem poder de veto sobre aspectos da produção.
04/02/2019, 15:30 |
então o pagamento pra poder usar a marca é o investimento feito no projeto?
por exemplo, uma bandai não precisaria pagar "comissão" à Shueisha pra fazer um jogo de dragon ball porque ela já pagou quando investiu no projeto mãe?
Uma empresa pode ser tanto investidora (produtora) quanto subalterna de um projeto (recebe um valor fixo independente dos lucros).
(04/02/2019, 15:30)Gabrinius Escreveu: por exemplo, uma bandai não precisaria pagar "comissão" à Shueisha pra fazer um jogo de dragon ball porque ela já pagou quando investiu no projeto mãe? Precisaria pedir permissão porque os direitos dos personagens são da Shueisha. E ao pedir permissão pode-se muito bem envolver dinheiro.
04/02/2019, 15:34 |
sim, mas a pergunta é, se ela é uma das investidoras do projeto, no caso, uma função auxiliar como colocado ali encima, mesmo assim ela teria que pagar ?
eu achava que essas empresas colocavam dinheiro nos projetos justamente pra poderem fazer produtos da marca...as gravadoras venderem singles, as bonecarias venderem seus caríssimos figmas e por aí vai. (04/02/2019, 15:34)Gabrinius Escreveu: sim, mas a pergunta é, se ela é uma das investidoras do projeto, no caso, uma função auxiliar como colocado ali encima, mesmo assim ela teria que pagar ? Se a CR financiou um anime, ela não precisa pagar pra passar o anime no site. Ela não precisa pagar, mas as outras produtoras têm poder de veto. Elas podem dizer, "Olha, você pode fazer seu papel original, mas quem vai vender bonequinhos é a empresa Y. Se quiser vender bonequinhos também será um negócio a parte do projeto, logo pague."
04/02/2019, 15:43 |
sim, isso eu entendi, o que quero saber é se a empresa Y, sendo integrante do comitê, precisará pagar comissão da venda de suas bonecas para a produtora que tem os direitos ou se o fato de ser integrante do comitê já dá a ela essa "parcela" dos direitos.
(04/02/2019, 15:43)Gabrinius Escreveu: sim, isso eu entendi, o que quero saber é se a empresa Y, sendo integrante do comitê, precisará pagar comissão da venda de suas bonecas para a produtora que tem os direitos ou se o fato de ser integrante do comitê já dá a ela essa "parcela" dos direitos. Se os lucros são exclusivos ou socializados? Suponha que o CR lucre 100 reais com streaming do anime X. Desses 100, 20 serão socializados com os outros membros do comitê e os 80 serão exclusivos. Se sair um bonequinho do anime X, a Bandai fica com por exemplo 70% do lucro e o resto compartilha pros outros membros do comitê. |
« Anteriores | Seguintes »
|