O pânico climático e suas nuances

Tópico em 'Vale tudo' criado por Zefiris em 18/01/2015, 00:53.
Páginas (65): 1 ... 41 42 43 44 45 ... 65
646 respostas neste tópico
 #421
e vai ser igual noutros tempos recentes que um sei lá o quê atmosférico fica segurando tudo essa água aí só prucês e quem tá pra cima fica economizando gás?
Responder
 #422
(22/12/2018, 13:14)Gabrinius Escreveu: e vai ser igual noutros tempos recentes que um sei lá o quê atmosférico fica segurando tudo essa água aí só prucês e quem tá pra cima fica economizando gás?

Bloqueio atmosférico? Não. Deve chover hoje em SC, mas tendência é que na próxima semana essa chuva se concentre entre RJ, ES e parte de Minas Gerais. Eu avisei essa semana que há risco de chuva extrema para o RJ na virada do ano.
Responder
 #423
como falava do rio de janeiro , achei que se referia a chuva de balas
Responder
 #424
https://www.thelocal.de/20181219/end-of-...ine-closes
"End of an era as Germany's last black coal mine closes". Tem gente feliz, achando que a Alemanha está seguindo o caminho correto para "mitigar os efeitos das mudanças climáticas".

Pobre Alemanha. O sonho de suprir a Alemanha principalmente com a energia renovável não passa de uma ilusão dispendiosa...

A Alemanha instalou energia solar e eólica a tal ponto que teoricamente deveria ser capaz de satisfazer a demanda de energia em qualquer dia que proporcionasse sol e vento suficientes. Todavia, como frequentemente falta sol e vento - na Alemanha ainda mais do que em outros países como a Itália ou a Grécia - o país só consegue produzir cerca de 27% de suas necessidades anuais de energia elétrica a partir dessas fontes.

Igualmente problemático, quando a produção solar e eólica estão no seu máximo, as turbinas eólicas e painéis solares freqüentemente superproduzem - isto é, geram mais eletricidade do que a Alemanha precisa naquele tempo - criando problemas importantes na equalização da produção e do consumo. Se a frequência do sistema elétrico de energia for mantida próxima a 50 Hz (50 ciclos por segundo), não será mais possível aumentar a quantidade de produção solar e eólica na Alemanha sem medidas adicionais e caras.

A produção costuma ser alta demais para manter a frequência da rede estável sem desconectar algumas instalações solares e eólicas. Isso leva a grandes perdas de energia e a exportações de energia para países vizinhos a preços abaixo do custo de geração da energia.
Em 2017, cerca de metade da produção de eletricidade baseada na energia eólica da Alemanha foi exportada. Os países vizinhos geralmente não querem esse poder muitas vezes inesperado, e as empresas de energia alemãs devem, portanto, pagá-los para se livrar do excesso. Os clientes alemães precisam pagar a conta...

Se as usinas de energia solar e eólica estiverem desconectadas da necessidade real dessa maneira, os proprietários de instalações eólicas e solares serão pagos como se tivessem produzido 90% da produção nominal. A fatura também é enviada aos clientes...

Por outro lado, a produção de energia do sol e do vento é muitas vezes baixa e, por vezes, totalmente ausente. Isso pode ocorrer em períodos de um dia a dez dias, especialmente durante os meses de inverno. As usinas convencionais (carvão, gás natural e nuclear) devem, então, intervir e entregar de acordo com as necessidades do cliente. Alternativamente, a Alemanha pode importar energia nuclear da França, energia de petróleo da Áustria ou energia de carvão da Polônia.

Além disso, se a frequência de corrente alternada for permitida a ser muito alta ou muito baixa, o risco de apagões extensos torna-se significativo. Isso foi claramente demonstrado no passado recente pela Austrália do Sul, que também depende muito de energia solar e eólica, e sofreu grandes apagões que paralisaram as fábricas e custaram bilhões de dólares ao estado australiano.

Como adendo, para cumprir a meta alemã de obter 60% de seu consumo total de energia a partir de fontes renováveis ​​até 2050, eles devem multiplicar a produção atual de energia solar e eólica por um fator de 15. Eles também devem expandir sua produção de usinas convencionais por uma quantidade igual, para equilibrar e fazer backup da energia renovável intermitente. Talvez tão ou mais importante que a escala desse empreendimento é a quantidade astronômica necessária de concreto, aço, lítio, cádmio e compostos à base de hidrocarbonetos; que não são exatamente renováveis...
Responder
 #425
Muito se fala que a energia solar é limpa, mas o desperdicio e descarte de materiais nela pode poluir bastante o ambiente, pois não é fácil e barato reciclá-los. Sendo que painéis solares geram 300 vezes mais lixo tóxico por unidade de energia do que as usinas nucleares.

https://www.japantimes.co.jp/news/2015/0...e-in-2040/
[...]The ministry estimates that around 2,400 tons of used solar panels will be generated as waste in the current fiscal year through next March, and the amount will surge to 28,000 tons in fiscal 2030. In fiscal 2040, such waste is expected to account for some 6 percent of all garbage dumped in Japan.[...]

"If Solar Panels Are So Clean, Why Do They Produce So Much Toxic Waste?"
https://www.forbes.com/sites/michaelshel...xic-waste/

"Are we headed for a solar waste crisis?"
http://environmentalprogress.org/big-new...ste-crisis
[...]Solar panels create 300 times more toxic waste per unit of energy than do nuclear power plants.[...]

"Solar Panel Waste: Solar Energy Not So Green After All"
https://naturalgasnow.org/solar-panel-wa...after-all/

"Bankrupt solar panel firm took stimulus money, left a toxic mess, says report"
https://www.foxnews.com/us/bankrupt-sola...ays-report
Responder
 #426
Não dá pra fazer mais painéis com os que "morreram", ou só concertar eles?


KKKK, é chocante saber que a maior parte das pessoas que eu vejo no dia-a-dia não deve saber disso(incluindo meu professor que me deu aula 1 mês atrás falando sobre o quão melhor é a energia solar) e que se eu for falar uma coisa dessas pra eles, eles provavelmente vão rir de mim e não acreditar.
Responder
 #427
Deixando de lado a viabilidade econômica, a maioria dos componentes dos painéis solares pode ser reciclada. Deve ser até possível reutilizar as células de silício ao dissolvê-las para recuperar o silício; que no caso está longe de ser raro. Mas mesmo sem se importar com os custos, acho que não há 100% de reaproveitamento de um painel solar.

A propósito, a fabricação de célula fotovoltaicas requer muita energia para fabricá-las. Juntando isso a energia necessária para reciclar, e que a própria tecnologia é ineficiente na produção da dita cuja, a coisa inteira não é algo sustentável. É desperdicio puro e simples se for usada em grande escala.

E como adendo, a maioria dos painéis solares usados na Europa são comprados da China, que usa muita energia suja para fabricá-los. Sendo o maior emissor de CO2 do mundo.
Responder
 #428
Acabei de ler um argumento de "Países quentes podem muito bem vender o excedente para países frios que não conseguem produzir o suficiente por falta de sol".

Fico a imaginar o gasto astronômico em linhas de transmissão de energia, e quanto de energia será desperdiçada, pois durante o longo percurso haverá perdas relacionadas à transformação de energia elétrica em energia térmica nos condutores (efeito joule), perdas nos núcleos dos transformadores, perdas dielétricas e etc.

Em distâncias habituais a perda já pode variar entre 6 e 20%.

Talvez tenha muita gente assistindo Gundam 00 e sonhando com isso Pacman
Responder
 #429
As energias mais limpas seriam a Eólica e a hídrica?
Responder
 #430
(24/12/2018, 13:24)DK666 Escreveu: As energias mais limpas seriam a Eólica e a hídrica?

A energia eólica pode matar passaros e morcegos ( https://www.scmp.com/news/world/article/...study-says , US wind energy turbines killed 600,000 bats last year, study says), mas poluição em si, imagino que somente se descartar as turbinas eólicas e as baterias em qualquer lugar.

Usina hidrelétrica, em teoria o material orgânico em decomposição no fundo dos seus reservatórios pode se converter em CO2, mas acho que o impacto deve ser mínimo ou nulo.
Responder
Páginas (65): 1 ... 41 42 43 44 45 ... 65

Usuários visualizando este tópico: 8 Visitantes