Westworld - Primeira Temporada
No meu tempo livre ta dando pra ver seriados já que de animes a temporada ta ruim. Então tirei o atraso disso aqui, que é uma série que eu tava querendo ver faz tempo.
Eu gosto bastante da premissa de Westworld. Um mundo com robôs praticamente humanos, um parque de diversão para você fazer o que quiser, sem ninguém te julgar: Matar, brincar de cowboy, sexo, etc. Só que os robôs gradualmente adquirem consciência. A narrativa em loops, os traumas e etc. fizeram com que alguns dos robôs (chamados de anfitriões) passassem a lutar pela liberdade. A cria se revolta contra o criador.
Alguns personagens disso são muito bons, outros muito ruins. Acho que a que eu mais gostei foi da Maeve. Os efeitos especiais são decentes, o visual tbm, fora que a série consegue te prender em todo o mistério que ela propõe. Essa primeira temporada em geral apresentou uns twists interessantes pra história, como os que envolvem o William, o Bernard e o Ford (no episódio final).
A série também propõe algumas questões filosóficas sobre "o que nos faz humanos", "o que é a consciência", "encontre você mesmo dentro do parque". Tudo isso está linkado ao tal do "labirinto/maze", que para mim foi uma grande metáfora para que a inteligência artificial atingisse o estado de consciência.
Mas há coisas extremamente cansativas aqui.
1) Acho que a primeira coisa que me cansou foi o Ford.
O Anthony Hopkins é um ator inquestionavelmente talentoso, só que esse personagem dele só fala em enigmas e frases de efeito. No começo eu até gostava das cenas com ele, mas depois eu ficava tipo "puts, lá vem a cena com o Sr. Charada".
2) Loops chatos quando já sabemos que tudo é um loop. Já tivemos a perfeita noção que estamos em histórias com loops e finais pré determinados, então qual a necessidade de mostrar a história ou o backstory de personagem anfitrião X ou Y em determinado momento da série?
3) Inúmeras coisas que não fazem sentido:
- Como os Anfitriões conseguem seu suprimento de armas sem a ajuda dos humanos? Tudo bem que eles mataram geral no final da temporada e podem recarregar. Mas uma hora a munição do parque acaba. Vão tirar de onde?
- Qual a fonte de energia dos anfitriões? E como eles funcionam? Eles são bem próximos de nós humanos mas duvido que tenham um sistema digestivo como o nosso. Ainda assim eles comem e bebem dentro de Westworld, e até pegam doenças. A Maeve inclusive pegou uma doença bacteriana.
- Apesar da revolta dos anfitriões terem sido arquitetadas como um trabalho interno, como conseguiram esconder isso de literalmente todo mundo? Antes o menor desvio de comportamento dos anfitriões já geravam suspeitas, mas a Maeve simplesmente pintou e bordou por muito tempo sem ninguém suspeitar.
No mais gostei bastante da trilha sonora disso, ficou bem decente. A música da OP foi feita pelo mesmo compositor da de Game of Thrones.
Vou assistir a segunda temporada nessa semana, a terceira sai só em 2020.