Kaze Tachinu

9 respostas neste tópico
 #1
[Imagem: U7ZOvXp.png]

Ficha técnica:

Título: Kaze Tachinu
Título alternativo: Sinônimo: - | Japonês: 風立ちぬ | Abreviatura: -
Formato: Filme
Gênero: Slice of life
Obra original: Obra originalmente escrita para o anime
Público-alvo da obra original: -
Editora (Label): -
Escrito por: Miyazaki Hayao
Site oficial: http://kazetachinu.jp/
Estúdio: Hoshino Kouji, Studio Ghibli
Produtora: -
Diretor: Miyazaki Hayao
Supervisor do script: Miyazaki Hayao
Character designer: -
Data de estréia: 20/07/2013
Encerramento: "Hikoukigumo" por Arai Yumi
Maiores informações: [Wikipedia (EN) | Wikipedia (PT) | MyAnimeList | AnimeNewsNetwork | AniDB]




Kaze Tachinu Movie

Que filme foda, eu q faço engenharia, tou me sentindo em casa vendo como o protagonista projeta os aviões. Como era difícil em décadas atrás criar do zero, sem normas e afins pra se basear. Desenvolver materiais mais resistentes e leves, fibra de carbono naquela época faria maior sucesso se existisse rsrs

Primeira parte do anime, conta a história do Jiro até virar um projetista de avião, viaja ao mundo aprendendo técnicas estrangeiras pra alavancar a industria japonesa. Até me surpreendi por entrar de kbça nos projetos de aviões, e usar mtos termos técnicos da aeronáutica. Miyazaki deve ter tido um consultor nessa área pra ajudar com isso.

Jiro se apaixonada pela Naoko que tem uma personalidade incrível, ficarei com saudades dela.

2 horas e 6 minutos bem gastos assistindo a esse filme, deixou o gostinho de quero mais.

Recomendo mto este filme.
Responder
 #2
Kaze Tachinu - Vidas ao Vento

[Imagem: 3otz3US.jpg]

Bom continuando a minha jornada Ghibli, com esse já vi 10 filmes do estúdio, estou vendo aleatoriamente e não em ordem que foram lançados.

Achei que esse poderia ser interessante pq não costumo ver muitos animes bibliográficos. Esse aqui é tido como o último trabalho do Miyazaki, concorreu ao Oscar de melhor animação em 2013 e etc. Queria ver o que de tão extraordinário tinha nesse filme. Confesso que não encontrei.

A história é sobre o projetista do avião A6M Zero fighter (Horikoshi Jirou). Essa criação ficou conhecida como o "avião dos Kamikazis" na segunda guerra mundial. O personagem ganhou a voz do Hideaki Anno... não achei que ficou muito bom.

O filme mostra o protagonista percorrendo seu sonho (de projetar aviões) até ele criar sua "obra prima".
Temos de plano de fundo o cenário de pré-segunda guerra... e o anime tenta (sem sucesso) simbolicamente, demonstrar a insatisfação do personagem ao ver o que sua criação ia virar (arma de guerra).

No meio disso tudo... o romance. Ele conhece sua futura esposa Saotomi Naoko no meio de um terremoto em Tóquio. Eles se encontram um tempo depois se apaixonam e se casam.

Sinceramente achei o filme um pouco entediante.
Por mais que eu quisesse não consegui me importar muito com o personagem principal e nem com sua história. O filme acaba sem clímax algum, os créditos rolam e vc fica com a sensação de que faltou alguma coisa.
Responder
 #3
(24/05/2018, 11:54)juno Escreveu: Queria ver o que de tão extraordinário tinha nesse filme. Confesso que não encontrei.

(2)

Falavam tão bem desse filme, mas eu vi apenas embalagem bonita sem conteúdo.
Responder
 #4
Esse eu nunca ouvi falar.
Responder
 #5
@juno 
Esse filme valeu mais por todo o contexto por trás dele.
https://medium.com/@PaninoManino/kaze-tachinu-4dde80af3736
Responder
 #6
(24/05/2018, 18:38)PaninoManino Escreveu: @juno 
Esse filme valeu mais por todo o contexto por trás dele.
https://medium.com/@PaninoManino/kaze-tachinu-4dde80af3736

Eu não achei o filme ruim, só tive momentos de tédio com ele, onde quase pulei cenas. 
A animação é bonita (não tem como reclamar) e o contexto sem dúvida (pré segunda guerra) é importante.
Acho que eu fui assistir com expectativa alta demais, só isso. O que obtive no final foi um filme primoroso tecnicamente falando, mas com uma história que não me tocou tanto assim.

Um dos maiores problemas que tive com o filme, nesse ponto já concordando com que vc escreveu, foi o passar do tempo mesmo.
Dava pra acompanhar, mas achei meio confuso.
Responder
 #7
Agora o anime tem tópico.

Quem viu Kaze Tachinu completo:
  1. @Aioros
  2. @AkyL
  3. @Futaba
  4. @gabrielfo19
  5. @Hitsugaya
  6. @jamessonic
  7. @jplay
  8. @juno
  9. @Kiyomin
  10. @Loenarod
  11. @Melankoli
  12. @NhK-kun
  13. @Opeth
  14. @PaninoManino
  15. @paulinho__
  16. @Scar
  17. @Vicious
  18. @Zwei
Responder
 #8
Eu gosto bastante do filme, é um dos meus preferidos do Ghibli, na real. Eu não acho um filme tão difícil de apreciar sem o contexto biográfico e conhecimento da mistura com o livro do Hori Tatsuo ou referências à Montanha Mágica, até por causa da quantidade camadas em que ele pode ser apreciado. Da qualidade da animação e enredo à sonoplastia. Acho os temas sobre mudança e sonhos bastante universais e assisti com pessoas que nem anime veem que gostaram bastante pura e simplesmente porque se envolveram com os personagens e seus dramas humanos. Dito isso, Kaze Tachinu definitivamente é mais do que só a superfície dos fatos narrados.

Antes de comentar mais sobre essas camadas extras, vou citar brevemente outros aspectos mais diretos que me agradam, já que está virando um dos meus antigos textões: 

A trilha sonora tem o altíssimo nível das outras do Hisaishi. É feita para ser ouvida de fato, agregando e complementando as emoções que a imagem e o texto tentam comunicar. Algo que animes no geral fazem muito bem em comparação ao cinema blockbuster hollywoodiano, que é bem preguiçoso nessa frente e se atém a temas genéricos e bem parecidos, se apoiando em temp music. Minha música preferida do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=JGQWVVY8Dmk

Gosto da insistência do Miyazaki em utilizar voice actors não profissionais. Acho uma decisão acertada pro tipo de filme que ele faz, onde os personagens são intencionados a representarem pessoas reais em vez de estereótipos (termo que não uso pejorativamente). É uma abordagem bem funcional que tem diversas histórias de sucesso, como o Cidade de Deus do Meirelles, que além da ótima performance dos protagonistas, tem para mim os atores infantis mais convincentes que tive contato no cinema. A naturalidade da entonação do Hideaki Anno e sua forma de falar são de certa raridade, visto que usualmente personagens de ficção (em especial de anime) conversam de forma muito diferente de pessoas reais. Fica fácil afirmar que os filmes do diretor não são só originais na forma em que se apresentam, mas também em como soam. Destaque para o uso dos efeitos sonoros pelos artistas foley, que em vez de usar capturas mais realistas, fazem os sons com a boca, criando cenas bem memoráveis visual e auralmente. Essa sequência é minha representação preferida de um terremoto na animação e a primeira que me vem à mente, mesmo com tanto anime sobre o assunto:



Toda vez que reassisto, mais coisas encontro que agregam significado e tornam minha relação com o filme mais impactante. É um nível de atenção aos detalhes e consistência temática já esperado dos filmes do Miyazaki, que como todo bom diretor, sabe usar cada elemento da mídia que trabalha para contar a história. O vento, quase personificado, vem anunciar mudança, seja na forma de adversidade ou catástrofes, seja para unir os personagens através de coisas mundanas. Um chapéu que o protagonista perde, um guarda-sol que voa até ele, um avião de papel. É uma força representativa de mudança que tem tanto potencial construtivo quanto destrutivo, rompendo as asas de aeronaves que enfrentam sua resistência ou permitindo voar as que conseguirem se utilizar dele. Nesse contexto, os sonhos de cada indivíduo são diretamente atravessados por essa mesma força. Jiro é alguém apaixonado pela ideia de construir algo belo em um contexto onde sua criação pode ser considerada, nas palavras do Caproni imaginário, um sonho amaldiçoado. No entanto, é justamente esse contexto amaldiçoado que permite a realização do seu objetivo. A união, assim, dos dois principais elos temáticos do filme a meu ver (sonho e mudança), se manifesta na forma do constante conflito. "O vento se ergue, precisamos tentar viver." Completo: A aeronave se mantém no ar graças ao vento ou apesar dele?
Responder
 #9
Peguei esse filme aleatoriamente pra ver um dia sem saber nada sobre ser bem falado e supostamente muito bom. Achei estremamente entediante do início ao fim. Não consegui me importar com o MC nem com a história. Lembro de ter achado o final fraco e inconclusivo mas não sabia do fato disso ser uma biografia (não que isso mude o fato do anime ser ruim).
Responder
 #10
Eu fui citada no tópico, mas como já moveram meu post para cá não tenho muito pra adicionar do que já tinha falado.

Eu praticamente esqueci do filme de tão tedioso que achei. Icon_lol

Bonito visualmente, como todo filme Ghibli, mas esquecível.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes