Open Thread - 2018

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2017, 23:19.
Páginas (1007): 1 ... 175 176 177 178 179 ... 1007
 
10063 respostas neste tópico
 #1.761
(22/04/2018, 00:11)rapier Escreveu: E saber raciocínio lógico não se limita a minha área de atuação.

Sim. Tanto que tive essa matéria no direito e no ensino médio também (na minha época).
Chama-se lógica aplicada ao direito, alias.
 #1.762
Eu falei aqui há pouco tempo que defendia menos conteúdo em matemática... menos conteúdo na maioria das matérias no colegial seria o primeiro passo pra termos uma educação melhor por aqui. A gente vê matéria demais e aprende coisa de menos nas matérias, seria melhor ver menos e aprender mais.
 #1.763
(21/04/2018, 23:59)juno Escreveu: Pra começo de conversa mudar só a escola e não o sistema todo é um problema.
Por que no final para acessar a universidade se faz o que? Uma prova chamada vestibular. E dentro da faculdade tem o que? Provas pra passar nas matérias. Vc estuda a matéria, decora, faz a prova, depois nem lembra da matéria mais.

Eu não sou adepta a tirar 100% as provas, só acho ruim ser o único método de avaliação relevante (ganha-se muito mais nota assim), enquanto os trabalhos, pesquisas de campo e discussões, são algo que valem muito menos pontos. Por exemplo, o professor geralmente divide dos 100 pontos: 80 de prova e 20 de trabalho ou extras.

Também acho legal a questão do ensino multi disciplinar. Por exemplo, não consigo compreender como ensinam geografia e história e filosofia separados. 

Ou até mesmo a biologia separado da química, ou etc.

Não entendo também por que não temos uma matéria de direito constitucional nas escolas. Estudar a constituição do seu país é o mínimo... A maioria das pessoas leigas em direito nesse país nunca tiveram nem a curiosidade de pegar a constituição pra ler e etc.

Claro que mudar o sistema é política pública... e o nosso governo é o menos interessado em implementar uma política pública educacional eficiente... então muito mais fácil manter a sistemática de vomitar a matéria e fazer prova do que mudar. Ah e mais fácil cortar umas matérias tbm... menos professor pra pagar (que já ganha mal por sinal).

São possíveis causas e idéias, mas não propostas. Teria que ver se o que você diz é viável. Ou melhor por que não ver nos lugares que funcionam?

Essa questão de avaliação por exemplo não faz o menor sentido na minha opinião. Eu não gostava de fazer trabalhos em grupo mas fazia no EM por obrigação. Já no ensino superior eu simplesmente não participava e gabaritava as provas, isso sem estudar muito. Não é preciso se matar de estudar se você prestar atenção na aula, coisa que a maioria não faz.

(22/04/2018, 00:09)juno Escreveu: Bom eu não acho que saber o mínimo dos seus direitos e garantias fundamentais se limite apenas a minha área de atuação.

Ninguém impede a pessoa de abrir a constituição na internet ou ir numa biblioteca publica ler o livro.
 #1.764
(22/04/2018, 00:15)Kyyzao Escreveu: São possíveis causas e idéias, mas não propostas. Teria que ver se o que você diz é viável. Ou melhor por que não ver nos lugares que funcionam?

Essa questão de avaliação por exemplo não faz o menor sentido na minha opinião. Eu não gostava de fazer trabalhos em grupo mas fazia no EM por obrigação. Já no ensino superior eu simplesmente não participava e gabaritava as provas, isso sem estudar muito. Não é preciso se matar de estudar se você prestar atenção na aula, coisa que a maioria não faz.

Eu tinha lido sobre escolas experimentais que estavam dando resultados aqui no Brasil mesmo. Acho que chamam "escolas inovadoras". Tem a Finlândia tbm, que tem um sistema educacional sem vestibular (Enem e Enade) e etc. 

(22/04/2018, 00:15)Kyyzao Escreveu: Ninguém impede a pessoa de abrir a constituição na internet ou ir numa biblioteca publica ler o livro.

É ninguém impede mesmo. Mas a maioria não faz.
 #1.765
(22/04/2018, 00:23)juno Escreveu: Eu tinha lido sobre escolas experimentais que estavam dando resultados aqui no Brasil mesmo. Acho que chamam "escolas inovadoras". Tem a Finlândia tbm, que tem um sistema educacional sem vestibular (Enem e Enade) e etc. 


É ninguém impede mesmo. Mas a maioria não faz.

Aí é problema delas. Será que vai adiantar se colocar uma disciplina obrigatória se ninguém quiser ouvir? Ao invés de resolver o problema você na verdade cria outro aumentando o gasto público.
 #1.766
(22/04/2018, 00:27)Kyyzao Escreveu: Aí é problema delas. Será que vai adiantar se colocar uma disciplina obrigatória se ninguém quiser ouvir? Ao invés de resolver o problema você na verdade cria outro aumentando o gasto público.

Acho que você não leu o que eu disse em: https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid284852
 #1.767
(22/04/2018, 00:30)juno Escreveu: Acho que você não leu o que eu disse em: https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid284852

Multidisciplinaridade... eu quero ver é ensinar tudo isso fazendo esse mistureba.
 #1.768
(22/04/2018, 00:35)Kyyzao Escreveu: Multidisciplinaridade... eu quero ver é ensinar tudo isso fazendo esse mistureba.

Misturar matemática com história entendo ser confuso.

Mas história com política? Ou física com matemática, onde mora a confusão ai?
 #1.769
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/20...ncia.shtml

Aumento de impostos. HAHA!
 #1.770
Eu acho que uma boa forma seria ensinar o básico do que realmente é importante de cada matéria. Mas ao chegar na 7º ou 8º série do fundamental, o aluno muito provavelmente já vai ter mais ou menos na cabeça quais matérias gosta e não gosta. Nisso ele mesmo poderia, com ajuda dos professores aconselhando e tirando dúvidas, montar um currículo escolar que quer focar, para ajudar mais ainda na hora de chegar na faculdade.

Se tiver alunos indecisos, aí é só manter um currículo padrão pra eles... com um pouco de tudo.

Ah, mas essa ideia e outras são inviáveis porque o ensino é baratificado. Seria muito custoso algo assim.
Páginas (1007): 1 ... 175 176 177 178 179 ... 1007
 

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes