Há algumas semanas meu monitor velho de guerra LG 22LS4R, que há 6 meses já vinha mostrando manchas brancas na tela, começou a endoidar com as manchas aí tive que comprar um monitor na urgência.
E nessa urgência comprei um dos monitores com melhor CxB que tinha por aqui na cidade, um Philips 243V5QHABA, com painel VA. Procurei o 243V5QHAB, que é melhor, mas não achei.
Primeiro pros contras, ou melhor, pro grande e único contra: o ghosting da tela. Por ser VA, eu já esperava um ghosting notável, mas o desse monitor foi acima do esperado. O tempo de resposta dele é de 25 ms ( ), o que dá pra atenuar com o SmartResponse, que configura o overdrive do monitor, mas nas transições pra certas cores o rastro é imenso. No caso, entre dois tons escuros: preto e cinza-escuro por exemplo, vermelho-escuro pra outras cores, azul-escuro pra outras cores.
Pra uso comum do PC isso incomoda especialmente no Firefox, que tem smoothscrolling, e em vários jogos mais escuros, tipo os FPS. Também incomoda em jogos com personagens com bordas bem grossas, como alguns jogos 8-16bit. Não torna o jogo injogável, mas não recomendaria o monitor pra quem quer jogar a sério, pois os tons escuros geram sombras indesejadas em movimento. Não é monitor pra jogar CS, ponto. Nos jogos que têm motion blur natural, o efeito torna o ghosting bem menos perceptível.
Pra atenuar esse contra eu uso um cabo DVI-D, pois o ghosting no HDMI me pareceu pior, e fiz overclock no monitor de 60 pra 75 Hz. Além disso, deixei o SmartResponse em Faster, que achei o melhor meio-termo entre ghosting (rastro escuro) e coronas (aura clara, rastro transparente como se fosse um fantasma).
Agora vou falar de coisa boa, vou falar da Tekpix dos prós do monitor.
Ah, o monitor tem alto-falantes, mas são tão ruins que não vale a pena comentá-los.
E nessa urgência comprei um dos monitores com melhor CxB que tinha por aqui na cidade, um Philips 243V5QHABA, com painel VA. Procurei o 243V5QHAB, que é melhor, mas não achei.
Primeiro pros contras, ou melhor, pro grande e único contra: o ghosting da tela. Por ser VA, eu já esperava um ghosting notável, mas o desse monitor foi acima do esperado. O tempo de resposta dele é de 25 ms ( ), o que dá pra atenuar com o SmartResponse, que configura o overdrive do monitor, mas nas transições pra certas cores o rastro é imenso. No caso, entre dois tons escuros: preto e cinza-escuro por exemplo, vermelho-escuro pra outras cores, azul-escuro pra outras cores.
Pra uso comum do PC isso incomoda especialmente no Firefox, que tem smoothscrolling, e em vários jogos mais escuros, tipo os FPS. Também incomoda em jogos com personagens com bordas bem grossas, como alguns jogos 8-16bit. Não torna o jogo injogável, mas não recomendaria o monitor pra quem quer jogar a sério, pois os tons escuros geram sombras indesejadas em movimento. Não é monitor pra jogar CS, ponto. Nos jogos que têm motion blur natural, o efeito torna o ghosting bem menos perceptível.
Pra atenuar esse contra eu uso um cabo DVI-D, pois o ghosting no HDMI me pareceu pior, e fiz overclock no monitor de 60 pra 75 Hz. Além disso, deixei o SmartResponse em Faster, que achei o melhor meio-termo entre ghosting (rastro escuro) e coronas (aura clara, rastro transparente como se fosse um fantasma).
Agora vou falar de coisa boa, vou falar da Tekpix dos prós do monitor.
- O contraste é excelente. Em VA o preto é preto mesmo. Em imagens paradas o monitor é excelente, não conheço imagem melhor em monitor. A tela é 8bit nativo, sem dithering, e graças a seu contraste+cor+brilho eu consigo notar o 3% em https://i.imgur.com/FMpjtIh.png mesmo com brilho em 10%. Consigo ler um post no fórum com cor ECF0F1 sem maiores dificuldades. A qualidade de imagem dele com brilho baixo é quase igual a com brilho a 50% (padrão).
- Ele tem modo sRGB com reprodução perfeita de cores mas brilho 100% logo cegante. O SmartContrast aumenta o contraste mas também torna a imagem cegante, é como receber uma chuva de alfinetes no seu olho. Logo não é bem um pró, apenas serve pra mostrar que o monitor tem excelente reprodução do espaço sRGB.
- Backlight bleeding do VA é mínimo. Passa longe do IPS, e mais ainda dos TN. Além de ajudar na uniformidade de brilho, torna uma imagem 100% preta quase igual ao monitor desligado.
- O monitor é overclockável. Passei ele de 60 pra 75 Hz sem maiores problemas. Ele não aguentou mais que 75Hz, a propósito.
- O ângulo de visão é excelente, não tem a distorção de cor dos TN onde a cor muda do centro pras bordas da tela. E o anti-reflexo do monitor é excelente também.
- O preço é bem amigável. 24" VA 1080p 75Hz com DVI e HDMI por 600-700 reais em loja física é bastante convidativo.
- O monitor é bem fino, suas bordas são aceitáveis.
- Ele esquenta quase nada mesmo ligado há horas. É quase como se o monitor nem estivesse ligado.
Ah, o monitor tem alto-falantes, mas são tão ruins que não vale a pena comentá-los.