Violet Evergarden

Tópico em '2018' criado por rapier em 27/05/2016, 21:30.
Páginas (48): 1 ... 31 32 33 34 35 ... 48
477 respostas neste tópico
Pelo jeito são tão pequenos que o negócio vai terminar sem sair do lugar.
Responder
02 ao 04 - Bom ver que o pessoal ta notando o mesmo defeito que eu notei, que é o reset da Violet...sério, eu não pego tanto no pé por fazerem alguns fillers, o ruim é que os fillers mostram uma evolução da violet em um episódio (o 3) e no seguinte ela já regride pro estado inicial, isso é bem ruim de se ver, é como chegar em certa parte num jogo e esquecer de salvar, frustra...sobre o conteudo dos episódios eu só gostei do 3, aquela ruivinha é bem simpatica e até deu pra simpatizar um pouco (bem pouco mesmo) com o irmão dela...o da Iris, pfrrr, não podia me importar menos...ainda verei isso porque quero ver "as partes boas" da obra...
Responder
Eu assisti os quatro episódios de uma vez só, sem hype apesar de ter a vaga impressão de ter visto um trailer muuuuuito tempo atrás.
Então, algumas coisas que me incomodaram foram... Essa cultura japonesa de ser indireta e evasiva sobre assuntos que acham complicados e o modo como eles acham essas não-respostas aceitáveis. Bem, eu não sei se posso dizer que é algo cultural, mas é no mínimo uma ferramenta de fazer a história seguir um determinado rumo sem ter que dar explicações e desenvolvimentos mais convincentes. É o caso do Hodgins não responder onde o Gilbert está, ou quando ela vai poder ver ele, não explicar nada da situação e ela simplesmente aceitar isso como sendo normal ou aceitável, num primeiro momento até vai mas ao fim de quatro episódios parece que ela já está lá faz um tempo razoável. A Erica sair no meio da chuva pra falar com a Violet não fez sentido pra mim também, pareceu muito despropositado. Ela se sair bem em vocabulário no curso que fez também parece bem questionável considerando o passado dela. E no meu entendimento ela não recebeu o broche da professora por ter aprendido a fazer uma carta melhor, mas sim por provar que foi capaz de criar uma carta simples com seu jeito direto que também transmitiu os sentimentos da pessoa. Falo isso porque a carta foi lida, e estava tão ruim quanto a primeira. Inclusive a professora reconhecer ela como uma boa aluna e dar o broche pra ela é desvalorizar todas as pessoas que conseguiram o broche por mérito ao invés de "sorte". A cena da Iris se desculpando pra Violet por falar do tio escapar de participar na guerra podia ter ido até o fim na minha opinião, ela cansou da conversa e terminou sem explicar um motivo de ser aceitável se desculpar nesses momentos. Tenho dificuldade em dizer a idade da Violet, ela me parece tão velha quanto a Iris e a Erica, mas tenho a sensação de tratarem ela como se fosse mais jovem.
Concordo com o que o Oiacz disse de ser bobo terem deixado a Violet fazer a carta pro pretendente da rica lá, e com o Panino sobre o Gilbert estar vivo. Concordo com as pessoas que acharam estranho ela ter recebido esses braços, que certamente não são baratos nem acessíveis a despeito dela ser basicamente uma escrava qualquer. E concordo com a pessoa (não lembro quem foi) que achou estranho ela ter um domínio tão defasado de emoções em momentos de guerra onde as pessoas às vezes transbordam elas, pois do que mostrou na série ela não foi criada pra ser assim e o Gilbert sempre aparentou agir normalmente ou com preocupação por ela sem nunca reprimi-la.
Obviamente acho a série visualmente um espetáculo. Adoro o modo como as músicas complementam bem as cenas. Em particular gostei das cenas do Hodgins meio que tendo PTSD e falando com a Violet sobre isso, da Violet lembrando dos túmulos dos soldados no campo em cima da torre ao entardecer, e do modo como sempre que ela revela os braços metálicos o clima no ambiente fica bem mais pesado e constrangedor. É um lembrete eficaz de que a guerra não foi só algo que aconteceu e ficou no passado, mas que permeia toda a realidade dos personagens, mesmo os que não participaram diretamente do conflito. Não achei os personagens abordados até então particularmente interessantes mas acho legal que todos tenham suas especificidades e interajam com a Violet deixando o mundo dela maior. Quero ver mais do Benedict e do Hodgins mesmo, eles parecem os mais interessantes por enquanto.
Uma curiosidade que tenho é do nome original dela. Quando o irmão do Gilbert o presenteou ele ia dizer o nome mas corta pra ela se apresentando na época atual. E numa cena depois o Giblert pergunta diretamente pra ela o nome (ele não deveria saber já?) e aparentemente ela fica em silêncio indicando que não teria um. Estou na dúvida se é uma questão de inconsistência ou não, mas acho que só vou descobrir acompanhando mesmo.
Responder
(05/02/2018, 22:19)Israfil Escreveu: É o caso do Hodgins não responder onde o Gilbert está

Se ela usasse a cabeça, ia se tocar que o cara morreu.
Responder
(06/02/2018, 13:07)Metroid Escreveu: Se ela usasse a cabeça, ia se tocar que o cara morreu.

Mas ele não morreu.

Talvez o episódio 5 me empolgue e motive a reassistir.
O roteiro pode até estar decepcionando mas a direção e direção de arte é bastante boa. Há muito detalhe sutil, o que acaba sendo também um problema porque, as qualidades não ficam óbvias e você tem que fazer esforço para encontrá-las. Mas como eu gostaria de percebê-las talvez eu reassista.
Responder

Para quem quiser saber quando "começará a história" a resposta é no próximo episódio. O final desse episódio fez uma introdução para o próximo, que deverá ser bem mais "sério" e revelar parte do passado da Violet, pelo menos como ela foi parar com o irmão do Gilbert

Comentando sobre o episódio:

[Imagem: B0D0jB1.jpg]
Violet ensinando massagem facial para aliviar os espasmos musculares que sofro enquanto assisto

Se não estão gostando até aqui, desistam, vão assistir outra coisa.
Mesmo com a perspectiva da revelação iminente da história da Violet, depois que essa parte da história for revelada dificilmente terá algo de interesse para continuar a assistir. Quem ainda não começou pode assistir o próximo episódio para matar a curiosidade, porque fora isso a história realmente não é legal.

O visual e animação são excelentes, dificilmente você verá outro anime bem acabado nessa temporada, e embora não seja tão fácil de notar, a narrativa visual está lá, só que ou ela é muito sutil e você não vê ou ela é bem simples e óbvia.
O anime é tão bonito que isso acaba sendo ruim, porque "não há necessidade" de ser tão bonito, não acrescenta nada, pelo contrário, o potencial da parte visual é limitado pela história/personagens/roteiro fracos. A história desse episódio me surpreendeu no início por tão absurda que foi a premissa.
A guerra acabou recentemente, após 4 anos.
Ainda há nações insatisfeitas com o resultado e ao contrário do que aconteceu na Primeira Guerra que serviu de inspiração para esse cenário as Casas Reais não caíram. Pelo contrário, continuam tão amadas e idolatradas pelo povo quanto antes. Um reino ao Sul e outro ao Norte decidem fazer um casamento para acalmar os ânimos, o que novamente é irônico porque na Primeira Guerra esses casamentos acabaram arrastando muitas nações para a guerra.
O reino do Sul tem uma tradição de quando há conversa a arranjos para casamentos fazer o casal trocar cartas e lê-las publicamente. Por conta dessas cartas o comando do exército do reino onde a história se passa entre em contato com o Hodgins e arranja para ele enviar Bonecas para escrever as cartas para o casal. Não é surpresa, você logo já imagina que a Cattleya foi enviada para o Norte, enquanto que a Violet foi para o Sul.
No começo do episódio há uma narração do Hodgins falando com a Violet e ele comenta o quanto ela progrediu nos últimos meses, dando a entender que ela já trabalha como Boneca faz um tempo, mesmo assim... ENVIAR A VIOLET PARA ESCREVER CARTAS COM O RISCO DE INICIAR UMA GUERRA?!! Surreal não é?
Se já está decidido e é apenas formalidade, se o casal não pode voltar atrás, é preciso de Bonecas para fazer esse serviço? Nenhum dos dois reinos envolvidos tem gente capaz de escrever aquelas cartas? Por ser algo que envolve o exército entendo recomendarem a Cattleya, que tem fama, mas a Violet... não dá para aceitar isso.

[Imagem: kaxv49J.jpg]

Então, de cara isso já me deixou muito decepcionado, a Violet só está ali porque ela é a protagonista da história. Logo me rendi e continuei assistindo o episódio.
Não melhorou, porque essa história de amor entre a Princesa (14 anos, mesma idade da Violet) e o Príncipe mais velho (24 anos) simplesmente não é interessante. São nobres bem clichêzinhos. Velho clichêzão dela se enamorar pelo cara que "foi gentil com ela". Qualquer um agiria diferente fora daquele salão, essa Princesa é inocente demais, ainda mais em um mundo que acabou de sair de uma guerra. E como essa guerra teve ZERO consequências para os nobres daquele mundo, diferente do que aconteceu no mundo real, não há nenhuma discussão interessante ali, só o choro da criança com medo do casamento e de não saber se será rejeitada pelo Príncipe. Vemos o povo acompanhar as cartas pelos jornais e elas apenas torcem, nenhum comentário critico sobre a polícia que estava em jogo. O que casa reino ganha em troca com aquele casamento, o que isso representa para a população, quais outros países podem não gostar da união, etc.
Nada, nada de realmente interessante que valha a pena discutir.

[Imagem: gDqkNa8.jpg]
o príncipe vai meter ferro na nossa princesa criança, não precisamos nos preocupar em nós levarmos ferro novamente, viva

Outra coisa que continua irritando é essa doença mental que a Violet tem.
Ela REALMENTE não consegue perceber e entender emoções. Ela não consegue nenhuma das emoções que estão no ar ali, até que a Princesa precisa explicar para ela e a Violet finalmente entende em um momento de iluminação... Isso leva a um GRANDE problema para o roteiro geral desse anime: ele pensa que você é burro.
Pela cena inicial e a conversa do comandante ou algo assim com o Hodgins, você vendo a Violet ir para aquele palácio, você entende exatamente o que está acontecendo.
Então a Violet chega no quarto da Princesa e antes mesmo que a Princesa a veja ela abre a boca e explica, "sou princesa tal desse reino, irão me casal com príncipe tal daquele outro reino, e você veio aqui para escrever minha resposta aceitando a proposta, ENTENDEU ESPECTADOR?". Sério? Precisa explicar isso?
Acho que já comentei isso antes, para uma série que é sobre palavras e comunicação, sobre transmitir sentimentos e intenções não declaradas, chama atenção o quão pouco sutis são os diálogos desse anime, a quantidade de diálogos explicativos. Esse foi outro episódio cheio disso, frequentemente você vê as personagens gritando explicações sobre o que estão sentindo e esperam dos outros.
E mesmo com esses diálogos a Violet nunca entende nada...
E todos sempre tem as mesmas coisas a dizer sobre a Violet, como ela é artificial e robótica e tadinha dela.

[Imagem: iOVZpQf.jpg]
olha as flores juntas, bonito né? pena essa direção de arte estar a serviço de história tão medíocre

A série é bonita, muito bonita, mas o roteiro está fraco, muito fraco.
De que adianta criar expectativa para o próximo episódio? Só pela ação e cenas de guerra, porque a história original não demonstrou ser nada demais, não ter grandes qualidades.
E não vamos nos esquecer das músicas, sempre chamando atenção, como se toda cena fosse um clímax, fazendo esforço para acompanhar cada cena como se fosse a mais linda já vista.

Isso tá muito fraco, infelizmente.
Outros podem colocar isso de forma melhor, apenas sentei e escrevi o que estava sentindo.
Responder
vi o ep 5, sim sofre dos mesmos problemas, mas pelo menos Violet está mudando, está ficando mais atenta e capaz, sem contar que o passar do tempo no anime não está claro, parece que Violet ficou muito tempo treinando meses, e passou uns meses com a princesa, isso talvez explique ela ter ficado boa.

não vou negar que o anime exagera nas explicações, mas o esforço em colocar esta história bem completinha no ep foi grande, se eu fosse escolher o ep "menos pior" digamos assim este é ele até agora.

a tbm não vejo pq o diretor decidiu por um cliffhanger de ação ali... talvez ele não seja um de ação... mas como aquilo vai agregar para violet se ela nem liga muito se está viva ou não, parece uma boneca de fato.
Responder
Depois de um episódio ruim³, temos um episódio bom.

Fiquei rindo aqui com a troca de cartas, e o povo com cara de "parem de enrolar e fiquem logo juntos".
Agora que o vilão do anime deu as caras, é que deve começar o enredo de fato.

No mais:

[Imagem: Dzik92L.jpg]
Responder
Gostei muito desse episódio. Adoro esses ambientes europeus de realeza, casamentos políticos/arranjados, belíssimos castelos e aposentos reais, deslumbrantes!
Esse castelo é claramente inspirado do Château de Chenonceau da França:

Spoiler:   

Essas rosas vermelhas e brancas juntas parece uma alusão histórica ao emblema da família real Tudor, que é união das casas reais de Lencraste e de York. Uma união para acabar com a Guerra das Rosas:
Spoiler:   

O final do episódio dá a entender que agora finalmente seguirão com a história canon do novel. Foi tenso! Ansiosa para o próximo!

O único defeito do episódio para mim foi da Violet ser chamada para assuntos diplomáticos que podem ou não causar uma nova guerra, mesmo mostrando que ela já tem alguns meses de experiência. Enfim, deu para aceitar assim mesmo.
Ótimo episódio como o terceiro na minha opinião, apesar de original do anime.
Responder
Desde ontem estou querendo dizer algo que eu deveria já ter escrito, principalmente agora.
A verdade é que Violet Evergarden é bom sim.
Sim, a história até agora não teve nada demais, nada de impressionante, nada de interessante e isso me incomoda porque não acompanha a qualidade do restante da produção. Só que embora a série não esteja funcionando comigo a direção geral continua ótima. A forma como a direção e a arte lidam com a narrativa é bem "técnica", calculada. Não surpreende sendo inventiva mas faz tudo correto, como já disse está cheio de sutilezas. A forma como cada cena é enquadrada, os enquadramentos são repetidos, como os cenários são arrumados, o que aparece na tela, tudo é friamente calculado para complementar a narrativa. Novamente, isso me incomoda porque toda essa qualidade, a animação corporal caprichada habitual me faz esperar mais do que há ali, e não consigo encontrar nada de interesse na história e personagens, e isso é apenas opinião minha, é minha experiência com a série. Independente do que eu penso e digo a série ainda é bem feita.

E principalmente...
Embora eu não consiga me interessar por aquele mundo e personagens, a série ainda é o que ela quer ser, sobre amor.
É sobre as experiências da Violet em entender o que é amor e como ele se manifesta, de diferentes modos, não é? A série estabeleceu essa premissa desde o primeiro episódio e por mais bestas que os outros episódios tenham sido todas as histórias são sobre amor. O Amor da Erica pela profissão dela, o Amor da Lucuclia pelo seu irmão, o Amor da Iris pelos seus pais e terra, o Amor dos príncipes... diferentes formas de amar, diferentes manifestações de amor.
A Violet quer entender o que é esse "Amor", quer entender o que o amor do Gilbert por ela significa, quer entender sua relação com o amor. Ela também o possui e sente? Cada episódio conta uma história que dá para a Violet mais exemplos do que aquilo pode ser e ajuda ela a encontrar sua resposta.

Visto e pensado de acordo com sua proposta, Violet Evergarden não é ruim.
Ainda decepciona com os diálogos fracos e expositivos em um contraste brutal com a sutileza da direção e arte, as músicas ainda são forçadas e exageradas, novamente contrastando fortemente com o estilo discreto da direção e arte. Sendo justo com a série ou não esses ainda são dois problemas que ela possui de qualquer modo, mas isso não chega a fazer da série ruim, ela ainda é boa, e muito bonita.
Apenas... a história original não é grandes coisas.
É uma obra feita por um artista muito talentoso, baseada em um tema desinteressante, o que me faz olhar e gostar superficialmente mas não amar.
Só que quem não procura algo mais, quer apenas ver uma história simples e bonita, essas pessoas irão gostar bastante porque afinal a série é boa.

Agora que já me decepcionei com a série e compreendo melhor o que ela quer espero conseguir aproveitar mais.
Responder
Páginas (48): 1 ... 31 32 33 34 35 ... 48

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes